Nota do Blog: A presente coluna “Um Olhar Sobre Rio Negrinho”, de autoria dos Professores Celso Crispim Carvalho e Mariana Carvalho, foi publicada originalmente em 08/08/2014, no "Jornal do Povo" de Rio Negrinho, a quem agradecemos.
RIO NEGRINHO – TRAJETÓRIA HISTÓRICA. EVOLUÇÃO AOS
TRANCOS E BARRANCOS E COM GRANDES REALIZAÇÕES.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS. Um
povo que nunca desistiu mesmo envolto em grandes tragédias destruidoras. Esse
povo merece um preito de admiração e respeito! Desde os primórdios, Rio
Negrinho sofreu grandes desventuras como algumas que descrevemos na edição
anterior: secas fustigadoras, geadas abaixo de zero, tufões avassaladores,
incêndios aniquiladores, enchentes flageladoras, falências de grandes empresas
chuvas de granizo e etc. Mas os moradores, herdeiros do espírito de luta dos
seus resolutos descendentes, após as intempéries aproveitaram cada dia de sol
para reerguer tudo novamente e isso ainda está sendo repetido depois da última
grande enchente e assim sempre será! Em 1948, a vila de Rio Negrinho já
delineava-se como pequena cidade no alto da serra e era um distrito de Serra Alta
(então assim denominada São Bento). Veja as duas primeiras fotos – São Bento em 1948 e Rio
Negrinho em 1948.
SERRA ALTA, HOJE SÃO BENTO, EM 1948. Cidade vista do alto do morro da Igreja Matriz.
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Alguns aspectos de Rio Negrinho desde o
começo da sua história de colonização pelo homem branco.
Em
1875 veio a família Ferreira de
Lima; 1880- construção da Estrada
Dona Francisca passando por Rio Negrinho; 1880
– primeiro sapateiro, Carlos Hantschel que faleceu em 1916; 1891 – primeira grande enchente; 1910 – primeiro hotel da Sra. Jacob
Decher, e com data incerta a primeira funilaria do Sr. Otto Baumer, primeiro
açougue do Sr. Henrique Kwitschal,
primeira sapataria do Sr. Henrique Hatschbach.
CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO QUE
PASSOU (E AINDA PASSA) POR RIO NEGRINHO, INAUGURADA EM 1913. (foto de Iza
Jung).
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Em 01 de Abril de 1913 foi inaugurada a
estrada de ferro São Paulo – Rio Grande com ramal Porto União – São Francisco
do Sul. Em Rio Negrinho foi construída a estação ferroviária e foram iniciados
os serviços de transportes de trem entre São Francisco e outra cidades.
Viajava-se de trem às 11hs da manhã para Mafra e Porto União e às 15hs para
Serra Alta, Corupá, Jaraguá, Joinville e São Francisco. Os preços eram
baratinhos e todo mundo podia viajar tranquilamente apreciando as maravilhosas
paisagens das serras. Hoje, os serviços via férrea restringem-se a transportes
de cargas industrializadas, salvo as pequenas viagens turísticas de
“Maria-fumaça”; 1914 – início das
atividades da fábrica de móveis Jung e Cia., de propriedade de Jorge Zípperer e
Willy Jung, que mais tarde viria a ser a poderosa Móveis Cimo; 1917 – criada a primeira escola
particular, primeira Professora, Srta. Maria de Oliveira; 1920 – inauguração da primeira escola pública com a Professora
pública Dona Adélia da Costa Ferreira e com o Professor particular, Sr. Roberto
Hoffmann. 1921 – fundado o Foot-Ball
Club Rio Negrinho com sede no Salão Lampe onde, também, havia um grande palco
para apresentações de teatro e shows e apresentações de ginástica. Ali
funcionava uma biblioteca com 800 livros em português e alemão. 1924 – severa seca sem precedentes
causou prejuízos enormes; 06 de Julho de
1924 – lançada a pedra fundamental da igreja católica.
SECAS SEM PRECEDENTES EM 1924. Poços, riachos, vertentes e lagoas secaram. As pessoas sofreram e as lavouras ficaram danificadas. |
13 de Dezembro de 1925 –
Rio Negrinho tornou-se Segundo Distrito de São Bento; 1926 – grande enchente afundou grande parte da vila Rio Negrinho; 13 e 14 de Dezembro de 1926 –
inauguração da Igreja católica e sua consagração a Santo Antonio pelo Vigário
de São Bento, Padre Henrique Müller e assistido pelo Vigário de Rio
Negrinho-Mafra, Padre José Ernser; 1927
– visita do Governador Dr. Adolfo Konder; 1928
– inauguração da Igreja Luterana; 18 de
Fevereiro de 1929- criada uma agência telegráfica; 1930 – visita do primeiro Bispo de Joinville, Dom Pio de Freitas.
CONSTRUÇÃO DA TORRE DA IGREJA LUTERANA. (atual) |
22 de maio de 1932 –
violento furacão destruiu o edifício escolar e muitas casas, despedaçou a igreja
luterana e sua torre foi arrancada e voou 400 metros para longe da igreja com a
força do vento. Até parece historinha de conto de fadas, mas foi realidade, um
registro histórico. Entremeio estas datas aconteceram desastres naturais,
outros tantos acidentes como incêndios, chuvas de granizo, descarrilamento de
trens, etc. Veja dois descarrilamentos.
DESCARRILAMENTO 1.
Imagine como foi difícil a tarefa de tirar o trem dalí.
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DESCARRILAMENTO 2.
Esse trem foi descarrilado por um pinheiro que caiu nos trilhos.
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RODA D’ÁGUA TRAVADA PELA AÇÃO DO GELO. Foto
tirada na serraria Müehlbauer, na localidade em Rio Casa de Pedra, em Rio Negrinho.
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CONSIDERAÇÕES FINAIS. Na
próxima edição continuaremos a história e publicaremos mais fotos
“interessantes” sobre tragédias e fatos em Rio Negrinho. Nossos mais profundos
agradecimentos a Adriane Duffeck, do Arquivo Histórico, por sua solicitude e
dedicação ao atender nossos anseios na busca de informações e fotos do arquivo.
Por
hoje é só! Obrigado! Um grande abraço de Celso e outro de Mariana! Fique com
Mamãe e Papai do Céu!
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