Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

UM OLHAR SOBRE RIO NEGRINHO! (28)

Nota do Blog: Com alegria damos continuidade a publicação da série “Um Olhar Sobre Rio Negrinho”, de autoria dos Professores Celso Crispim Carvalho e Mariana Carvalho, a quem agradecemos, e foram publicados originalmente no Jornal do Povo de Rio Negrinho. O presente texto foi escrito durante o período da grande enchente, ocorrida no período entre 07 e 14 de junho de 2014, e publicado em 11 de julho do ano passado, tecendo considerações sobre este danoso evento ocorrido em nossa comunidade.

RIO NEGRINHO: DURANTE E DEPOIS DA GRANDE ENCHENTE!

CONSIDERAÇÕES INICIAIS. Durante as cheias víamos olhares perdidos por sobre as águas; mentes conturbadas procurando acreditar no que viam; perguntas vazias: - “Como isto pode ter acontecido?”; exclamações desoladas como esta: “meu Deus, e agora?...eu perdi tudo!” Depois, quando as águas baixaram, as coisas mudaram! Apareceu tudo o que ninguém queria ver: destroços, lama, destruição...........um verdadeiro cenário de guerra, inacreditável!
E, no meio de tudo isso, revelaram-se os guerreiros que empunharam as armas da reconstrução. Juntos, com ânimos adquiridos da esperança, foram à luta árdua. De “tiro em tiro” foram aniquilando o “inimigo”, talvez com lágrimas nos olhos, mas com a fé aquecendo seus corações. Minuto a minuto venceram os piores desafios.

Quem viu Rio Negrinho durante a enchente não o acreditava recuperado em tão pouco tempo. Se todos fossem movidos pela força da solidariedade, que imperou no peito dos guerreiros, o mundo seria muito mais feliz!
Apresentamos, hoje, algumas imagens de locais durante a enchente e as mesmas pós-enchente. Veja!

RUA JORGE LACERDA (RUA DO SAPO) - NA ENCHENTE.
RUA JORGE LACERDA – PÓS-ENCHENTE.
CURVA DO BÖELITZ NA RUA DOM PIO DE FREITAS,
PRÓXIMO AO NOSSO POSTO – NA ENCHENTE.
 
CURVA DO BÖELITZ – PÓS-ENCHENTE.
PONTE SOBRE O RIO DOS BUGRES NO FINAL
 DA RUA SÃO RAFAEL -  NA ENCHENTE.
PONTE SOBRE O RIO DOS BUGRES - PÓS-ENCHENTE.
RUA JORGE ZIPPERER NAS IMEDIAÇÕES DA
 IGREJA MATRIZ - NA ENCHENTE.
RUA JORGE ZIPPERER NAS IMEDIAÇÕES DA
 IGREJA MATRIZ - PÓS-ENCHENTE.
PONTE NA BR 280 VISTA DO TREVO DA RUA
 CARLOS HANTSCHEL NA ENCHENTE.
BR 280 VISTA DO TREVO DA RUA CARLOS
 HANTSCHEL - PÓS-ENCHENTE.

CONSIDERAÇÕES FINAIS. Com certeza esta catástrofe que se abateu sobre nós trouxe inúmeras lições. Descobrimos que muita gente que julgávamos não amigos de repente foram os melhores amigos e que alguns amigos na bonança não foram tão amigos assim nos momentos desfavoráveis; descobrimos que a solidariedade ainda existe no coração do ser humano; que não somos tão grandes quanto pensamos e que há forças maiores que nós; que a humildade é um valor inestimável; que não podemos viver sozinhos e que a união faz a força de verdade; que estamos à mercê de tantas coisas que antes pareciam inofensivas e insignificantes; que precisamos uns dos outros; que temos que ser previsíveis e dar mais valor aos sinais que evidenciam a aproximação de males que possam nos afetar; que temos que dar mais valor às nossas conquistas; que em nenhum momento devemos parar ou esmorecer diante das dificuldades; que lamúrias e revoltas não trazem de volta o que perdemos; que devemos agradecer a Deus pela vida e por permitir-nos seguir em frente e remodelar tudo a nosso favor; que à nossa frente sempre há novos horizontes e que devemos caminhar com nossas próprias pernas para chegar até eles; que podemos lutar sob intensa pressão e, de vitória em vitória, chegar ao sucesso. Aliás, descobrimos que dentro de nós há forças imensuráveis! Obrigado!
Por hoje é só! Um grande abraço de Celso e outro de Mariana! Fique com Mamãe e Papai do Céu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário