Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

UM OLHAR SOBRE RIO NEGRINHO! (25)

Nota do Blog: Com muita satisfação, retomamos a publicação da série “Um Olhar Sobre Rio Negrinho”, de autoria dos Professores Celso Crispim Carvalho e Mariana Carvalho, a quem agradecemos, e foram publicados originalmente no Jornal do Povo de Rio Negrinho. O presente texto foi escrito durante o período da grande enchente, ocorrida entre 07 e 14 de junho de 2014, e publicado em 13 de junho do ano passado.


Considerações Iniciais. RIO NEGRINHO BONITO, MAS TRISTE!

Até o presente momento, enquanto digitamos este texto, estamos no quarto dia de enchente (Quarta-Feira - 11/06/2014) e o que vemos é uma mistura de beleza e tristeza. As águas estancadas nas baixadas da nossa cidade, em muitos lugares formam panoramas que mais parecem lindas montagens cinematográficas, pois a água reflete o que está fora da água e, essas novas paisagens, se não fossem conseqüências de uma tragédia aterradora seriam muito apreciadas pelas lentes das milhares de máquinas fotográficas e filmadoras que registram o melancólico e surpreendente acontecimento. A expressão “bonito, mas triste” ouvimos de muitas pessoas que “apreciavam” os grandes lagos que se formaram por entre os morros e que deram à Rio Negrinho um aspecto muito diferente daqueles comumente vistos. Realmente, a água embelezou tremendamente alguns recantos. Veja este da primeira foto.

LAGO FORMADO PELAS CHEIAS NOS FUNDOS DO BAIRRO VISTA ALEGRE. Se este lago fosse naturalmente formado constituiria uma paisagem de encher os olhos. Ali poder-se-ía criar um lindo parque turístico para o lazer de muita gente. Este lago logo será desfeito após as águas baixarem quando os leitos dos rios voltarem ao normal. Até parece imagem virtual: agora existe, daqui a pouco não mais.
CENTRO DA CIDADE – RUA JORGE ZÍPPERER. Imagine se as casas não estivessem debaixo da água, “tipo” a Veneza da Itália, nas ruas o transporte seria feito em gôndolas, canoas e barcos, tudo muito diferente daquilo que é comum para nós. Pena que na nossa “Veneza” haja prejuízo e aflição. A Veneza da Itália foi construída em cima de várias ilhas por mãos humanas em defesa contra os invasores que vinham do norte; a nossa quem a construiu foi um rápido e surpreendente capricho da natureza, e o pior é que contra esse invasor quase nada pode-se fazer para se defender. Nós sempre perdemos! Apenas alguns procedimentos premonitórios, porém, se tomados a tempo, atenuam a fúria desse “inimigo” natural. A Festa de Santo Antonio, que seria realizada no pátio da Matriz, foi suspensa causando, muitos prejuízos, não só financeiros, mas também, espirituais, pois as missas alusivas não aconteceram e as catequeses também estão suspensas até que tudo se normalize. Tanto tempo, trabalho e esforço de tanta gente na preparação da festa ficaram imersos em poucas horas nas poderosas águas amarelas que rolaram dos morros e atacaram impiedosamente nossa comunidade imergindo-nos em lágrimas e lamentos!
RIO DOS BUGRES, PRÓXIMO À PIONEIRA. Não fosse a tragédia, este lugar, assim como se vê, e com as casas fora da água, seria um paraíso muito belo dentro da cidade. No entanto, ali debaixo das águas barrentas estão vários caminhões totalmente encobertos pela enchente, que não puderam ser resgatados em tempo hábil. Nos comentários do povo, os motivos alegados do porquê não foram retirados, são muitos e divergem entre si. Portanto, a verdade só virá à tona após uma declaração oficial.
CÃES DORMINDO DO CANTEIRO DO TREVO ENTRE AS RUAS LUIZ SCHOLZ E ARNALDO DE OLIVEIRA (PRÓXIMO À ESTAÇÃO FERROVIÁRIA). Esta cena de cães dormindo no canteiro à noitinha, parece cena pacífica e bonita, mas não é! Cães como estes, aos bandos, foram abandonados durante a fuga dos seus donos na ânsia de abandonar suas casas e na retirada apressada dos seus pertences. Muitos, por algum motivo, quem sabe até por esquecimento, abandonaram seus animais que, desamparados, sem rumo, sem comida, sem casa e sem seus donos, zanzam aí pelas ruas da cidade, desorientados e com fome. Note que alguns cachorros ainda estão nas imediações das suas casas na esperança da volta dos donos. Outros, instintivamente formam pequenas matilhas com intuito defensável e vagam à procura de alguma proteção e comida. Lamentável que isso aconteça, pois os animais devem ser amparados para que vivam felizes no meio humano. Qualquer tipo de maltrato e violência contra eles é crime! Bichos urbanos ficam indefesos sem o amparo das pessoas!
COLÉGIO SÃO JOSÉ NA ÁGUA MAIS UMA VEZ. Este panorama repete-se e parece cópia fiel de 1983 e 1992, anos das duas grandes enchentes anteriores a esta. E olha que não será a última! Pode crer! Outras virão e não será a última vez que as aulas serão suspensas por motivo de enchentes. Perda irreparável! 
RUA DOM PEDRO II. Assim como nesta rua o lixo está espalhado por toda a cidade submersa. Quando as águas baixarem é que se poderá ver o verdadeiro estrago causado pela enchente. Muito lixo e barro terá que ser retirado de dentro das casas, das fábricas, das lojas e das ruas. O mau cheiro vai imperar e muita água limpa e produtos de limpeza terão que ser usados para desinfetar os ambientes atingidos. Muito trabalho de gente, que estará unida num mesmo objetivo, será desenvolvido para que Rio Negrinho retome sua caminhada.
FLAGELO TOTAL. Quem subir no viaduto sobre a via férrea no Bairro Bela Vista vai deparar-se com um dos mais tristes panoramas da enchente. As casas totalmente submersas estão inclinadas, arrancadas dos alicerces e, provavelmente, definitivamente inaptas para moradia. Isto é, perda total para os donos. Você, que está lendo estas linhas, pare um pouco e reflita sobre o desespero das pessoas que perderam tudo. Em algumas horas atrás tinham onde morar, onde guardar seus pertences pessoais, tinham uma cama para dormir abrigados das intempéries. Tinham um lar e uma mesa para comer! Agora, momentos depois, como num medonho passe de mágica nada mais tem. Talvez só a roupa do corpo e, quem sabe, nem dinheiro e nem roupa adequada para agasalhar-se do frio do inverno que se aproxima. Outras ainda, nem mesmo emprego tem! Muita gente vai passar fome, frio e desabonos! Este é o retrato de muitos flagelados não só de Rio Negrinho, mas de tantas outras cidades atingidas violentamente pelas cheias. Neste momento de angústia toda a ajuda, por menor que seja, é bem-vinda!
ACIDENTE NA RUA JOSÉ MARIA CARDOSO DA VEIGA NO BAIRRO BELA VISTA.  Em dias de chuva acidentes acontecem com mais freqüência que em dias sem chuva. São espetáculos não muito bonitos que trazem angústia e preocupação para muita gente! Este e muitos outros acidentes nas ruas da cidade movimentaram os bombeiros e a polícia que ajudaram em muitas outras ocorrências como na orientação de veículos no trânsito que estava caótico em certos trechos.      
Considerações Finais. Há tanto que se falar, mas o espaço acabou. Fica para a próxima! Guarde as fotografias que você clicou desta enchente. De vez em quando olhe para elas e reflita em favor dos seus irmãos que não tiveram a mesma sorte que você que nesse momento lê este artigo no conforto do seu lar e está sossegado porque tem sua casa protegida das enchentes, num lugar mais alto. Que sua reflexão não estacione no patamar da pura pena dos flagelados, mas que se transforme em prática favorável aos que sofrem aí bem pertinho de você! Faça seu nobre e bom coração falar mais alto! Por hoje é só! Obrigado! Um abraço de Celso e outro de Mariana! Fique com Mamãe e Papai do Céu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário