Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sexta-feira, 16 de maio de 2014

UM OLHAR SOBRE RIO NEGRINHO ! (17)

Nota do Blog: Prosseguimos com a publicação da série “Um Olhar sobre Rio Negrinho”, texto de autoria dos Professores Celso Crispim Carvalho e Mariana Carvalho, a quem agradecemos, e foram publicados originalmente no Jornal do Povo de Rio Negrinho (no meados do mês de abril de 2014, às vésperas da comemoração da festa religiosa da Páscoa).

CONSIDERAÇÕES INICIAIS. PÁSCOA. Muitas vezes, em sala de aula, perguntei aos alunos sobre o significado da Páscoa. A grande maioria imediatamente aliou-a ao coelho, aos chocolates e poucos lembraram da Ressurreição de Jesus. A propaganda da mídia induz crianças e adultos à páscoa de doces e guloseimas e à chegada do coelhinho. Esta tática foi criada pelo comércio e pela indústria para gerar lucros através das vendas. É aí que o verdadeiro Dono da festa é substituído, sem nenhuma compaixão, pelo coelho que bota ovos. O coelho no lugar de Jesus! Essa não! Coelho que bota ovos é prá lá de insano! E tem gente que tenta explicar usando vários subterfúgios ardilosos (não querendo ser redundante) como, por exemplo, “coelho é o símbolo da fertilidade” e esquecem que há vários animais bem mais prolíferos como o rato, a mosca e outros. Há dois tipos de Páscoa: a pagã e a cristã. A pagã lembra chocolate, coelho, cestinhas, comilanças, bebedeiras e farras em geral e tem conotação meramente física, mundana. A cristã – a verdadeira – é reflexiva e lembra a Ressurreição de Cristo. A passagem da morte para a vida tem conotação físico-espiritual. Preferimos comemorar a Cristã. Todo o flagelo extremo de Jesus, sua morte, ressurreição e ascensão ao Céu foi um grande projeto do Pai, sacrificando o próprio Filho, para a salvação da humanidade. Sua Ressurreição, de importância infinitamente maior que coelho e chocolate, lembra que nesta curta passagem, devemos morrer para ressuscitar para a vida eterna e isso deve ser comemorado e transformado em um grande acontecimento na alma de cada um de nós, filhos de Deus. É hora de renovar a fé, de melhorar os propósitos, de renascer bem mais forte para o bem, de fortificar o amor ao próximo e de dar novos passos em direção à Luz. O Dono da festa é Jesus Cristo e é Ele que deve ser lembrado, comemorado e, literalmente, degustado através da santa comunhão! E a Sexta Feira Santa? Não é dia de jejum? A Igreja Católica orienta com toda clareza que o cristão deve fazer pelo menos um pequeno sacrifício por Jesus através de jejum que nem se compara ao extremo sacrifício Dele por nós. No entanto o que acontece? A maioria das pessoas, com melhor posse financeira, compra peixe, que é mais caro que outra carne qualquer, faz um banquete, esquece qualquer tipo de sacrifício, pensa que engana a Deus e acredita que assim cumpre alguma norma religiosa em relação à Sexta Feira Santa. Engraçado: Sexta Santa virou dia de comer peixe, de banquete e de prazeres culinários! Dê uma reviravolta na sua vida, consulte sua consciência!

SANTA CEIA. Na quinta-feira, na noite anterior à sua crucificação, enquanto ceava com os apóstolos, Jesus predisse sua morte e afirmou que no terceiro dia iria ressuscitar. É essa Ressurreição que comemoramos na Páscoa.
FREDERICO LAMPE E LOTHÁRIO ERNESTO KLAUMANN EM 1970. Dois personagens importantes já falecidos que fazem parte da História de Rio Negrinho. O primeiro – na esquerda - Frederico Lampe, foi o primeiro Prefeito eleito de Rio Negrinho com mandato de novembro de 1954 até novembro de 1959. Antes, Rio Negrinho era distrito de São Bento do Sul até 1953, quando tornou-se independente politicamente e teve seu primeiro Prefeito, Henrique Liebl, nomeado pelo Governador do Estado, Irineu Bornhausen. Henrique Liebl teve um curto mandato de 27 de fevereiro de 1954 até 15 de novembro do mesmo ano. Em 15 de novembro de 1954 Frederico Lampe foi eleito e governou nosso município durante cinco anos. Frederico, conhecido por EDI Lampe, foi dono do Salão Lampe que, mais tarde, passou a chamar-se Salão Dettmer que foi destruído pelo fogo no exato lugar onde, hoje, está o Banco Bradesco, em frente à Igreja Matriz Santo Antonio de Pádua. Foi dono de comércio de secos e molhados, ferragens e armarinhos. Nos anos 60 foi padrinho dos times de futebol São Paulo e Corinthians de Rio Negrinho entre tantos outros feitos. Nasceu em 31 de maio de 1900 e morreu em 14 de janeiro de 1974, portanto, aos 74 anos de idade. O segundo – na direita - Lothário Ernesto Klaumann, nascido em São Bento do Sul em 20 de maio de 1913, foi o primeiro dentista cirurgião diplomado de Rio Negrinho formado pelo Instituto Politécnico de Florianópolis em 29 de setembro de 1932. Casado com Alda teve três filhos: Helmar, Ilka e Itamar, este último já falecido. Clinicava no consultório montado na sua própria residência na esquina da rua Jorge Zípperer com a rua Duque de Caxias, casa esta que foi, infelizmente, derrubada para dar lugar à Loja MM, próximo à via férrea. Era uma linda casa que merecia ser conservada como patrimônio histórico de Rio Negrinho! COMENTÁRIO: assim como esta, muitas outras belas residências foram derrubadas para dar lugar a outras construções modernas. Com isso – casas antigas destruídas e modificadas - Rio Negrinho perde, passo a passo, sua identidade e suas raízes culturais. Em futuras edições pretendemos mostrar algumas edificações em Rio Negrinho que ainda permanecem como eram e, também, alguns dados interessantes sobre o dentista Klaumann.  Vejamos, a seguir, algumas fotos antigas de partes de Rio Negrinho, comparadas às atuais. 
CONFLUÊNCIA DAS RUAS DOM PIO DE FREITAS COM A RUA JORGE LACERDA  EM 19...(DATA INDEFINIDA). Lá pelos anos 40, esta área era uma curva da estrada Dona Francisca dentro da cidade onde começava a Rua Jorge Lacerda (rua do Sapo). Na esquerda, vemos parte do bar de Hans Carlos Roberto Boelitz, conhecido como João Boelitz, no outro lado da rua, a antiga Oficina Mecânica Rio Negrinho, que deu nome ao time de futebol OMERI FC e, bem ao lado, a casa de José Carlos Pscheidt, dono e um dos fundadores da referida oficina. Neste espaço, na rua, várias brigas de homens embriagados aconteceram. Na rua a pavimentação era de pedregulhos que esfolavam a pele daqueles que nela caiam. Observe, lá no alto da fotografia, uma igreja feita de madeira, trata-se da Capela Lutherana, situada à rua Adolfo Olsen, nas proximidades do Cruzeiro lá instalado. No centro da rua, cá em baixo, o ciclista na maior tranqüilidade sem nada para atrapalhar suas pedaladas. Uma fenomenal briga de valentões com a “cara cheia de cachaça” será assunto para a próxima edição.
VISTA AÉREA DA MESMA CONFLUÊNCIA, EM 2014. Aqui temos uma visão mais ampla da área nos tempos atuais, já pavimentada com asfalto tornou-se uma esquina perigosa, pois o movimento de veículos automotores é intenso em vários momentos do dia.
CONSTRUÇÃO DA TORRE DA IGREJA LUTERANA. A Igreja Lutherana situada à rua do Seminário, foi inaugurada em 27 de abril de 1958, e o primeiro culto nesta Igreja foi oficiado pelo Pastor Rolf Guder (foto cedida por Luiza Hubner ao Blog Rio Negrinho no Passado).
IGREJA LUTHERANA DE RIO NEGRINHO, EM 2014. Agora, construiu-se um edifício ao lado da igreja, obstruindo parcialmente a visão da bela casa de Deus.
FINAL DA RUA JORGE ZIPPERER NA DÉCADA DE 1970. Aquela bonita casa com sacada na frente, a última da rua no lado direito, antes da via férrea, era a residência do dentista Lothário Klaumann, onde cliquei a segunda fotografia desta página. Note que, mais acima, num terreno da rua José Zipperer Neto, há uma roça de milho, no centro da cidade.
DESFILE NA CURVA DA PRAÇA DO AVIÃO – Provavelmente por volta de 1950. No caminhão Ford, já atrás do motorista, o painel com fotografias ampliadas, está ornamentado por ramagens que dão um toque artístico especial à demonstração. Uma coisa é certa: naquele tempo as coisas eram bem feitas, com gosto e dedicação! Até os estudos nas escolas eram melhor aproveitados pelos alunos. Num desfile desses o povo comparecia em massa. (Nota do Blog: este desfile tem um motivo especial, os 30 anos da fundação da Móveis Cimo, realizado em 1951. Este Blog fará uma matéria especial sobre este evento, num futuro próximo). Por hoje é só! Um abraço de Celso e outro de Mariana! Fique com Mamãe e Papai do Céu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário