Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

segunda-feira, 7 de julho de 2014

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR EM RIO NEGRINHO!

NOTA DO BLOG: O texto ora publicado tem por base na exposição realizada 03/10/2010 na sessão festiva pela Câmara de Vereadores de Rio Negrinho em homenagem ao Corpo de Bombeiros e atualizado com informações do momento.

A comunidade de Rio Negrinho ao longo dos anos sempre pleiteava a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no município, aumentando este tom a partir de 1989, ao início do Governo do então prefeito Guido Ruckl.
Na época Rio Negrinho contava com o apoio do Corpo de Bombeiros de São Bento do Sul, sendo na verdade um posto avançado de serviços. Após a criação do Funrebom em Rio Negrinho, em 09/08/1989, iniciou o Serviço de Atividade Técnica implantando-se uma política prevencionista.
A instalação do Corpo de Bombeiros de Rio Negrinho deu-se em agosto de 1991, sendo na época, uma subseção de São Bento do Sul, funcionando na antiga sede da Prefeitura Municipal de Rio Negrinho,  situada à rua Paulo Bohem. Era composta por uma Guarnição de quatro homens (Cb BM Douglas Rogério Zöefeld, Sd BM José Wiatagan Paiva Ferreira, Sd BM Luiz Milton Linzmeyer e Sd BM Écio José Padilha) e uma viatura Auto Bomba Tanque, Ford 600 ano 1974, denominado ABT-19, pertencente ao Pelotão de São Bento do Sul e cedida para trabalhar na sub-seção de Rio Negrinho.
Primeira Guarnição efetiva de serviço do 2º Pelotão de Bombeiros em Rio Negrinho, inaugurado em 04/08/1991, a partir da esq. Sd. Bm. Ecio José Padilha, Sd. Bm. Luiz Milton Linzmeyer, Sd. Bm. José Wiatagan Paiva Ferreira e Cb. Bm. Douglas Rogério Zoefeldt (Foto: acervo Douglas R. Zoefeldt)
 No ano de 1994, precisamente no mês de abril, o Corpo de Bombeiros de Rio Negrinho passou a denominar-se 5º Pelotão de Bombeiro Militar, tornando-se administrativamente independente de São Bento do Sul, passando a ser comandado pelo 3º Sgt BM Aldo Stein. Neste mesmo ano foi adquirido uma nova viatura para serviços administrativos e vistorias.
Em 23 fevereiro de 1997 assume o Comando do 5º Pelotão o 2º Tenente Alexandre Coelho da Silva contando então com um efetivo de 28 homens, uma auto bomba tanque e um auto-transporte pessoal. Durante o ano de 1997 foi adquiridos, através do Funrebom, mais uma viatura administrativa Fiat Palio Weekend e um chassi de caminhão Mercedes Bens 1620 a fim de ser montado uma viatura bomba tanque e resgate, foram adquiridos diversos equipamentos para todo tipo de salvamento, reformadas as instalações do pelotão e informatizadas todas as seções administrativas. Igualmente nesse período deu-se a aquisição de identificador de chamadas a fim de identificar os casos de trechos telefônicos, uma máquina fotocopiadora Xeroz e equipamentos desportivos, dentre outros.
Ainda em 1997 foi recebida do Comando do Corpo de Bombeiros, uma viatura ambulância do tipo Auto Socorro de Urgência (ASU), equipada com os mais modernos materiais para atendimento de emergências pré-hospitalares.
Em setembro de 1997 com a mudança do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, antigo GBS – Grupamento de Busca e Salvamento, de Florianópolis para Blumenau, o 5º Pelotão de Bombeiros Militar de Rio Negrinho que pertencia à 4ª Companhia (Canoinhas) do 2º batalhão de Bombeiro Militar (Curitibanos), passou a pertencer à 2º Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar com sede em Blumenau, passando a denominar-se desde então, de 6º Pelotão da 2ª Companhia do 3º batalhão de Bombeiro Militar.
Em março de 1999 assumiu o comando o 2º Tenente Diogo Bahia Losso, o qual buscou o aprimoramento técnico do efetivo e adquirindo os mais diversos equipamentos em todos os setores técnicos, operacionais e de instrução para poder melhor atender a comunidade e estimulando o surgimento do Bombeiro Comunitário no ano 2000.
No mês de setembro de 2002, foi adquirida, através do Funrebom, mais uma viatura modelo MB Sprinter, transformada e equipada com equipamentos de ponta no mercado internacional. Foram adquiridos também mais equipamentos para operações de resgate como conjunto de almofadas pneumáticas para elevação de peso e estabilização, detector de gases para ambientes confinados e um ventilador de alta potência para retirada de fumaça e outros gases dos incêndios, tornando o Pelotão de Bombeiro Militar de Rio Negrinho um dos mais equipados do estado de Santa Catarina.
Em janeiro de 2003, com a transferência da sede da 2ª CBM de Blumenau para Rio do Sul, houve nova alteração na denominação, passando para 4º PBM da 2ª CBM do 3º BBM.
Imagem ao início de 2006 da Corporação do Bombeiro Militar em Rio Negrinho, onde vemos na 1ª fila: Cb. Bm Zerger, Cb Bm Zoefeldt, Sgt. Minho, Cmte. Ten. Losso, Sgt. Celso, Cb. Renato e Cb. Leitis; 2ª fila: sd. Ildefonso, sd. Prado, sd. Ricardo, sd. Padilha, sd. Chaves, sd. Edenilson, sd. Ronska e cb. Manfried; e, 3ª fila: sd. Nogueira, sd. Anton, sd. Norberto, sd. Paiva, sd. Hardin, sd. Vanderlei, sd. Luiz Carlos e sd. Paulo. (Foto: acervo de Foto Weick)
Em 30 de novembro de 2006 foi inaugurado o prédio da Corporação dos Bombeiros em Rio Negrinho, que foi construído em parceria com a Prefeitura de Rio Negrinho. Desde a sua inauguração o Corpo de Bombeiros de Rio Negrinho ficou instalado num local sujeito as inundações das enchentes, sendo urgente a sua mudança num local livre destes sinistros. Depois de muitas negociações encontrou-se o caminho, uma parceria entre o Governo Estadual e a Prefeitura, resultando na compra do terreno e na construção do prédio situado bairro Bela Vista. Este prédio foi denominado em 04/07/2013 de QUARTEL CAPITÃO PEDRO AUGUSTO GIMENES COSTE, em homenagem ao Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, falecido tragicamente em acidente automobilístico em julho de 2012.

Placa inaugural do prédio da Corporação Bombeiro Militar em 30/11/2006, no Governo Municipal do então prefeito Abel Schroeder (Foto: acervo do autor do Blog)
Prédio da Corporação Bombeiro Militar de Rio Negrinho quando da oficialização de sua denominação de Quartel Capitão Pedro Augusto Gimenes Coste, em 04/07/2013. (Foto: acervo do site oficial do BM de SC)
Ten BM Pedro Augusto Gimenes Coste, comandante da Corporação do Bombeiro Militar em Rio Negrinho, entre dezembro de 2009 a julho de 2012 (Foto: acervo do site do BM de SC)
Atualmente o Pelotão se denomina 2º PBM/2 /CBM/9º BBM (Canoinhas) que conta com 21 integrantes Militares e 36 Bombeiros Comunitários, comandado pelo 2º Tenente BM Edmilson Duffeck.
O pelotão conta ainda com a participação da comunidade no serviço de atendimento de ocorrências através do Bombeiro Comunitário, que se iniciou com a formação da primeira turma em 2000, sendo que hoje conta com 63 Bombeiros Comunitários formados, sendo que destes, 36 estão trabalhando de forma ativa junto a Corporação.
Primeiro Grupamento de Bombeiros Voluntários de Rio Negrinho, formados em 21/12/2000 (Foto: acervo de Foto Weick)
Imagem de parte da Corporação Bombeiro Militar de Rio Negrinho, defronte ao seu Quartel, ao início de 2014, onde se vê a partir da esq. Cb. Heriberto, Sd. Tiago, Sgt Zoefeldt, Sgt. Manfried, Voluntário Schoeffel, Sgt. de Lima, Cb. Junior, Cb. Vanderlei, Sgt. Luiz Carlos, Sgt. Edenilson e Ten. Cmt. Edmilson Duffeck. (Foto: acervo do Jornal Perfil de Rio Negrinho) 
O Corpo de Bombeiros Militar de Rio Negrinho integrado com a comunidade rionegrinhense, procura prestar um serviço eficaz, atendendo à população nos momentos de perigo, realizando tarefas de prevenção e combate a incêndios residencial, industrial, comercial e florestal, eliminação de insetos, corte de árvores que ofereçam perigo, missões de busca, salvamento e resgate, atendimento pré-hospitalar e resgate veicular. Na área de prevenções através de análises e vistorias de edificações, o que têm mantido a incidência de incêndios em um nível controlável enquanto a cidade vem crescendo ano a ano, ou seja, está atuando na causa e não no efeito.
Imagem de integrantes da Corporação Bombeiro Militar de Rio Negrinho na prestação de serviços de socorros na última grande enchente de junho de 2014. (Foto: acervo de Foto Weick)

Câmara de Vereadores de Rio Negrinho: Sessão Festiva em Homenagem ao Corpo de Bombeiros Militar

Realizou-se na noite de 03 de março de 2010 uma Sessão Festiva na Câmara de Vereadores em homenagem ao Corpo de Bombeiros de Rio Negrinho através do Requerimento do Vereador Adolar Hubner (PSB) que foi aprovado em Sessão anterior por todos os Vereadores.
Ninguém pode negar a importância do Corpo de Bombeiros, para qualquer cidade. O serviço do Bombeiro, não se resume mais a apagar incêndios. A evolução da corporação nas áreas de controle de tragédias, epidemias, catástrofes, incêndios e assistência médica de emergência, além da fiscalização de prédios e edifícios, locais de festas, controle de inundações e resgate de vítimas de acidentes em lugares de difícil acesso é algo notório.
O bombeiro é o herói de todo menino ou menina, as crianças ficam maravilhadas quando da passagem de um carro de bombeiros, mesmo sabendo que ele está indo atender a alguma coisa não muito boa, sim, porque quando o bombeiro é chamado, nunca é pra uma festa, mas para ajudar alguém em dificuldades.
Milhares já morreram na tentativa de salvar a vida de outras pessoas ou tentando minimizar os prejuízos alheios. Ninguém é bombeiro por acaso, é necessário ter vocação para fazer o bem e ter consciência social e interesse pelos problemas da sociedade, senão não serve pra ser bombeiro.
É neste sentido que foi apresentado o pedido e a justificativa encaminhada pelo então Vereador Osmar Paulo Anton, atualmente bombeiro militar na reserva, e assinado pelo então Vereador Adolar Hubner. A proposta foi para prestar uma justa homenagem a Corpo de Bombeiros de Rio Negrinho, que diariamente atendem a inúmeros chamados em nosso município.
Foram homenageados naquela ocasião os Srs.: 2º Tenente Bombeiro Militar - José Ananias Carneiro - Ex-Comandante do Pelotão de Bombeiros Militar de Rio Negrinho, 1º Sargento Bombeiro Militar - Aldo Stein, 3º Sargento Bombeiro Militar Marcio Renato Moura de Oliveira, 3º Sargento Bombeiro Militar Gilcemar José Zerger, 5º Sargento Bombeiro Militar Douglas Rogério Zoefeld - 1º Bombeiro Militar de Rio Negrinho, Cabo Bombeiro Militar Idelfonso Jose Rosatti, 2° Pelotão / 2ª Companhia / 9° Batalhão Bombeiro Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário