Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sábado, 19 de julho de 2014

VIAS PÚBLICAS DE NOSSA CIDADE: QUEM FOI LEOBERTO LEAL ?

Deputado Leoberto Leal (centro)

Nota do Blog: Nossa cidade de Rio Negrinho homenageia com a denominação de importantes ruas, três ilustres políticos catarinenses, que foram atingidos por uma fatalidade de um acidente aéreo em 16/06/1958. Este acidente que vitimou Jorge Lacerda, então governador de SC, o senador Nereu Ramos e o deputado federal Leoberto Leal mudou o panorama política de Santa Catarina. O presente texto tem por base o site "Wikipédia, a enciclopédia livre" e em pesquisas do autor do Blog.


Nascido em 04 de julho de 1912, no município de Tijucas (SC) e faleceu em 16 de junho de 1958, em São José dos Pinhais (PR), Leoberto Laus Leal foi filho de Miguel da Silva Leal e de Isaura Laus Leal. 
Note-se que Laus é um sobrenome alemão, entrado na região através da Colônia alemã de Armação da Piedade. Leoberto Leal foi casado com Ivone Bruegmann, havendo deixado descendentes.
Cursou primário em Lages, Concluiu o curso secundário no Colégio Catarinense, 1931, em Florianópolis. Bacharel em Direito, pela Universidade do Rio de Janeiro, em 1936.
Em Florianópolis foi advogado de menores. Secretário de Estado da Viação, Obras Públicas e Agricultura, 1947-1950. Foi Deputado Federal por SC, na 39ª legislatura (1951-1954) e reeleito na 40ª legislatura (1955-1958), eleito pelo Partido Social Democrático (PSD). 
Faleceu em 16-6-1958, num desastre aéreo, em Curitiba, quando também pereciam o Governador Jorge Lacerda e o Senador Nereu Ramos.
Homenageando ao Deputado Leoberto Laus Leal, seu nome é lembrado na denominação do município catarinense de Leoberto Leal. Em nossa cidade de Rio Negrinho Leoberto Leal é lembrado numa rua transversal à rua Willy Jung.

Nenhum comentário:

Postar um comentário