Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

quarta-feira, 16 de julho de 2014

VIAS PÚBLICAS DE NOSSA CIDADE: QUEM FOI HENRIQUE SCHWARZ ?

Nota do Blog: Nossa cidade de Rio Negrinho homenageia com a denominação de uma rua, localizada na área central da cidade, um ilustre são-bentense Henrique Schwarz, que foi prefeito e vereador daquele município. O presente texto tem por base a publicação do site da Escola Municipal Prefeito Henrique Schwarz de São Bento do Sul, no livro “São Bento – Cousas do Nosso Tempo”, de autoria de Osny Vasconcellos e Alexandre Pfeiffer e em pesquisas do autor do Blog.

Prefeito Henrique Schwarz (Foto: acervo do Arquivo Histórico de São Bento do Sul)

Henrique Schwarz, filho de Antônio Schwarz e de Anna Tureck Schwarz, nasceu em 1° de julho de 1892, no povoado de Rio Vermelho Velho, município de São Bento do Sul. Fez seus estudos primários em São Bento do Sul e aos 14 anos de idade, entrou como aprendiz de ferreiro e trabalhou com seu tio Oswaldo Hoffmann, que era ferreiro, até 1911. Após esse período seguiu então para Curitiba e trabalhou em uma oficina mecânica até 1916, do são-bentense Roberto Angewitz, conhecido como “Perna de Pau”, natural da estrada Augusto Wunderwald. Depois se empregou na Usina Elétrica de Gustavo Keil, a qual forneceu a primeira luz elétrica em São Bento do Sul. Inicialmente foi maquinista, porém com o aparecimento da Firma Henrique Mulher & CIA, que surgiu para fazer a exploração de Energia Elétrica, iniciou-se seu trabalho ativamente na construção da barragem e Usina Hidrelétrica em Rio Vermelho. Em 1929 é incorporado á expansão da rede interna de transmissão na Empresa Sul Brasileira de Eletricidade S/A (Empresul). Henrique Schwarz sempre consciente de sua responsabilidade foi um homem que soube lutar e buscar melhorias por sua terra natal. Em 21 de agosto de 1921, casou-se com D. Francisca Eckstein Schwarz, mas infelizmente não deixou descendência. Mais tarde assumiu a gerência da filial da Empresul em São Bento do Sul, onde se aposentou em 1954. 
Foi o primeiro prefeito eleito após a ditadura da era Vargas, e exerceu o cargo com brilhantismo entre 24/12/1947 e 03/02/1951.
Após seu mandato, o povo o elegeu vereador por 5 anos. Henrique Schwarz teve um papel fundamental para a emancipação política do então Distrito de Rio Negrinho, quando em novembro de 1953, na condição de vereador em São Bento do Sul, apresentou à Câmara de Vereadores o projeto para criação do município de Rio Negrinho. Naquela sessão ficou deliberado que a decisão da Câmara dependeria da manifestação da livre vontade do povo de Rio Negrinho. Dessa deliberação da Câmara de Vereadores desencadeou um abaixo assinado no qual foram colhidas 1486 assinaturas. Em sessão da Câmara Municipal de São Bento do Sul, do dia 07 de dezembro de 1953, os vereadores foram unânimes em aprovar a criação do novo município de Rio Negrinho, que culminou com a criação do município de Rio Negrinho pela Assembléia Legislativa, pela Lei nº 133, em 30 de dezembro de 1953.
Em 12 de julho de 1955, falece Henrique Schwarz, sem poder ser concluída a construção do ginásio São Bento (colégio São Bento) seu maior sonho, do qual fazia parte na comissão Pró-Ginasial, sendo um grande incentivador desta obra para o engrandecimento do nosso Município. 
Modesto pelos hábitos e otimista pelo temperamento, uma pessoa agradável de se conviver. Era um excelente músico e seu instrumento preferido era o baixo. Tocou até aos 13 anos na Banda de Jorge Zipperer e continuou por algum tempo, a tocar na Banda Treml. Henrique Schwarz então com 21 anos, segundo o pesquisador histórico Henry Henkels (História da Música em São Bento do Sul – parte 2), foi um dos fundadores da Banda Treml em 1913, dentre os membros nesses primeiros anos consta João Treml, Adolfo Weber Senior, Luiz Bollmann, Bernardo Franz, Carlos Zipperer, Max Weber, Frederico Weber, Veith Volkrath, Willy Zimmermann, Alex Zschoerper, José Weiss, Carlos Zipperer Sobrinho, Carlos Ehrl Filho, Carlos Bollmann e Paulo Grossl.
Em sua homenagem em São Bento do Sul uma Unidade Escolar situada no bairro Schramm, inaugurada em maio de 1967, tem a sua denominação. Também vias públicas em São Bento do Sul e Rio Negrinho emprestam seu nome.

Escola Básica Municipal Prefeito Henrique Schwarz, em São Bento do Sul (Foto: extraída do site da Escola)
Em sua homenagem em São Bento do Sul uma Unidade Escolar situada no bairro Schramm, inaugurada em maio de 1967, tem a sua denominação. Também vias públicas em São Bento do Sul e Rio Negrinho emprestam seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário