Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Enchentes de Rio Negrinho: engenheiros apresentam solução, já em fevereiro de 2012 !


Vista da região central de Rio Negrinho na grande enchente de 1983.
Praça do Avião, "ancoradouro" nas enchentes de 1983 e 1992.
Rua Senador Nereu Ramos, na enchente de médio porte ao final de abril de 2010.
O engenheiro civil Carlos Dieter Werner, um dos autores da proposta de contenção das cheias de Rio Negrinho.

Nota do BlogO texto ora apresentado foi publicado originalmente em 07/02/2012, no Blog Flashes de Rio Negrinho, noticiando uma exposição na Câmara de Vereadores de Rio Negrinho, com objetivo de apresentar a comunidade uma solução paras as cheias em nossa cidade. Solução para as cheias existem.  Precisamos acordar.

Imagens como as apresentadas, nunca mais. Esta é a proposta dos engenheiros Carlos Dieter Werner e Cleber Leites. Os engenheiros da LW Engenharia e Projetos, com sede em Chapecó (SC), especializada em projetos de pequenas usinas hidroelétricas (PCHs), a pedido da Câmara de Vereadores, apresentaram uma proposta preliminar para construção de um sistema de proteção contra as cheias de Rio Negrinho, ontem (06/02/2012) na sede do legislativo municipal. A exposição que durou pouco mais de 30 minutos, que contou com a presença dos vereadores, dos prefeitos de Rio Negrinho e de São Bento do Sul, lideranças políticas e da sociedade civil organizada.
A proposta para contenção das cheias consiste basicamente na construção de um barramento perto da foz do rio Negrinho, nas proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto do SAMAE, no bairro Vista Alegre. Este barramento tem a finalidade principal de ao mesmo tempo evitar que as águas do rio Negro adentrem no rio Negrinho e quando das cheias do rio Negrinho serão bombeadas por um sistema ao rio Negro, evitando a inundação. É um sistema semelhante ao utilizado ao rio Elba, em Hamburgo, na Alemanha.
Logo após a exposição por parte dos engenheiros diversas dúvidas foram sanadas através de perguntas apresentadas. Dentre as perguntas feitas pela comunidade foi quanto ao custo da obra, ao custo do projeto básico e do prazo para implantação da obra. O engenheiro Werner respondeu que o custo de uma obra dessa, segundo sua experiencia em obras semelhantes em PCHs, deve chegar a R$ 30 milhões, cujos recursos podem ser buscados junto ao Governo Federal. Quanto ao custo do projeto básico, disse Werner, que deve girar em torno de R$ 150 mil. O prazo para execução das obras é de no mínimo 18 meses, após a execução do projeto básico, que devem demorar pelo menos 6 meses.
Ao final da exposição o prefeito de Rio Negrinho (então Osni José Schroeder) se pronunciou se comprometendo a realizar os primeiros estudos junto ao Executivo Municipal, no sentido de dar uma solução definitiva as enchentes em nossa cidade.

Um comentário:

  1. Se tiverem feito contenção nada disso teria acontecido muitos perderam te meu filho está sem chão perdeu td

    ResponderExcluir