Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

quinta-feira, 24 de julho de 2014

VIAS PÚBLICAS DE NOSSA CIDADE: QUEM FOI “PÉRICLES PORTO VIRMOND”?


Péricles Porto Virmond, esposa Renilda e o seu filho Nataniel (Foto: acervo da família)

Nota do Blog: Nossa cidade de Rio Negrinho homenageia Péricles Porto Virmond, mais conhecido como Didi, de origem paranaense, que durante 35 anos prestou serviços em nossa cidade, com a denominação de uma importante rua no bairro Cruzeiro e a Ponte sobre o rio Negrinho, ao lado da Igreja Matriz Santo Antonio. O presente texto foi cedido pelo Arquivo Histórico de Rio Negrinho, que obteve os dados desta biografia mediante a colaboração de seus familiares, aos quais agradecemos pelo atendimento e gentileza.

Péricles Porto Virmond, mais conhecido pela alcunha de “Didi”, nasceu em Doce Fino, município da Lapa, Estado do Paraná, em 3 de agosto de 1910, e faleceu em Rio Negrinho, no dia 6 de dezembro de 1970.
Era filho do industrial Ovídio Rebelo Virmond e de Josefa Porto Virmond. Tinha 6 irmãos. Fez seus estudos na cidade da Lapa.
Por ocasião da Revolução da Lapa “Picapau e Maragato” em 1930, exercia a profissão de Telegrafista. Trabalhou como farmacêutico prático no Batalhão da Lapa, que construiu a Estrada Ribeira – São Paulo.
Em 2 de novembro de 1935 chegou a Rio Negrinho, instalando uma farmácia, na casa de sua prima, à Rua Dona Francisca, hoje denominada Rua D. Pio de Freitas, transferida mais tarde para a Rua Jorge Zípperer, com a denominação de Farmácia “Sta. Terezinha”, posteriormente denominada "Farmácia Virmond", atualmente desativada. Em 31 de maio de 1947, na Igreja de “Cristo Rei” de Curitiba, contraiu núpcias com Renilda Bertha Lampe, com a qual teve dois filhos: Lércio Péricles e Nataniel.
Farmácia Santa Terezinha (dir.) de propriedade de Péricles Porto Virmond, na década de 1950 (Foto: acervo do Arquivo Histórico de Rio Negrinho)
Exerceu o cargo de Juiz de Paz entre 6 de junho de 1942 e 6 de fevereiro de 1943. Foi Intendente Municipal do então Distrito de Rio Negrinho por dois períodos, o primeiro entre 02/06/1944 e 30/11/1945 e o segundo, entre 01/03/1946 e 30/09/1947, realizando obras de muita importância como a construção da ponte de concreto sobre o rio Negrinho, no centro da cidade, em substituição a antiga ponte de madeira, hoje denominada “Péricles Porto Virmond”. Construiu a Rua do Seminário, e, em 1944 a Praça “Oldegar Olsen Sapucaia” defronte a Prefeitura Municipal, onde, dois anos após inaugurou o Monumento do mesmo.
Em 1945 construiu uma pista de corrida de cavalos de 700 metros denominada “Sociedade Hípica Cruzeiro do Sul”, qual serviu de pouso para pequenos aviões.
Em 1947 foi nomeado sub-Delegado de Polícia, exercendo este cargo por 3 anos.
Péricles Porto Virmond foi Intendente Distrital de Rio Negrinho (Foto: acervo de Foto Weick, extraída do livro "Rio Negrinho que eu conheci", pág 116)
Tomou parte ativa na política exercendo em 1959 a função de Presidente do Diretório do extinto P.S.D. Ao lado de outros muito lutou pela criação de um estabelecimento da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, hoje o Colégio Cenecista “São José”. Durante o último ano de sua existência, juntamente com sua esposa, exerceu a função de Tesoureiro da equipe Central do Movimento Familiar Cristão. Foi patrono do extinto Centro Cívico do Colégio Profª Aurora Siqueira Jablonski, do bairro Bela Vista, em Rio Negrinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário