Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sexta-feira, 18 de julho de 2014

VIAS PÚBLICAS DE NOSSA CIDADE: QUEM FOI ADOLFO KONDER ?

Nota do Blog: Nossa cidade de Rio Negrinho homenageia com a denominação de uma importante rua, localizada no bairro Ceramarte, um ilustre catarinense, que foi advogado, jornalista, deputado e Governador de SC. O presente texto tem por base o site da Secretaria de Estado da Fazenda de SC e o site da Universidade Federal de Santa Catarina, de autoria do Professor Evaldo Pauli e em pesquisas do autor do Blog.

Dr. Adolfo Konder, Governador de SC (Foto: extraído do site da Secretaria de Estado da Fazenda de SC)
Natural de Itajaí, SC, em 16.02.1884, filho de Marcos Konder e de D. Adelaide Flores Konder, foi o segundo dos assim chamados Irmãos Konder, de que os outros eram Marcos (1882) e Victor (1887). Fez os estudos primários em Itajaí e no Colégio Santo Antônio, Blumenau (1894). Cursou humanidades no Colégio “Nossa Senhora da Conceição”, São Leopoldo, RS. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo (1907).
Voltou para Itajaí e redatoriou o Jornal “Novidades”, participando da Campanha Civilista. Transferiu-se para o Rio de Janeiro. Ingressou no Ministério das Relações Exteriores.
Nomeado por Hercílio Luz, para exercer o cargo de Secretário de Estado da Fazenda, Viação e Obras Públicas e Agricultura no período de 28.09.1918 a 27.10.1920. 
Deputado à Câmara dos Deputados, por Santa Catarina, à 11ª legislatura (1924-1926); e, Governador do Estado (1926-1930).
Eleito Governador de Santa Catarina, 1926 a 1930, realizou uma administração operosa. O acesso à Ponte Hercílio Luz, apenas inaugurada em 1926, foi urbanizado por Adolfo Konder pela banda Sul, conduzindo o tráfego para o início da Rua Conselheiro Mafra, de onde ainda uma via urbanizada em direção do alto da Rua Felipe Schmidt  e Avenida Rio Branco. Numa pracinha entre a Ponte e o alto da Rua Conselheiro Mafra,  poucos anos depois, em 1936, completados 10 anos da ponte, foi erguida estátua de Hercílio Luz, em cuja base, foram depositados os seus restos mortais.  
Teve destaque na opinião pública a viagem do Governador através do Estado, de ponta a ponta, de Florianópolis (Leste) à Dionísio Cerqueira (Oeste, fronteira com a República Argetina), sempre acompanhado de Caravana Oficial. Sobre o acontecimento, até então único, escreveu Othôn d`Eça “Aos Hespanhóes Confinantes”, edição Livraria Moderna, Florianópolis, SC., 1929).  Dentro desse roteiro na visita pelo Estado o Governador Adolfo Konder esteve em visita oficial em 11 de maio de 1927, quando foi homenageado em São Bento, com um grande banquete de 80 talheres. Também nessa ocasião visitou o então Distrito de Rio Negrinho. (vide “Raízes da Comunidade”, pág. 676; e, “Rio Negrinho que eu conheci”, pág. 201)
Convite para a homenagem a Adolfo Konder, Governador de SC, durante a visita oficial a São Bento do Sul, em 11/05/1927 (Imagem: extraída do livro "Raízes da Comunidade", pág. 330)

Retornou à vida política, em 1933.  Deputado à Assembléia Constituinte Nacional (1935) e à 1ª legislatura (1935-1937), pela Coligação “Por Santa Catarina”. Fundou, em Santa Catarina, com Aristiliano Ramos e Henrique Rupp Júnior, a União Democrática Nacional (1945), que dirigiu. Fundou o jornal “Diário da Tarde” Florianópolis.
Idoso, retomava à atividade política, quando do restabelecimento da ordem institucional em 1946. Mas não será ainda no quatriênio 1946-1951 que seu operoso grupo retornará ao poder do executivo, porquanto Aderbal Ramos da Silva se fará eleger Governador. A partir de então ainda terá Adolfo Konder 10 anos de vida. Só em 1951 o seu  grupo político voltará ao poder executivo em Santa Catarina com a eleição de seu cunhado Irineu Bornhausen (casado com Maria Konder), para o Governo do Estado (1951-1956).
Faleceu Adolfo Konder no Rio de Janeiro,  24 de setembro de 1956. Trazido para Florianópolis pelas lideranças do Partido:  Brigadeiro Eduardo Gomes, Antônio Carlos Konder Reis (então Deputado Federal e condição parental de Sobrinho), Paulo Konder Bornhausen (então Deputado Estadual e sobrinho). Foi exposto em câmara ardente, com homenagens fúnebres do Governador Jorge Lacerda, sendo sepultado em Florianópolis, no cemitério da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos.
(Fonte: texto com base no site da Secretaria de Estado da Fazenda de SC e no site da Universidade Federal de Santa Catarina, de autoria do Professor Evaldo Pauli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário