Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

domingo, 13 de julho de 2014

VIAS PÚBLICAS DE NOSSA CIDADE: QUEM FOI HUGO FISCHER ?

Prefeito Hugo Fischer (Foto: acervo do Histórico de São Bento do Sul)
Nota do Blog: Uma das vias públicas mais importantes de nossa cidade, elo de ligação entre os bairros Bela Vista e Ceramarte, é em homenagem ao Prefeito Hugo Fischer. Com este texto pretendemos trazer um pequeno e breve histórico sobre a vida deste ilustre sãobentense que nos idos de 1930 governou aquele município e por consequencia o então Distrito de Rio Negrinho.

Nascido em São Bento do Sul em 1874, filho de Ignacio e Joana Fischer, de profissão negociante, casado com Maria Brunnquell, cujo casamento realizou-se em 24/03/1909.  Foi um dos principais auxiliares do então conhecido "Prefeito-Deputado Luiz de Vasconcellos", entre 1915 e 1930, introduzindo a macadamização no município, adquirindo os primeiros caminhões. Neste cenário surge a primeira estação ferroviária em 1923. Em 23 de setembro de 1923 realiza a festividade dos 50 anos da imigração em São Bento do Sul. Cria o Distrito de Rio Negrinho em 1925 e implanta a reforma do ensino, e em 1929 criou o curso complementar naquela cidade. Hugo Fischer assumiu a Prefeitura entre 01/02/1930 e 01/02/1931, destinando benefícios a recém criado distrito de Rio Negrinho.

Desfile do Turn und Sport Verein (atual Soc. Ginástica) passando em frente ao Salão Keil - década de 1930 - Note a Bandinha (Foto histórica do acervo de Antonio Carlos Zimmermann, extraída do site de Henry Henkels - História da Música em São Bento do Sul - Parte 2)
Além de negociante, Hugo Fischer, foi músico, maestro, compositor e pai da música erudita em São Bento do Sul, contribuindo enormemente para a propagação e atual alcunha de "CIDADE DA MÚSICA". Em Oxford, o futuro maestro Hugo Fischer fundou um associação de música de sopro, que derivou para uma banda chamada "Oxford", mas não sobreviveu por muito tempo, pois muitos participantes acabaram por se mudarde lá por essa época, isso por volta de 1900. Mais tarde Hugo Fischer vai estudar música na Europa, para tornar-se a grande figura no mundo musical de São Bento do Sul nas décadas seguintes.
Foi ainda, promotor adjunto entre 1915 e 1917. Entre 1930 e 1931 manteve uma fábrica de féculas com a denominação de "Hugo Fischer @ Kaesemodel". Faleceu em São Paulo, no dia 04 de novembro de 1972. Hugo Fischer teve três filhos, Geraldo, Edith e Traudi.  São Bento do Sul e Rio Negrinho prestam homenagem a este ilustre cidadão com a denominação de vias públicas. (Texto com base em publicações de escritores de São Bento do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário