Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Imagens da primeira Grande Gincana Municipal de Rio Negrinho, em 1972!


Imagem dos professores da Escola Estadual Profª Marta Tavares e membros da Equipe Arrebenta Trevas, daquela escola. Na foto vê-se entre outros, o Professor Elias Graboski, Profª Lucy Gomy, Profª Laurildes Postiglione, Profª Naira Buchmann, Profª Noeli Klaumann, Profª Orita Fernandes do Amaral e Profª Maria da Graça Machado (Foto: acervo de Helmar Klaumann)
Imagem do dentista Lothario Klaumann em companhia dos netos, desfilando numa charrete. (Foto: acervo de Helmar Klaumann)

Imagem do dentista Lothario Klaumann em companhia dos netos, desfilando numa charrete. (Foto: acervo de Helmar Klaumann)
Imagem da Profª Noeli Klaumann em plena Rua Jorge Lacerda. Vê-se a rua ainda de chão batido, em obras, e as equipes se perfilando para o início do desfile da Gincana. (Foto: acervo de Helmar Klaumann)

Imagem da preparação para o início do desfile da Gincana em plena Rua Jorge Lacerda. Vê-se a rua ainda de chão batido, em obras, se sobressaltando um jeep (esq.), com membros da Equipe Esteco. (Foto: acervo de Helmar Klaumann)

Imagem de carro alegórico de uma das equipes se perfilando para o início do desfile. (Foto: acervo de Helmar Klaumann)

Imagem de um carro alegórico de umas das equipes da Gincana se perfilando para o inicio do desfile. (Foto: acervo de Helmar Klaumann)

Imagem de um carro alegórico de umas das equipes da Gincana se perfilando para o inicio do desfile, na rua Jorge Lacerda. (Foto: acervo de Helmar Klaumann)

Imagem de um carro alegórico da equipe Arrebenta Trevas desfilando na Rod. Br-280, próximo ao Posto Nehring, onde vê-se a população apreciando. (Foto: acervo de Helmar Klaumann)

Imagem de duas gincaneiras pixando um fusca. (Foto: acervo de Helmar Klaumann)

Imagem do desfile de umas das equipes da Gincana. (Foto: acervo de Helmar Klaumann)

Imagem do antigo prédio da Prefeitura Municipal, então localizado na Praça do Avião, durante as comemorações da Gincana. (Foto: acervo de Helmar Klaumann)

Imagem tirada do alto da rua Adolfo Olsen, com uma faixa indicativa da Equipe Arrebenta Trevas. Vê-se aos fundos a Igreja Luterana e a Indústria de Móveis de Afonso Klaumann. (Foto: acervo de Helmar Klaumann)
Imagem tirada do alto da rua Adolfo Olsen com veículos participantes da Equipe Arrebenta Trevas. No veículos da frente vê-se o autor das fotos Helmar Klaumann. (Foto: acervo de Helmar Klaumann)
Nota do BlogA Lei Municipal nº 7, de 15 de junho de 1971, oficializou o dia 24 de abril, como sendo o "DIA COMEMORATIVO À FUNDAÇÃO DE RIO NEGRINHO" e o ano de 1880, como sendo o ano da fundação deste Município. O dia 24 de abril é em homenagem a data natalícia de Jorge Zipperer, um dos fundadores da portentosa Móveis Cimo, e o ano de 1880, referente ao ano que cruzou por terras rionegrinhenses a imperial Estrada Dona Francisca. Estipulada a mencionada data, foi esta estabelecida como feriado municipal, em que tradicionalmente se realizam comemorações, principalmente com desfiles escolares e comunitárias. No ano seguinte após a oficialização do ano de fundação municipal, a partir de 1972, portanto, 9 anos antes da comemoração do Centenário, inspirado por Euclides Ribeiro (Quito) iniciam-se as tradicionais gincanas municipais. Seguindo uma longa tradição de disputa e de confraternização, elas tiveram momentos de paralisação, sendo que a última realizada foi em 2012, com sua 25ª edição. As Gincanas Municipais foram criadas com objetivo de unir e preparar a comunidade para a grande festa do Centenário do Município. As duas primeiras edições das Gincanas Municipais tiveram como duas principais competidoras, de um lado a Escola Estadual Profª Marta Tavares, tendo como umas das principais lideranças a Profª Orita Fernandes do Amaral, e de outro lado o Colégio São José, liderado pelo Profº Pedro Henrique Berkembrock. Certamente, os mais antigos se lembram da "rivalidade" entre o "Marta" e o "São José". Estrofes como "Grupo de ouro, Colégio de couro" ou "Grupo de prata, Colégio de lata" ou vice-versa, esprimiam bem essa rivalidade reinante. Isto foi aflorado nas disputas das Gincanas. Muito mais que o Colégio tinha uma grande vantagem, pois contava com o apoio financeiro de um importante empresário da época. Salvo melhores informações, as duas primeiras gincanas foram vencidas pelo Colégio São José, o que provocou um tal espírito de radicalismo que a Gincana de 1974 foi cancelada e retomada somente a partir de 1975. As fotos da primeira Gincana, realizada em 24 de abril de 1972, foram obtidos em Slides 35mm., com Câmera Leica Analógica, de autoria e digitalizados por Helmar Klaumann. Obrigado!

4 comentários: