Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

NOSSA HISTÓRIA: ESCOLA AURORA SIQUEIRA JABLONSKI

Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 27/11/2020, na edição nº 5.349 (pág. 7), do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município.

_____________________________________

Esse histórico foi realizado baseado no trabalho de pesquisa inicial elaborado pelo ex-aluno Wilson Reichwald, revisados e complementados pelas professoras Ivone Detroz Rodrigues e Ilse Muhlbauer Vicente, e pelo Autor desta Coluna.

 ----------------------------------------------------

As escolas municipais na área urbana de Rio Negrinho, ao início da década de 1960, se resumiam a Escola Marta Tavares, situada no bairro Cruzeiro, ao Educandário Santa Terezinha/Ginásio São José, no Centro e a Escola Prof. Jorge Zipperer, situado no Bairro Vila Nova. Havia também a antiga Escola Municipal Km. 106, atual Escola Prefeito Frederico Lampe, situada no Bairro São Pedro.

Com o crescimento do Bairro Bela Vista, onde os alunos desse bairro se deslocavam até a Escola Marta ou ao Educandário Santa Terezinha, surgiu a idéia de criar uma nova escola neste bairro.

A futura Escola Aurora teve início em 1963 com a construção de 2 salas de aula em terreno doado por José Hantschel, no Bairro Bela Vista, criada em 1964 com a denominação de Escola Isolada de Bela Vista. No entanto as suas atividades se iniciaram no ano letivo de 1965, tendo à frente a Professora Miriam Floriani Muehlbauer, nomeada para trabalhar como professora e responsável pela Escola, com 99 alunos distribuídos em 4 turmas, tendo como professoras Mirian Floriani Muehlbauer, Bárbara Kobus, Irene de Castilho Simm e Ivone Detroz Rodrigues.

Em 12/07/1965, essa escola foi transformada em Escola Estadual Reunidas, instalada em duas salas de aula de madeira, sem pintura, sem água e instalações sanitárias. Os vizinhos forneciam água em baldes que as professoras e os alunos tiravam dos poços. A merenda era preparada pela Professora Miriam.

A Escola Estadual Reunidas passa a ser chamada oficialmente de "Aurora Siqueira Jablonski", em 13/10/1967, e em 25/05/1970, é transformada em Grupo Escolar Aurora Siqueira Jablonski. 

Como o número de alunos aumentava, havia a necessidade de construir mais salas de aula. Em 1º/07/1967, reuniram-se os membros do Círculo de Pais e Mestres (atualmente APP) e a Diretora Mirian, e ofereceram um coquetel, para o qual foi convidado José Hantschel, com o objetivo de oficializar a escrituração do terreno, já doado, e solicitar uma ampliação do espaço. Após a visita no terreno concordou o doador José Hantschel, e, fez a doação oficial do terreno e da ampliação, que passou a ser de 9.175 m². 

Participantes da reunião em 1º/07/1967: Vereador José Flores de Souza (Zé Polícia), Liana Maria Bail, Laurildes Postiglione, Mirian Muhlbauer, Ivone Rodrigues, Valmir Pavlitzky, Alvino Muhlbauer, Otto Weiss Filho, Matheus Bachamm, Basilio Genauch, Ewaldo Pscheidt, Alexandre Pscheidt, Wladimir Briniak, José Galdino dos Santos, Moisés Lunelli e José Hantschel. (Foto e informações da Prof. Ivone Detroz Rodrigues)


Nesse espaço foram então construídas 4 salas em alvenaria, uma secretaria, sala de professores, um galpão, dois banheiros e uma cozinha, inaugurado em 13/08/1973, pelo então Governador Colombo Machado Salles.

No espaço da quadra desportiva, no ano de 2006, foi construído um ginásio de esportes, denominado de Professora Silvia Silva Telles, ex-professora daquele estabelecimento.

Em 17/09/2010, foi realizada a inauguração da Reforma Geral da então E.E.B. Profª Aurora Siqueira Jablonski, com a presença do então governador Leonel Pavan que inaugurou as obras de reforma com a área total da obra, totalizando 2.453,88 m2.

A “EEB Prof.ª Aurora Siqueira Jablonski” foi municipalizada em 20/01/2012, e transformada na atual denominação “EMEB Prof.ª Aurora Siqueira Jablonski”. A atual Diretora Escolar é a Professora Camila Mulbauer.

Na próxima edição continuaremos a tratar de aspectos da história de nossa terra! Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário