Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

NOSSA HISTÓRIA: ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE RIO NEGRINHO

Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 13/11/2020, na edição nº 5.347 (pág. 7), do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município. As fotos, pelo espaço reduzido da coluna "Nossa História", não foram publicadas no Jornal.

---------------------------------------------------

Nesta final de semana se realiza um novo pleito para a escolha popular dos novos dirigentes municipais para os próximos 4 anos, prefeito e vereadores. A coluna NOSSA HISTÓRIA rememora alguns aspectos das eleições municipais de nossa terra, principalmente no tocante a participação feminina.

-----------------------------------------------------

Aspectos Gerais

Rio Negrinho como município independente com vida própria político-administrativa ocorreu pela Lei Estadual nº 133, de 30/12/1953. Portanto, a partir de 1954, nosso município começa a trilhar o seu próprio caminho.

Prefeito Frederico Lampe, primeiro prefeito eleito eleito de Rio Negrinho, em 1954.


No comando do Poder Executivo Municipal já deram a sua contribuição como prefeitos eleitos ou interinos: Henrique Liebl (prefeito nomeado), Frederico Lampe (primeiro prefeito eleito), Nivaldo Simões de Oliveira (2 mandatos), Herberto Tureck, Euclides Ribeiro, Vagemiro Jablonski, Alvaro Spitzner, Paulo Beckert, Romeu Ferreira de Albuquerque (2 mandatos), Guido Ruckl, Mauro Mariani (2 mandatos), Almir José Kalbuch, Abel Schroeder, Gervasio Simões da Maia, Osni José Schroeder (2 mandatos), Alcides Grohskopf (2 mandatos) e Julio Cesar Ronconi (prefeito atual).

Participação feminina nas eleições à Câmara de Vereadores

O Poder Legislativo Municipal está na sua 16ª legislatura, onde já exerceram 144 vereadores, na qualidade de titulares, a grande maioria composta de homens.

A primeira mulher que concorreu ao cargo de vereadora e se elegeu por dois mandatos (1966/1972), foi a Professora Orita Fernandes do Amaral, pelo antigo MDB. Nas eleições de 1970 e 1976 não houveram candidaturas femininas. Somente em 1982 voltamos a ter uma mulher na Câmara de Vereadores, com a Professora Ermelinda Tenfen Borella, eleita pelo antigo PDS. Já nas eleições de 1988, aumentou para 7 o número de candidatas, das quais nenhuma obteve sucesso eleitoral.

Vereadores de Rio Negrinho entre 31/01/1967 e 30/01/1970, onde se vê, a partir da esq.: Marcos Alberto Von Bathen, Afonso Baum, Sérgio Ferreira (servidor da Câmara), José Flores de Souza, Jorge Quandt, Theodoro Junctum, Alvino Anton e Orita Fernandes do Amaral, 1ª primeira vereadora eleita de nosso município.

Nas eleições de 1992 apenas 5 candidatas à Câmara de Vereadores, elegendo-se a primeira dama Yelva Schweitzer de Albuquerque. Nas eleições de 1996 cerca de 7 candidatas à Câmara de Vereadores, elegendo-se novamente Yelva Schweitzer de Albuquerque. Nas eleições de 2000 cerca de 12 candidatas à Câmara de Vereadores, elegendo-se Arice Cassemira dos Santos e com a morte prematura do vereador Ozair Ramos, assumiu como vereadora Maria Isabel Dellazeri Rodrigues. Nas eleições de 2004 cerca de 14 candidatas à Câmara de Vereadores, elegendo-se Diva Salete Kupitzki, primeira representante do Distrito da Volta Grande. Nas eleições de 2008, fruto das mudanças das regras eleitorais, cerca de 25 candidatas à Câmara de Vereadores, porém, nenhuma obteve sucesso nas urnas. Nas eleições de 2012, cerca de 46 candidatas à Câmara de Vereadores, porém, somente elegeu-se Liliana Aparecida Schroeder Jurich. Nas eleições de 2016, cerca de 35 candidatas à Câmara de Vereadores, porém, somente elegeu-se Liliana Aparecida Schroeder Jurich. Nesta eleição de 2020, dentro do universo de 154 candidatos, a presença feminina é record, com 55 nomes.

Reprodução parcial da coluna "Nossa História" de 13/11/2020 do Jornal Perfil Multi

Convocação à participação pelo voto nas eleições municipais

No próximo domingo vamos exercer a escolha do nosso futuro prefeito e futuros vereadores. Temos 4 candidatos a prefeito e 154 candidatos a vereadores. Decidamos os nossos votos, em relação aos atuais governantes, pelo que fizeram nestes últimos 4 anos e pelos seus projetos e propostas que defendem pelos anos vindouros. Aos novos candidatos pelos seus passados, e, ainda, pelos seus projetos e propostas que defendem como alternativas para organizar a vida pública de nosso município. É o momento de nós, como eleitores, somos convocados a exercer novamente o direito da cidadania pelo voto. Mesmo diante de tantas angústias e percalços é o momento de renovarmos as esperanças de dias melhores. O voto é o momento sagrado de livremente apresentarmos o nosso ponto de vista, na escolha dos nossos futuros dirigentes municipais. Bom voto!

Na próxima edição, vamos tratar de outros aspectos da história de Rio Negrinho! Obrigado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário