Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

NOSSA HISTÓRIA: EXPEDICIONÁRIO “PRACINHA” JOSÉ KINGERSKI

Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 04/12/2020, na edição nº 5.350 (pág. 7), do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O Administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município.

_______________________________

Continuamos a tratar da vida dos nossos heróis pracinhas brasileiros, que lutaram na 2ª Guerra Mundial, e, que residiram em nosso município. Nesta semana vamos tratar do herói pracinha José Kingerski. O texto foi produzido com base nas informações do Arquivo Histórico de Rio Negrinho, complementadas pelo filho Herculano Kingerski, e do colaborador da coluna Nossa História.

-----------------------------------------

Expedicionário José Kingerski

Nascido em 18/09/1920, na localidade de Antonio Candido, município de Porto União/SC, José Kingerski, era filho dos agricultores Vicente Kingerski e Ana Esquarok. Foi convocado ao serviço militar quando morador no município de Caçador, onde trabalhava numa ferraria. Participou ativamente como soldado da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no Teatro de Operações da Itália, entre 06 de outubro de 1944 a 04 de setembro de 1945, incorporado ao Regimento de Infantaria, onde lutou ao lado de outros heróis brasileiros. O momento sempre lembrado, como o mais importante, foi a sua participação do efetivo de soldados na Batalha final da tomada de Monte Castelo, em 21/02/1945. Assim como outros pracinhas, carregou para sempre as sequelas dos horrores da guerra.

José Kingerski, nosso herói pracinha (Acervo do Arquivo Histórico de Rio Negrinho; foto de Bibi Weick)


Desligado do Exército Brasileiro, ainda em solo italiano, retornou a Caçador, onde continuou exercendo a profissão de ferreiro. Casou-se com Izaltina Maria de Souza, em Caçador, a 28/05/1949. Izaltina era natural do município de Lages-SC, nascida em 21/03/1928.


Medalhas honoríficas recebidas por José Kingerski pela participação na 2ª Guerra (Acervo Arquivo Histórico de Rio Negrinho; foto de Bibi Weick)



Diploma da Medalha de Campanha recebida por José Kingerski pela participação na 2ª Guerra (Acervo Arquivo Histórico de Rio Negrinho; foto de Bibi Weick)



Certificado da participação de José Kngerski na 2ª Guerra Mundial (Acervo Arquivo Histórico de Rio Negrinho; foto de Bibi Weick)



Medalhas honoríficas recebidas por José Kingerski pela participação na 2ª Guerra (Acervo Arquivo Histórico de Rio Negrinho; foto de Bibi Weick)

Residiu em Caçador, até 1965, quando mudou-se para Rio Negrinho, onde veio trabalhar nos Correios, que tinha Nereu de Assis na chefia local. Exerceu as atividades nos Correios até 1978, quando finalmente recebeu a merecida pensão do Exército Brasileiro, como egresso da 2ª Guerra Mundial. Infelizmente, pode usufruir desta pensão por um pequeno período, pois, veio a falecer em 07/02/1979.

Quadro Geral de Documentos e Imagens da participação de José Kngerski na 2ª Guerra Mundial (Acervo Arquivo Histórico de Rio Negrinho; foto de Bibi Weick)


Quadro comemorativo da Tomada do Monte Castelo na 2ª Guerra Mundial pela FEB (Acervo Arquivo Histórico de Rio Negrinho; foto de Bibi Weick)


Teve 12 filhos: Francisco, Nelson, Herculano, Marli, Dinamar, Maria Claudete, Bernadete, Margarete, Paulo e Pedro (gêmeos), Maria Aparecida e Janete, grande parte residentes em nossa cidade. Ele e a esposa encontram-se enterrados no Cemitério Municipal Jardim Parque da Colina, em Rio Negrinho.

Na próxima edição continuaremos a tratar de aspectos da história de nossa terra! Obrigado!

Um comentário:

  1. Uma história de vida fantástica, num relato que merece ficar registrado para a posteridade.

    ResponderExcluir