Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

segunda-feira, 13 de abril de 2020

GENTE NOSSA: GAÚCHO PIPOQUEIRO

Nota do Blog: GENTE NOSSA foi uma coluna publicada no Jornal PERFIL de Rio Negrinho, nos anos de 1995 e 1996, no qual o administrador deste Blog por um período foi colaborador. Apresentamos mais um artigo da coluna GENTE NOSSA, homenageando ERY KRETSCHMER, publicado originalmente no Jornal Perfil, edição nº 144, pág. 10, em 16 de dezembro de 1996. No texto original publicado no Jornal Perfil foi publicado apenas a foto do repórter Alceu Solano Peyerl, as demais imagens foram complementadas especialmente para esta edição.

Atualizado em 16/04/2020

---------------------------------------------

Destacamos nesta semana a figura de Ery Kretschmer, o “Gaúcho Pipoqueiro”,
 como gosta de ser chamado, que adotou Rio Negrinho à quase 42 anos.

Ery Kretschmer (foto de Alceu Solano Peyerl, 
publicada originalmente no Jornal Perfil)

Homenagem – “Eu acho que toda cidade pequena que se preza, tem seu pipoqueiro. A nossa não foge à regra. Nossos filhos já eram seus fregueses e agora nossos netos também o são. Quanta coisa o simpático homem acompanhou no correr anos e anos de portão? Por sua barraquinha passaram tantas crianças, hoje alguns doutores, outros pais de família e outros, quem sabe o que a vida fez com eles? 

Rio Negrinho também tem seu pipoqueiro, que ajuda a enriquecer a infância e deixa doces lembranças. Ele já parte da história da cidade ou melhor, guarda em sua memória. E você sabia? Somos privilegiados, pois o nosso pipoqueiro tem alma de poeta!”.

Ery Kretschmer, em 16/09/2002, defronte ao Colégio Cenecista São José, com os alunos da esq. p/ direita: Bruno Fanes, Renan Treml, André Weick e Sérgio L. Spitzner (foto do acervo de Colégio São José de Rio Negrinho e informações de Bruno Fanes)

Usamos essa introdução, do trabalho de Glicia M. Neidert, publicado pelo PERFIL, de 15/09/95 (pág. 02), na qual retrata bem a importância, principalmente para as crianças de ontem e de hoje, que é o nosso Gaúcho Pipoqueiro.

Caminhões – Ery Kretschmer, ou como gosta de ser chamado de Gaúcho Pipoqueiro, nasceu em Venâncio Aires (RS) em setembro de 1933, filho de agricultores, ficando órfão ainda menino, obrigando sua mãe manda-lo viver numa casa de seu tio, a exemplo de alguns de seus 7 irmãos, para criação. 

Ery foi criado no interior como agricultor, fazendo até hoje, na sua propriedade no bairro Pinheirinho em nossa cidade, com plantação de mandioca, milho e uma extensa horta. Aos 18 anos presta o serviço militar e neste período seu conterrâneo – Carlos Weber, muda-se para Rio Negrinho, onde vem trabalhar na Indústria Zipperer, em franca expansão, atraindo para cá, seu irmão Helmuth Weber, que transportava móveis da empresa. 

Ery Kretschmer (esq.) quando trabalhava na Fazenda de Helmuth Weber, na localidade Rio dos Bugres (foto do acervo de Gilson Kretschmer)

Helmuth Weber, convida para motorista um dos irmãos de Ery, o conhecido Bruno Kretschmer (atualmente funcionário da Ceramarte) que também muda-se para cá. A exemplo dos seus conterrâneos, Ery vem a Rio Negrinho, e instala-se aqui em 1954, onde começa a trabalhar como empregado de Helmuth Weber, na sua propriedade, na localidade de Rio dos Bugres (atualmente parte da Fazenda Evaristo). Lá ajudou principalmente na criação de suínos, onde a produção era destinada a frigoríficos da região.

Ery Kretschmer e sua esposa Olivia Brey

Permanece, como agricultor até 1958, quando casa-se com Olivia Brey, filha de tradicional família. Casado, começa uma nova profissão, a de pedreiro, em companhia de Armin Lehner, seu concunhado, quando o acaso leva a comprar a verdureira do “Fiorelli”, situada na esquina da rua Jorge Zipperer com a rua Carlos Weber, junto a um prédio hoje demolido, em frente a praça Oldegar O. Sapucaia.

Os irmãos Ery e Bruno Kretschmer defronte a quitanda em dezembro de 1961 (foto do acervo de Cila Lehner - em memória)

A compra da verdureira foi incentivada por José Kollross, inclusive que o ajudou fazendo empréstimo do dinheiro. Formou uma boa freguesia, ficando nesta atividade até 1977.

Pipoqueiro – Em 1962, o Bar Ponto Chik, situado no centro da cidade, de propriedade de Marinho Hoenicke, tinha adquirido uma pipoqueira elétrica, ficando posteriormente desativada, o qual foi proposto ao Gaúcho que a adquirisse, relutando a princípio a compra, e por fim adquirindo, iniciando assim uma atividade que vem desenvolvendo a quase 34 anos, a de pipoqueiro.

Ery Kretschmer defronte a Igreja Matriz em março de 1996 (foto do acervo do autor do Blog)

Com uma freguesia constante, principalmente de crianças cujos pais, quando crianças, foram seus fregueses. Seu ponto tradicional, em frente a Igreja Matriz Santo Antonio, com sua barraquinha azul, aos domingos ou durante a semana, no portão do Colégio São José. Afirma que, graças a persistência e confiança tem se mantido nesta profissão. Também durante aproximadamente 15 anos, atuou com uma “filial” de venda de pipocas em São Bento do Sul, onde até hoje sua presença é sempre lembrada.

Ery Kretschmer no campo esportivo do Ipiranga numa comemoração de 1º de maio (foto do acervo de Gilson Kretschmer)

Os irmãos Ery e Bruno Kretschmer na comemoração anual do Clube de Bolão Tudo Azul (foto do acervo de Gilson Kretschmer)

Cronista – Gaúcho Pipoqueiro tem se revelado um cronista de grandes qualidades, despertando a atenção dos rionegrinhenses, principalmente dos ouvintes da Rádio Rio Negrinho, com a transmissão do incentivador e radialista – Ivo Stoeberl, onde suas crônicas são divulgadas no programa aos sábados, por volta das 21:45 horas, com boa receptividade e audiência.

Gilson, filho de Ery Kretschmer segue na trilha da profissão do pai (foto do acervo do autor do Blog)

Tratando de assuntos dos mais diversos entre tantos, o tempo ainda saberá reconhece-lo, com seus escritos despretensiosos, mas cheios de conteúdo e sabor, e como diz D. Glícia, com a alma de poeta, improvisa para esta coluna, onde expõe, um pouco de si: “Gosto de crianças e de flores, acho que as duas coisas mais lindas e inocentes que Deus criou, cabe a nós adultos de cuidá-las”.

_______________________________________


Notas complementares do Blog:

* Ery Kretschmer faleceu em 05/03/2006, e encontra-se enterrado no Cemitério Jardim Parque da Colina de Rio Negrinho-SC.

** Ery Kretschmer foi casado com Olivia Brey, e teve 2 filhos de nomes Gilson e Marcos.

*** As crônicas de Ery Kretschmer foram publicadas, em 2010, no livro “O AMANHECER” de autoria do Prof. Marcos Alberto von Bathen.

**** Como homenagem ao cronista Ery Kretschmer foi escolhido como Patrono da Cadeira 38 da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina - Seccional Rio Negrinho (ALBSC-RIO NEGRINHO), pela sua ocupante sra. Dolores Maria Vellasques, desde 07/04/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário