Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

domingo, 12 de abril de 2020

DO MEU AMIGO BIBI WEICK: SÉRIE CAMINHÕES DE TRANSPORTES (9)

Nota do Blog: Passamos a reproduzir a série de imagens "CAMINHÕES DE TRANSPORTES" publicadas originalmente no Facebook de autoria de Bibi Weick. 

Bibi Weick, sócio diretor do tradicional ateliê Foto Weick, além das suas atividades comerciais, tem-se se mostrado um pesquisador incansável dos registros históricos de nosso município de Rio Negrinho.


Bibi Weick (imagem extraída da rede social)

A mais de 10 anos, como responsável do Blog Rio Negrinho no Passado, tem-se mantido com Bibi e a Foto Weick uma frutuosa parceria com os fins de pesquisa histórica.

---------------------------------------------

Publicamos a seguir o texto original com a respectiva imagem, editado no dia 10/04/2020, e complementados com alguns comentários do Blog:


Caminhões em Rio Negrinho (9)

- Foto 1, ponte Rio dos Bugres, Quitandinha, Década de 1950, acervo e cessão de Celso e Mariana Carvalho - Fotos 2, 3 e 4 do acervo de Foto Weick, a 2 da década de 1950 e as 3 e 4 da década de 1960.


Comentários complementares:

Imagem 1 - A Imperial Estrada Dona Francisca, em homenagem a princesa Francisca Carolina, irmã de Dom Pedro II, teve como objetivo principal ligar Joinville e o litoral de Santa Catarina com o planalto de Curitiba para escoamento da produção. Foi toda financiada pelo governo imperial. É a segunda estrada do Brasil a possibilitar o trânsito de carroças, e teve sua construção entre 1858 e 1888, saindo de Joinville, subindo a serra, passando por Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra e término em Rio Negro. 

Ponte "Hatschbach" em 2018 (Imagem do acervo de Foto Weick)

A ponte apontada é conhecida popularmente como ponte do "Hatschbach" pelo morador e pelo moinho de Paulo Hatschbach, que residia próximo a ponte. A ponte de madeira foi substituída por uma de concreto por volta de 1985, no governo do então prefeito Romeu Albuquerque.

Imagem 2 - Imagem de dois caminhões Ford (provavelmente 1948) tirada no pátio da Móveis Cimo, nas proximidades da Fábrica de Máquinas Lampe. Nota-se o motorista todo uniformizado, com um chapéu do chofer.

Imagem 3 - Imagem do empresário Alberto Franz Muller à rua Senador Nereu Ramos, junto ao seu caminhão, com móveis a serem fotografados, no ateliê da Foto Weick. A Móveis Muller em seus primórdios estava situada à rua Roberto Lampe, tendo como sócios os irmãos Afonso João e Alberto Franz Muller. Esta empresa fabricava à época produtos de madeira, como portas, janelas, carteiras escolares e urnas fúnebres.

Imagem 4 - Anualmente, na década de 1960, o dia 1º de maio, dedicado as comemorações ao trabalho, sempre era comemorado através de desfiles cívicos e competições esportivas. Numa dessas comemorações, foi realizado uma disputa de futebol envolvendo os veteranos Gordos X Magros, no campo de futebol do Ipiranga. Antes era promovido um desfile pelas ruas da cidade, conforme se apresenta a imagem 4. Na foto vemos Zé Gatero, Quito, Tongui, Pedro Arnaldo Buchmann, Orlando Cubas, Luiz Buchmann Neto e Clóvis Silva entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário