Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

domingo, 12 de abril de 2020

GENTE NOSSA: HELMUTH WEBER

Nota do Blog: GENTE NOSSA foi uma coluna publicada no Jornal PERFIL de Rio Negrinho, nos anos de 1995 e 1996, no qual o administrador deste Blog por um período foi colaborador. Apresentamos mais um artigo da coluna GENTE NOSSA, homenageando HELMUTH WEBER, publicado originalmente no Jornal Perfil, edição nº 149, pág. 10, em 22 de março de 1996. A foto publicada originalmente no Jornal Perfil é de autoria do repórter Alceu Solano Peyerl.

---------------------------------------------

Transportador aposentado e bolonista inveterado, GENTE NOSSA
 homenageia Helmuth Weber.


Vinda Gaúcho de Venâncio Aires, nascido na Picada Santa Emília, em 14 de setembro de 1910, filho de pais comerciantes originários da Alemanha (Saxônia), Helmuth Weber* permanece até os 36 anos, como empregado do comércio na cidade natal. Doente, é aconselhado por médico a transferir-se de região, a princípio para Corupá, mas instado pelo seu irmão Carlos, já morador do então Distrito de Rio Negrinho, vem à nossa cidade.


Helmuth Weber (imagem de Alceu Solano Peyerl)

Carlos Weber (umas das ruas centrais é em sua homenagem), já aqui estabelecido, desde 1921, quando vem trabalhar na Indústria Zipperer) futura Móveis Cimo) no pátio da estação ferroviária, no trabalho bruto de madeiras e toras. A vida de Carlos, muda bastante, quando resolve comprar um terreno, precisando da fiança de Jorge Zipperer, fundador da empresa, que ao verificar a boa caligrafia o requisita junto ao comércio da empresa. Mais tarde veio a casar-se com Maria, uma das filhas de Jorge Zipperer, chegado a ser sócio e diretor da Indústria Zipperer, ora em pleno desenvolvimento, falecendo prematuramente em 1951. 

Estabelecendo-se em Rio Negrinho, em fevereiro de 1946, Helmuth em companhia da esposa Hilma** e do filho Guenter, passa a residir com o irmão, na casa ao lado do Hospital.

Caminhões – Preocupado com o sustento da família, toma a decisão de adquirir um caminhão Ford F-14, transportando os primeiros fretes de madeira serrada, para a firma de Luiz Olsen à Joinville, retornando de lá, com peixe e banana, que ele próprio vendia no varejo, além de outros produtos para o incipiente comércio local. Nesta época uma viagem de caminhão à Joinville demorava quase um dia.

Em 1949, adquire um segundo caminhão, um Ford F-8, trazendo de Venâncio Aires, outro conterrâneo nosso conhecido Bruno Kretschmer, para o trabalho de motorista. Importante frisar que Helmuth aprendeu a dirigir bem mais tarde, sempre empregando motoristas. Com o frete garantido da Indústria Zipperer, aumenta aos poucos a sua frota de caminhões, adquirindo um Mercedes-Benz, um BWUSING e um Ford F-8, formando uma frota de 5 caminhões, uma verdadeira transportadora para os padrões da época. 


Bruno Kretschmer e Helmuth Weber 
(foto publicada no Facebook por Bibi Weick em 06/04/2020)

Realiza em 1950, a primeira viagem de móveis diretamente da empresa a uma loja de São Paulo, na qual demoram dois dias e duas noites, deparando-se assustados com o tamanho da capital paulista já naquela época. Com o decorrer dos anos, em 1954, traz a Rio Negrinho, outro conterrâneo, Ery Kretschmer (Gaúcho Pipoqueiro), para os trabalhos em uma propriedade rural, situada em Rio dos Bugres, atualmente incorporada a Fazenda Evaristo, cuja atividade principal era a granja de suínos, que eram vendidos principalmente à Pomerode. Depois de quase 30 anos de transportes, Helmuth se aposenta, vendendo os caminhões em 1975, com o senso do dever cumprido.

Bolão – Bolonista inveterado, um dos maiores orgulhos é ter pertencido, durante quase 40 anos ao Clube de Bolão Rio Negrinho. Convidado, não pode participar da fundação do Clube, em 16 de novembro de 1946, por motivo de doença em família, integrando-se efetivamente, dois meses após, com os fundadores do clube: Alvino Tschoecke, Luiz G. Engel, Kurt Wolff, José Zipperer Neto (Zépi), Aleixo Zipperer, Jorge Zipperer Jr. (Nono), Emilio Olsen, Victor Buchmann, Arthur Meyer, Francisco Ruckl, Carlos Weber, Joseph Strenzel e Julio Seibt (1º Presidente), ainda na cancha do Roberto Thieme (atual Confeitaria Thieme)***.

Helmuth Weber (esq.) na festa do Rei do Bolão do Clube de Bolão RN
(foto do acervo de Lucia Grutzmacher - em memória)

Um dos mais antigos e tradicionais clubes de bolão da cidade, Helmuth, ajudou o Clube de Bolão Rio Negrinho a colecionar inúmeros troféus, dos que podemos verificar junto à Sociedade Musical Rio Negrinho. Trabalho futuro deverá enfocar, com mais amplitude, um histórico de todos os valorosos clubes de bolão, como o Tudo Azul Bolão Clube, Todos os Nove, Clube de Bolão Lira, Clube de Bolão Elite, Clube de Bolão Misto “Os Incríveis” e o Clube de Bolão XV de Agosto (o mais antigo da cidade, fundado em 15/08/1946).

_______________________________________


Notas complementares do Blog:

* Helmuth Weber é falecido e encontra-se enterrado em Rio Negrinho-SC.
** Helmuth Weber foi casado com Hilma Schwinn, nascida em Venâncio Aires-RS, em 29/10/1908, filha de Carlos Henrique e Gertrudes Schwinn, faleceu em 29/12/1993, e tiveram apenas 1 filho de nome Guenter, já falecido.
*** A Confeitaria Thieme era situada à rua Jorge Zipperer, no Centro de Rio Negrinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário