Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

domingo, 28 de dezembro de 2014

QUAL A ORIGEM DA DENOMINAÇÃO DO BAIRRO SÃO RAFAEL? HIPÓTESE?


Vista parcial do bairro São Rafael (Foto: acervo do autor do Blog)
Vista parcial do bairro São Rafael (Foto: acervo do autor do Blog)
Vista parcial do bairro São Rafael (Foto: acervo do autor do Blog)
Vista da EBM Profª Selma T. Graboski, no bairro São Rafael (Foto: acervo do autor do Blog)
Vista da Igreja Cristo Rei, no bairro São Rafael (Foto: acervo do autor do Blog)

Vista parcial do bairro São Rafael (Foto: acervo do autor do Blog)

Luiz Schoeffel, 83 anos, veterano morador do bairro São Rafael (Foto: acervo do autor do Blog)
Evaldo Liebl, 87 anos, veterano morador do bairro São Rafael (Foto: acervo do autor do Blog)

Ivo Antonio Liebl, morador do bairro São Rafael (Foto: acervo do autor do Blog)

Quem foi São Rafael?
Comemorado em 29 de Setembro - São Rafael, o nome deste arcanjo vem do hebraico Rafa, sinônimo de cura, e El, que significa Deus. "Cura de Deus" ou "Curador divino", este é o arcanjo Rafael, que é o chefe dos anjos da guarda, considerado o anjo da Providência, que vela por toda a humanidade. Este arcanjo cura todos os ferimentos da alma e do corpo e defende igualmente as criaturas, de qualquer raça ou classe social, perante Deus.  Rafael é um dos sete arcanjos que fazem parte do círculo mais próximo do Senhor, um de seus mensageiros. Foi o único, segundo as Escrituras, que assumiu a forma humana e viveu entre os seres humanos durante alguns meses. (Extraído do site da Congregação das Irmãs Paulinas)

Entrevista com moradores do Bairro São Rafael!
Conforme o censo 2010 (IBGE) a população do bairro São Rafael é de 3.916 habitantes, distribuida entre homens e mulheres. A população masculina, representa 1.931 hab, e a população feminina, 1.985 hab.
Na busca de informações, sobre a origem da denominação do bairro São Rafael, recentemente estivemos estrevistando alguns veteranos moradores daquele bairro, entre os quais destacamos Everton Doerlitz, Marta Jantsch, Henrique Liebl, Luiz Schoeffel, Ivo Antonio Liebl e Evaldo Liebl.
Todos os entrevistados afirmaram que nunca tiveram notícias donde se origina esta homenagem naquele bairro a São Rafael.
Numa conversa mais longa com Luiz Schoeffel (83 anos), morador da rua Carlos Lampe, afirma que desde 1955, quando veio a residir nesse bairro, este já era conhecido por aquela denominação.  Já Evaldo Liebl (87 anos), já não faz esta afirmação. Morador da rua São Rafael, esquina com a rua Carlos Lampe, comprou o seu lote em 1948, mas veio a residir por volta de 1951.
Porém, eles são unânimes que adquiriram os seus terrenos de Jacob Brey, que em parceria de Eugenio Doerlitz, lotearam uma faixa de terras, naquele bairro. Jacob Brey e Eugenio Doerlitz haviam adquirido estas terras de Willy Beckert.
Evaldo Liebl testemunha que veio residir no local onde reside atualmente residia apenas Willy Jantsch, e no “morro do Kaminski”, era morador Francisco Gery Kaminski, cartorário de então, e mais aos fundos a família Duffeck. O acesso do bairro era pelo atual rua Francisco Gery Kaminski seguindo pela rua Frederico Voght, rumo a localidade de Rio dos Bugres.  A atual rua São Rafael ainda não era existente, construída mais tarde, por força de Fridel Olsen, que encontrou muitas resistências dos moradores no trecho, logo após a ponte no rio dos Bugres, que por coincidência leva o seu nome.
As terras de Jacob Brey confrontava, ao norte, estava as terras de Paulo Hatschbach, futuro bairro Ceramarte, e de outro lado terras de Francisco Gery Kamienski, entre outros.
Com base nas informações de Luiz Schoeffel, Henrique Liebl e Evaldo Liebl é de se supor que a efetiva povoação do bairro se deu a partir de 1950.

Mas donde se originou a denominação de São Rafael? Hipótese?
Recentemente, recebi do amigo e bacharel em história Rodrigo Moreira Tomaz, um documento que me chamou a atenção. Trata-se de um requerimento, datado de 05/10/1903, de autoria de Antonio Martins Ferreira Emygdio, na qual é requerido junto ao Governo de SC, uma extensa faixa de terras “parte da Fazenda do Rio dos Bugres de São Raphael, que houve por compras feitas ao Coronel Jose Correa de Bittencourt e sua mulher Dona Escolastica Ribas Franco de Bittencourt e ao Capitão Jose Bley e sua mulher Dona Maria Bley”..... (grifo meu). Nesta Fazenda do Rio dos Bugres de São Raphael, está incluída a localidade de Rio dos Bugres, os atuais bairros São Rafael, Ceramarte, Cruzeiro, e parte do bairro Alegre. Uma das vendedoras desta Fazenda, Escolástica Ribas Franco de Bittencourt, é uma descendente direta do Brigadeiro Manoel de Oliveira Franco, militar paranaense, político e grande proprietário de terras, falecido em 1875, que foi o primeiro dono de grande parte das terras da cidade de Rio Negrinho.

Quem foi Antonio Martins Ferreira Emygdio?
Personagem ainda desconhecido de nossa história, trata-se de um paranaense, falecido em 15/10/1905, aos 77 anos de idade, nesta Fazenda do Rio dos Bugres de São Raphael, motivado pela influenza, e foi sepultado no Cemitério do Lençol. Sua esposa Maria Ferreira Santana Emydio, paranaense, faleceu em 25/07/1908, com 69 anos de idade, e foi sepultada também no Cemitério do Lençol.

Terá sido a denominação Fazenda do Rio dos Bugres de São Raphael para a origem da denominação do bairro São Rafael. Fica aí levantada esta tese, respeitada futuras explicitações. Onde era a sede desta Fazenda e como foi partilhada, são explicações que futuramente deverão ser encontradas.

Nota do Blog: O requerimento anteriormente mencionado, faz parte do acervo de documentação, a ser futuramente publicada, por uma comissão de estudos, que tem-se reunido periodicamente, denominado Projeto História de Rio Negrinho.

Um comentário:

  1. obrigada por escrever a historia,sempre procurava na internet mas nunca achava nada sobre meu bairro

    ResponderExcluir