Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

UM OLHAR SOBRE RIO NEGRINHO ! (22)

Nota do Blog: Prosseguimos com a publicação da série “Um Olhar sobre Rio Negrinho”, texto de autoria dos Professores Celso Crispim Carvalho e Mariana Carvalho, a quem agradecemos, e foram publicados originalmente no Jornal do Povo de Rio Negrinho.

Rio Negrinho Fusca Clube. 

Considerações iniciais. É com imenso prazer que registramos nesta página a história resumida do Rio Negrinho Fusca Clube, consignando aqui nossos aplausos a esse grupo de pessoas interessadas em contribuir e relevar o nome da nossa querida Rio Negrinho a um significativo patamar projetando-o além e para novos horizontes. Sobejamente conhecido, não só em nossa cidade como em outros municípios, o Rio Negrinho Fusca Clube vem honrar o nosso município por tantas ações sociais que vem idealizando e praticando com galhardia.

HISTÓRICO. O Rio Negrinho Fusca Clube foi fundado em 10/04/2004 e é uma entidade sem fins lucrativos, formada por proprietários e aficionados por veículos "fusca", ou "Volkswagen Sedan". Mas antes deste nome, o clube ou ideia, teve início com a Família Clemente, sob o comando de João Vitor Clemente, ele e seus irmãos convidaram várias pessoas da cidade para tornar realidade o Bits Fusca Clube. Algumas reuniões aconteceram, alguns desfiles, mas em um dado momento, a ideia “esfriou”. Após certo tempo, em uma conversa, Ronan e Cristian decidiram correr atrás para impulsionar o clube, novamente conversando com João Vitor, ele passou os contatos e o material que tinha em mãos. Depois disso, inicialmente o clube foi formado por um conselho, que ficou a frente do clube no período de abril a novembro de 2004, e foi formado pelos sócios: Cristian Alexandre Tureck, Cristian Vicente Thomaz, Gilberto de Oliveira e Ronan Bueno de Oliveira, assim fundaram o Rio Negrinho Fusca Clube. Durante este período o clube teve como meta alcançar o número de 15 sócios “participativos” e no mês de novembro daquele ano foi eleita a 1ª diretoria do clube.

Encontro entre fundadores. Nesta foto vemos da esq. p/ dir., Ronan Bueno de Oliveira, Gilberto de Oliveira, Cristian Vicente Thomaz e Cristian Alexandre Tureck, realizando um primeiro encontro para discutir metas e o regulamento para o clube.
Primeiro passeio. Antes de ter um número maior de associados, o clube começou a fazer algumas visitas e passeios além Rio Negrinho. Nesta foto, foi o realizada a primeira viagem para encontrar alguns fusqueiros na cidade de Jaraguá do Sul.
Primeira chamada. No ano de 2004, foram feitos alguns convites e outras pessoas se manifestaram para participar do Fusca Clube. Esta foto foi tirada na sede Esporte Clube Continental, já com um número maior de integrantes.
Primeiro encontro de Fuscas. Em meados do segundo semestre de 2004, o Rio Negrinho Fusca Clube participou do seu primeiro encontro, foi na cidade de Jaraguá do Sul, evento este promovido pelo extinto Clube do Fusca de Jaraguá do Sul.
Primeiro aniversário. O ano de 2005 foi especial, pois o clube comemorou seu primeiro aniversário. Segundo o integrante Ronan, foi um ano muito difícil, pois o clube ainda estava se estruturando, tinha muitos sócios, e precisava colocar em prática várias metas. Uma das comemorações deste ano foi uma carreata que passou por vários bairros da cidade, a saída foi na antiga instalação da Oficina Tacocar.
Bolo. Outro evento foi um pequeno encontro no Pavilhão dos Imigrantes, que teve até um bolo especial para a data.
Bolo. Outro evento foi um pequeno encontro no Pavilhão dos Imigrantes, que teve até um bolo especial para a data.
Ações Sociais. Nem só de bolos e festas vive uma entidade. Um clube de serviço desempenha um papel importante na sociedade, um exemplo são as ações sociais que a entidade participa e colabora. Nesta foto o clube colaborou com a Associação de Moradores do Novo Horizonte, no ano de 2005, distribuindo balas e doces para as crianças daquela comunidade, no encerramento daquele ano.
Coletas de Pet. O Natal Encantado de Rio Negrinho é um evento muito importante para nossa cidade, o Fusca Clube também sempre colabora, tanto na coleta de material como outras atividades.
Encontro de Fuscas. O clube já promoveu sete Encontros de Fuscas e um Encontro de Carros Antigos. Neste ano (2014) compareceram cerca de 300 veículos e mais de 5 mil pessoas no evento, se consolidando com um dos principais eventos do gênero no estado de Santa Catarina. Tudo isso fruto de um trabalho sério e com integrantes que vestem a camisa do clube e sua causa.

Considerações Finais. Atualmente o clube possui 13 associados e, cada um, deverá ser sempre participativo, não basta apenas ser “mais um”, precisa fazer a diferença, o clube sempre prezou pela qualidade de seus integrantes, pessoas que venham a somar.
Podemos então simplificar toda esta paixão que estas pessoas tem pelos seus veículos e suas histórias assim: “Porque pessoas tão diferentes entre si podem amar o mesmo carro, fusca uma paixão que não se explica!”
Estendemos nossos sentimentos de regozijo a cada um dos garbosos integrantes desta entidade pela sua dedicação magnificente a tão elevado objetivo. Parabéns! Por hoje é só! Obrigado! Um abraço de Celso e outro de Mariana! Fique com Mamãe e Papai do Céu! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário