Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

VIAS PÚBLICAS DE NOSSA CIDADE: QUEM FOI D. PIO DE FREITAS ?

D. Pio de Freitas, primeiro bispo da diocese de Joinville (Foto: acervo do site da diocese de Joinville)
Nota do Blog: Nossa cidade de Rio Negrinho homenageia D. Pio de Freitas, primeiro bispo da Diocese de Joinville, na qual a nossa comunidade católica está inserida, que durante mais de 25 anos prestou serviços a toda região, com a denominação de uma importante via pública. O presente texto foi baseado no caderno AN Memória do Jornal “A Notícia” de Joinville de 29/04/2012, na “Edição Comemorativa do Sexagenário Jubileu da Paróquia Santo Antonio de Pádua – Rio Negrinho – SC – Novembro de 2008”, com adequações do autor do Blog.

Dom Pio de Freitas nasceu em Campina Verde (MG) no dia 29 de abril de 1885. Ele foi ordenado em Dax (França) no dia 13 de junho de 1908. Eleito bispo em 25 de janeiro de 1929, recebeu a ordenação episcopal no dia 9 de junho de 1929, em Diamantina, das mãos de dom Joaquim Silvério de Souza, sendo concelebrantes dom João Antonio Pimenta e dom Antonio José dos Santos. Ele foi o primeiro bispo da diocese de Joinville. Nomeado em 25 de janeiro de 1929 para assumir a função na diocese criada dois anos antes, pelo papa Pio XI, e sagrado na Basílica do Sagrado Coração, ele ficou no posto até 1955, quando, acometido pelo Mal de Parkinson, renunciou para tratar-se. Após a renúncia, em 1955, dom Pio transferiu-se para o ginásio dos Padres Lazaristas, em Irati, no Paraná. Com o agravamento da doença, em 1960 foi transferido para o Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, onde morreu em 19 de maio de 1963. Seus restos mortais estão sepultados na cripta da Catedral de Joinville.

Igreja Matriz Santo Antonio, ainda em fase final de construção, em 1948 (Foto: acervo de Walcir Vidal Senna)
A gestão de dom Pio ficou marcada pela criação de novas paróquias pela diocese. Dentre as paróquias criadas encontra-se a de Rio Negrinho. Próximo a conclusão das obras do novo prédio da Igreja Católica em Rio Negrinho, em 1948, a rogo da comunidade, através de Luiz Bernardo Olsen e do Padre Celso Michels, solicitou-se a criação da paróquia de Rio Negrinho, desmembrada de São Bento do Sul, a D. Pio de Freitas, então bispo diocesano de Joinville. Pleito que foi materializado em 14/11/1948, além do que a Igreja recém construída foi estabelecida na qualidade de Igreja Matriz da Paróquia de Rio Negrinho, com a presença do então bispo D. Pio de Freitas.

Na foto vemos ao centro o bispo D. Pio de Freitas, ladeado a direita por Luiz Bernardo Olsen, por ocasião da inauguração da Igreja Matriz Santo Antonio, em 14/11/1948. Em primeiro plano, a direita, vê-se o primeiro pároco de Rio Negrinho Padre Celso Michels. (Foto: acervo de José Luimar Meyer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário