Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

domingo, 14 de setembro de 2014

VIAS PÚBLICAS DE NOSSA CIDADE: QUEM FOI HERBERTO TURECK ?

Herberto Tureck (Foto: extraído do site da Pref. Municipal de Rio Negrinho)

Nota do Blog: Nossa cidade de Rio Negrinho homenageia Herberto Tureck, que durante mais de 40 anos prestou serviços a nossa comunidade, com a denominação de uma importante via no bairro Quitandinha, a ainda, ao estádio do Esporte Clube Continental. O presente texto foi fornecido pelo Arquivo Histórico de Rio Negrinho, a partir de dados e informações dos familiares, com adequações do autor do Blog.

Nasceu em Rio Negrinho, na localidade de Colônia Olsen, no dia 30/11/1920. Primogênito do casal, Rodolfo Muller Tureck, (Colono, Técnico Engenheiro construtor de serrarias e moinhos, fundador da Banda Tureck) e Olga Kwitschal Anton Tureck.
Teve 13 irmãos: Linus, Alfredo, Salvino, Afonso, Cecília, Francisco, José, Mário, Nilo, Eugenio, Paulo, Traudio e Orlando. Também teve duas adotivas: Lourdes e Sandra. Concluiu o Curso Primário na Colônia Olsen, primeira Escola de Rio Negrinho.
Desde muito criança ajudou seus pais nos diversos serviços: lavoura, madeira, serraria, moinho, etc.
Como músico se destacou tocando clarineta. Sábados e Domingos tocava na Banda de seu pai, em bailes, festas, casamentos. Numa destas festas conheceu Ana Wantowski Ruzanowsli, com a qual casou-se em 1939, mulher inteligente e dedicada.
Do feliz consórcio nasceram: Lusia Leoni: Escrivã aposentada do Cartório de Registro do Civil de São Bento do Sul, casada com Alexandre Garcia. Dolores Maria: Professora – casada com Oscar Vellasques. Genésio Tureck: Médico, Deputado Estadual e Prefeito em São Bento do Sul – casado com Mª da Conceição Husmam. Gelásio Tureck: Vereador por duas vezes em São Bento do Sul – casado com Kátia Richter. Herberto Tureck é avô de Fernando Tureck, atual prefeito de São Bento do Sul.
Serviu o governo em tempos de guerra por 3 anos, no Batalhão de Joinville e Rio de Janeiro, saindo com o título de Cabo.
Em junho de 1943, ao voltar do Exército se dedicou com sucesso em várias atividades liberais, tanto comerciais, (comprando e vendendo madeira para a Móveis Cimo); como industriais, (dirigindo moinho, serrarias) oportunizando-lhe novos horizontes.
Sua trajetória política teve início em 1947, quando em outubro do mesmo ano, (morava no interior, Rio dos Bugres e dirigia serraria) devido a seus próprios valores, foi escolhido e convidado pelo então eleito a Prefeito de São Bento do Sul, Sr. Henrique Schwarz, para administrar o Distrito de Rio Negrinho, como Intendente no período de 01/10/1947 a 06/02/1951. Foi nomeado pelo antigo Prefeito Antonio Treml.

Herberto Tureck, na qualidade de Intendente do Distrito de Rio Negrinho (Foto: extraído do livro "Rio Negrinho que eu conheci", pág. 117, de autoria do Prof. José Kormann)
Em 1950, juntamente com Eugênio Ferreira de Lima e Carlos Weber, fundaram o Partido Trabalhista Brasileiro - PTB de Rio Negrinho, fundado na esfera federal por Getúlio Vargas.
No mesmo ano fez parte da Comitiva Catarinense, quando foram a São Borja RS solicitar a Getúlio Vargas a ser candidato a Presidente da República, saindo vitorioso nas urnas.
Devido a relevantes trabalhos prestados a comunidade até 1951 Herberto foi nomeado sub-Delegado do Distrito de Rio Negrinho pelo Governador Aderbal Ramos da Silva. Naquela época havia apenas um policial o Sr. Enoque Tavares e foi muito respeitado.
Em 1953 foi nomeado encarregado dos serviços gerais do IAPI (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários) e do IAPETEC (Instituto de Aposentadorias e Pensões de Empregados em Transportes e Cargas) na praça de Rio Negrinho (o mesmo que INSS de hoje).
Participou ativamente na linha de frente nas iniciativas juntamente com outras lideranças pela Emancipação política de Rio Negrinho, conquista que consta nos anais da nossa história, no livro “Enciclopédia dos Municípios Brasileiros pg. 307 e 308”.
A criação do Ginásio Cenecista São José se deu graças a uma pequena nota em um jornal veiculado por todo o Estado, orientando o que fazer para criar o Ginásio lido e recortado pela esposa de Herberto (Ana) que se utilizou do recorte como ponta-pé inicial nesta caminhada.
Também esteve presente nas seguintes marcas de nossa cidade: Associação Hospitalar, Igreja, Cruzeiro, RBA, etc.
Foi vereador por duas legislaturas (quando vereador não recebia vencimentos, era cargo de honra).  A primeira em 1958, foi eleito vereador pela Aliança Social Trabalhista, (PTB/PSD), com 594 votos, obtendo um percentual de histórico de 21,25% do eleitorado de Rio Negrinho. Em 1962 obteve 546 votos e foi eleito pela Aliança Social Trabalhista, (PTB/PSD), novamente com um percentual de 15,06% do eleitorado.
Ocupou com dinamismo por duas vezes (de 07/02/1961 a 07/02/1963 e 07/02/1963 a 23/09/1963) a Presidência da Casa de Leis.
Ao tempo que os mandatos do executivo eram de 5 anos e ao legislativo eram de 4 anos, Herberto foi eleito em 1958 com uma estrondosa votação a vereador que o habilitou a concorrer ao cargo a Prefeito Municipal em 1959.
Foi nessa disputa que se apresentaram como candidatos o vereador Herberto Tureck pela coligação PTB/PSD e o seu compadre Nivaldo Simões de Oliveira, apoiado pela UDN, com apoio decisivo da poderosa Móveis Cimo. Depois de uma renhida disputa eleitoral elegeu-se Nivaldo.
Mais acontecimentos na vida fazem com que certas missões sejam cumpridas e em 23/09/1963 em decorrência de enfermidade do então Prefeito Nivaldo Simões de Oliveira o então Presidente da Câmara de Vereadores Herberto Tureck o substituiu como Prefeito Interino, até 23/01/1964.
Em 15/11/1964 até 31/01/1966 foi Prefeito mais uma vez, agora eleito de forma indireta pela Câmara de Vereadores em atendimento a Lei Constitucional nº 10 da Assembléia Legislativa de SC. Suas prioridade foram o social, a saúde e a educação. Sem esquecer do atendimento do homem do interior. Instalou um britador para a conservação e melhoramento das estradas do interior e centro. Fez pontes, bueiros, escolas.
Depois de ter exercido no Poder Legislativo, no Poder Executivo de Rio Negrinho, foi atuar no Judiciário, transferiu-se para São Bento do Sul, onde passou a atuar no cargo de Escrivão do Civil, Órfãos e Anexos, da Comarca de São Bento do Sul, desempenhando a função com a competência de sempre.
Infelizmente faleceu, em 1º de junho de 1974, acometido por um derrame cerebral, aos 54 anos de idade.
Foi velado em sua casa em São Bento do Sul e na Câmara de Vereadores de Rio Negrinho, sepultado no Cemitério de Colônia Olsen, bem pertinho onde nasceu.
Herberto Tureck foi homenageado pelo povo de Rio Negrinho que deu seu nome a uma rua, no Bairro Quitandinha. O Esporte Clube Continental deu seu nome para o Estádio, que por sinal está na rua Prefeito Herberto Tureck.
Sua foto ornamenta a Galeria dos Intendentes, Prefeitos e Presidentes da Câmara de Vereadores de Rio Negrinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário