Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

VIAS PÚBLICAS DE NOSSA CIDADE: QUEM FOI CARLOS SPEICHER ?

Carlos Speicher e Helena Olsen, em 20/07/1921 (Foto: acervo de Glicia Neidert)

Nota do Blog: Nossa cidade de Rio Negrinho homenageia Josef Anton Carl Speicher, ou simplesmente Carlos Speicher, de origem alemã, que durante mais 25 anos prestou serviços em nossa cidade, com a denominação de uma importante rua, situada no bairro Vila Nova. O presente texto foi cedido pelo Arquivo Histórico de Rio Negrinho, que agradecemos pelo atendimento e gentileza, complementado com outras informações do autor deste Blog.

Josef Anton Carl Speicher, natural de Trier na Alemanha filho de Heinrich Speicher e de Regina Speicher, nasceu em 26 de janeiro de 1893.
Veio para o Brasil, bastante jovem e naturalizou-se brasileiro ficando conhecido como Carlos Speicher.
Homem de renomada cultura apreciava boa leitura sendo um apaixonado pelas artes, possuindo um grande acervo de bons livros, jornais e revistas, com grande gosto pela leitura.
Foi casado com Luisa Anna Helena Olsen, filha de Adolfo Olsen e de Magdalena Olsen, cujo enlace foi realizado em dia 15 de maio de 1920.

Residência de Carlos Speicher, atualmente demolida, situada à rua São Bernardo, com vista à rua D. Pio de Freitas (Foto: do acervo do autor do Blog)

Teve uma filha Maria de Lourdes Speicher que mais tarde casou-se com Benone Hermógenes de Oliveira, conhecido comerciante de nossa cidade.

Carlos Speicher, Helena Olsen e sua filha Maria de Lourdes (Lourdinha), em 1931 (Foto: acervo de Glicia Neidert)

Em 06 de janeiro de 1931 foi nomeado Agente Fiscal em Rio Negrinho em cujo cargo permaneceu até 1933.

Carlos Speicher foi Intendente do então Distrito de Rio Negrinho (Foto: extraída do livro "RIO NEGRINHO que eu conheci", pág. 115, 1980, de autoria do Prof. José Kormann)

Foi nomeado Intendente para o Distrito de Rio Negrinho pela Resolução nº 91 de 06 de julho de 1933 e tomou posse no dia 10 de julho de 1933 perante o então Prefeito Municipal de São Bento do Sul, Sr. Eduardo Virmond exercendo este cargo até 31 de dezembro de 1933.
Logo a seguir passou a exercer funções na empresa de Luiz Bernardo Olsen, até o seu falecimento em 31 de outubro de 1947 aos 54 anos, 9 meses e 5 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário