Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Fanfarras escolares: devemos retomar este projeto !


Seguindo uma tendência nacional a cada ano, os desfiles cívicos em nossa cidade têm se tornado mais pobres. Talvez porque a participação das fanfarras escolares esteja rareando. A vida de nossos desfiles sempre teve na música, na marcha candenciada das fanfarras, um fator enriquecedor e embelezador. Daí que, com a diminuição do número de fanfarras, nossos desfiles têm perdido uma grande parte do seu brilho.
E quanto mais diminuem as fanfarras, menos oportunidades têm os jovens de aprender música e participar de atividades complementares a sua educação.
Uma fanfarra, inserida em uma escola traz diversos benefícios, como a disciplina, o senso de trabalho em grupo, o respeito pelos mais velhos e professores, o civismo, sentimento tão importante e em grande perdido em nossos dias.
Os benefícios individuais para quem toca numa fanfarra são enormes, afastando crianças e adolescentes das drogas, do crime, enfim da vida desregrada que tanto assola a nossa juventude. Além disso, existe a possibilidade do aluno se interessar pela carreira musical.
Em nossa cidade quem não lembra das sadias “disputas” nos desfiles cívicos de fanfarras entre nossas escolas a exemplo do Colégio Cenecista São José, do Marta Tavares, do Selma, do Ricardo Hoffmann, do Aurora, do Manoel, entre outras.
Penso que nossos futuros governantes devem repensar o incentivo musical, através das fanfarras, em nossas escolas.
Nas imagens acima vemos fanfarras de nossa cidade participando de desfiles cívicos de 07 de setembro. (Fotos: acervo de Vilson V. Mello)

Um comentário:

  1. Muito bom o seu blog, é ótimo estarmos sempre ligados na nossa história. Abraços...

    ResponderExcluir