Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Baile de debutantes: um momento especial na vida das adolescentes !

Aspecto de um baile de debutantes em 1972, na Sociedade Musical Rio Negrinho, no qual vê-se a debubante Kaloa Regina Piaz e o acompanhante Clóvis da Silva Júnior (foto: acervo de Clovis Silva Junior - Clovinho) 
Debutante é a palavra usada para designar a adolescente que completa seus quinze anos de idade. A palavra vem do francês débutante, que significa iniciante ou estreante.
O baile de debutantes é um rito de passagem ao qual as jovens são submetidas, geralmente sendo realizado quando as mesmas completam quinze anos. Completando o décimo quinto aniversário de uma mulher, pedia-se uma linda festa de comemoração, onde ela seria apresentada oficialmente à sociedade, começando assim uma nova fase de sua vida.
O baile de debutantes tinha um ritual e algumas características próprias. Entre alguns ingredientes estava patronesse, que tinha o papel nos moldes de uma formatura estudantil. Os trajes da debutante, de seus pais, do acompanhante e dos convidados eram de gala, próprios para aquele momento especial.
Uma das regras deste baile é que cada debutante convida um parente ou amigo para ser o seu par ou "acompanhante" ou “príncipe”. O par dançará com a debutante depois de seu pai, e também ele usa o traje indicado para o baile.
No salão de baile as debutantes passam sob o arco e avançam sobre a pista de braços com o pai, ou ainda, entre de braços com o acompanhante, simbolizando que a partir de então a jovem está pronta ao convívio social.
Um comunicador anunciava ao microfone o nome da debutante e de seu pai, e lia uma curta biografia escrita pela debutante para a ocasião, na qual ela diz sua cidade natal, a série em que está no colégio, qual carreira pretende seguir e os seus sonhos futuros. Ao final apresentava o seu acompanhante. Normalmente durante a leitura da biografia o pai e a debutante desfilavam na pista do salão.
Terminadas as apresentações, o comunicador anuncia a valsa das debutantes e cada uma delas entra na pista para dançar com seu pai a valsa de despedida da sua condição de “maioridade” pela família. Após alguns minutos, a um sinal do mestre de cerimônia, os acompanhantes avançam para a pista para interromper os pais e tomar cada um a sua dama. Ainda durante a valsa, enquanto a debutante dança com seu par, seu pai volta à pista dançando com a sua mãe.
Só depois de algum tempo, terminada a atividade dos fotógrafos que registram o momento, é apresentada à patronesse os agradecimentos pelo seu apoio na promoção do baile, por haver aceito o convite, e então retomado o ritmo de baile, e a partir daí os convidados encaminham-se para a pista de dança.
Nestes moldes ou com algumas variações, em nossa cidade foi comum o baile de debutantes durante as décadas de 1960 e 1970, onde eram realizadas anualmente na Sociedade Musical Rio Negrinho. Por ser um baile onde os pais bancavam todos os custos era bastante seletivo.
As adolescentes debutantes naquela época normalmente debutavam em Rio Negrinho, em São Bento do Sul e em Rio Negro. Também as adolescentes daqueles municípios debutavam em nossa cidade.
Atualmente este tipo de baile não é usual em nossa comunidade, sendo mais comum a adolescente realizar uma “festinha” de 15 anos aos seus amigos. (Fonte: texto parcialmente extraído do site Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário