Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sábado, 26 de junho de 2021

NOSSA HISTÓRIA: ORIGEM DA DENOMINAÇÃO DO BAIRRO CRUZEIRO, EM NOSSA CIDADE

Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 25/06/2021, na edição nº 5.378, pág. 4, do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O Administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município.

__________________________________

Um de nossos bairros tem a denominação de Cruzeiro, situado na região sul de nossa cidade. Esse texto tem por base em pesquisas do autor da coluna.

__________________________________

Mapa do território do Bairro Cruzeiro (Foto: Redes Sociais)

Bairro Cruzeiro – Oficialmente a denominação dos bairros da cidade de Rio Negrinho ocorreu apenas em 1° de dezembro de 1982, através da Lei n° 1259/82. Nela foram denominados 15 bairros, assim descritos: Centro, Vila Nova, Bela Vista, Ceramarte, Alegre, Cruzeiro, Vista Alegre, Quitandinha, Pinheirinho, Campo Lençol, São Pedro, Barro Preto, Industrial Norte, Industrial Sul e São Rafael.

Na sua grande maioria a denominação escolhidas foi respeitando-se os nomes comumente usados em cada região da cidade, a exemplo dos bairros Centro, Vila Nova, Bela Vista, Ceramarte, Alegre, Cruzeiro, Vista Alegre, Quitandinha, Pinheirinho, Campo Lençol, São Pedro, Barro Preto e São Rafael. As denominações novas foram Industrial Norte e Industrial Sul.

Até 1982 duas regiões na cidade de Rio Negrinho eram conhecidas como Pinheirinho, uma onde é o atual bairro Cruzeiro e a outra onde é localizado o atual bairro Pinheirinho.

Para distinguir estas duas regiões, com a Lei 1259/1982 definiu onde seria o bairro Cruzeiro e onde seria o Bairro Pinheirinho.

Imagem parcial de Rio Negrinho, em meados de 1960, a partir do alto do Cruzeiro, origem da denominação do bairro

Assim ficou denominado o nosso Bairro como Cruzeiro, em homenagem ao Cruzeiro (Cruz) de madeira implantado como marco das Santas Missões realizadas em nossa cidade, que foram terminadas em fevereiro de 1959. Este Cruzeiro de madeira foi substituído por um de concreto em 2007. A implantação do primeiro cruzeiro em 1959 e de sua substituição em 2007 será objeto de futura matéria.

Loteamento Campo Pinheirinho - Como mencionamos anteriormente, o atual bairro Cruzeiro, antes da denominação oficial era conhecido como Pinheirinho. De onde teria surgido este nome? É muito difícil encontrar a evocação desta denominação, mas é sintomático esta denominação num ato de aprovação em maio de 1978 do loteamento de propriedade de Eugenio Harald Olsen – Ari Olsen, situado entre as ruas Otto Weiss, Frederico Lampe, Roberto Buchmann e Luiz Neidert, que foi denominado como Loteamento “Campo Pinheirinho”. De fato, ainda, lembramos ali situado o campo de futebol do Pinheirinho, de forma meio agamelada, que certamente foi o pontapé inicial da Associação Atlética Pinheirinho. Este clube reiniciou as suas atividades, por volta de 1967, com Elcio Pilz, Mario Stiegler e Dirceu Maia de Lima. Logo após o início das atividades do clube Alfredo Pilz assumiu o seu comando permanecendo nesta função durante muitos anos.

Time de futebol da Associação Atlética Pinheirinho, onde se vê Alfredo Pilz, em pé, penúltimo da esq. p/ direita (Foto: acervo Mário Stiegler)

Ainda em outubro de 1982, outro loteamento de propriedade de Walfrido Hacke, situado à Rua Adolfo Olsen, também evocava como situado no Bairro Pinheirinho.

Ocupação – A via principal de acesso ao Bairro Cruzeiro é pela Rua Adolfo Olsen que foi construída como um dos acessos aos moradores da localidade do Rio do Salto ao primeiro centro comercial de Rio Negrinho, situado na região próxima ao atual Casarão Olsen.

É bom lembrarmos que setembro de 1933 foi inaugurada o Grupo Escolar Marta Tavares, no bairro Cruzeiro, e, próximo ao cruzeiro, foi inaugurada em 1928 a primeira Capela Luterana.

Na próxima edição vamos continuar a publicação de aspectos da história de nossa terra! Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário