Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

quarta-feira, 9 de junho de 2021

Entrevista: Alcides Grohskopf enfrentou enchente durante a administração

Nota do Blog: O Jornal PERFIL MULTI de Rio Negrinho, a quem agradecemos, publicou entre 12 de abril a 18 de maio de 2021, uma série de entrevistas especiais com os ex-prefeitos, em comemoração ao aniversário de Rio Negrinho de 2021. Por ser matérias de interesse histórico de nosso município o Blog Rio Negrinho no Passado apresenta os textos publicados na sua íntegra. Salientamos que o conteúdo da matéria expressa a opinião dos respectivos entrevistados, não refletindo, necessariamente, a opinião do administrador deste Blog.

---------------------------------------------------------------

Alcides Grohskopf enfrentou enchente durante a administração

Ex-prefeito teve a oportunidade de administrar a cidade por duas vezes

11/05/2021   

Autor(a): Pricila Pires da Maia

Ex-prefeito Alcides Grphskopf na sede do Jornal Perfil Multi em 11/05/2021 (Foto: Pricila Pires da Maia)


Continuando com as entrevistas com os ex-prefeitos, em homenagem aos 141 anos de Rio Negrinho, hoje trazemos a entrevista com Alcides Grohsopf, que por quatro mandatos foi vereador e também exerceu cargo de prefeito de Rio Negrinho por duas vezes. Alcides fala sobre ações, projetos e também da enchente que afetou a cidade em 2014, quando ele era prefeito, e como fez para reerguer a cidade contando com apoio dos empresários, comércio local e toda a equipe de trabalho.

Perfil Multi - Como a política entrou na sua vida?

Alcides - Já há muitos anos eu milito política em Rio Negrinho. Mas no início nem pensava em ser candidato. Lembro que, quando tinha o resultado das eleições, eu ligava o rádio e ficava acompanhando, para entender mais de política. Eu fui conduzido pelas mãos do Doutor Romeu, na época. Eu me lembro quando ele passou um mês indo todas as manhãs me convencendo a sair candidato a vereador. Isso na eleição do Doutor Romeu que foi seu segundo mandato, quando o vice era Antônio Zaleski. Eu ainda não queria participar. Ele acabou me convencendo e, assim, entrei para a política pelas mãos do saudoso Doutor Romeu. Tive meu primeiro mandato de vereador. Gostei de fazer um trabalho pela comunidade. Meu primeiro mandato foi de 1993 a 1996 e aí, entrou o Mauro no circuito em 1996 como candidato. Eu vi como é importante a gente poder fazer alguma coisa. Você como cidadão normal, dentro da sociedade, tem as limitações. Não que o político não tenha, mas dentro da política eu vi possibilidades de ajudar. E eu sempre gostei muito do nosso interior. Eu tinha uma ligação muito forte, grau de parentesco com famílias de interior. Fiquei muito feliz, batalhei muito nestes 20 anos, sendo quatro vezes vereador, sempre com a consciência tranquila e sempre acolhendo as pessoas e correndo atrás, ajudando as pessoas, muitas vezes particularmente.

Perfil Multi - Você foi duas vezes prefeito de Rio Negrinho. Como assumiu a primeira vez?

Alcides - Após estes mandatos de vereador que eu tive, em um deles eu estava na condição de vereador, e estava naqueles processos de cassação, brigas política, até quando Mauro foi prefeito, depois o Almir, havendo momentos difíceis na política. E acabou que o Almir renunciou. Eu estava na Câmara e, claro, o vice-prefeito Abel Schroeder assumiu, mas também afastou-se e houve aquela eleição extemporânea. Se não me falha a memória, 10 ou 11 de março, e aí eu, na condição de vereador, mas tinham outros nomes, e nós começamos rapidamente a trabalhar em um nome, já que o Abel estava prestes a também se afastar. Desta forma, acabou o meu nome sendo apontando como candidato. Nós fizemos aquela campanha de uma semana, de cedo à noite as caminhadas nossas. Começamos a visitar todos os bairros, e nós fizemos isso até no sábado, praticamente no limite do horário das eleições. Participamos da eleição que foi muito acirrada, e vencemos. Assumimos no dia 1º de abril, onde houve depois a nossa posse, e fizemos aquele mandato, logicamente rápido, de apenas 20 meses, e procuramos reestruturar da melhor forma possível. E desta forma continuarmos nossa trajetória na política.

Perfil Multi - Em 2012 você saiu novamente candidato a prefeito, sendo eleito com mais de 15 mil votos. Como foi assumir pela segunda vez em um mandato de quatro anos?

Alcides - Quando chegou em 2012, novamente nas discussões de ano eleitoral, e através de pesquisas, meu nome foi apontado para a eleição. E fomos e vencemos a eleição, assumindo em 1º de janeiro de 2013, tendo um mandato completo. Quando assumimos num primeiro momento, tivemos que reestruturar todas as secretarias da melhor maneira, dando condições para que elas pudessem desenvolver o trabalho. Eu que sempre fui muito ligado ao trabalho de portas, atender à população, não fui um prefeito de ficar dentro do gabinete sentado. Muitas vezes saímos e procuramos atender as pessoas na rua. Ficava na parte da manhã no gabinete, após o almoço estava na rua em algum bairro. Todas as sextas-feiras eu ia para o Distrito de Volta Grande dar atenção e ouvir as pessoas de lá. Uma vez por semana ia em cada secretaria. Visitava a estrutura para tentar fazer com que eles pudessem desenvolver o melhor trabalho. Colocava dentro da administração o cidadão, que ele sempre fosse ouvido, mesmo que não desse para resolver o problema dele, mas sempre ele saía com alguma resposta. A tônica da minha administração foi esta: portas abertas, e nas secretarias também. Procuramos fazer uma grande renovação na frota, porque tínhamos uma frota bastante decadente. Fizemos projetos com uma boa equipe, com funcionários dentro da estrutura. Tínhamos um suporte que era o ex-deputado federal Mauro Mariani. Ele, como tinha sido prefeito, tinha um carinho especial pela cidade. Começamos a trabalhar em 2013 com uma expectativa muito grande, buscando colocar a Prefeitura em ordem. Ao final de 2013, conseguimos todas as liberações das negativas. A expectativa de 2014 era a melhor possível, e aí tivemos a grande surpresa desagradável que foi a enchente. E quando as águas baixaram foi uma verdadeira cena de guerra. Era um momento difícil. A arrecadação estava decrescente. Para adequar o orçamento dentro das necessidades, principalmente a questão saúde, tínhamos muitas limitações financeiras, e como fazer para reconstruir uma cidade que foi devastada? Começamos a ir atrás de parceiros, do estado, e recebemos algumas ajudas. Desta forma, tivemos todo um trabalho de reconstruir Rio Negrinho. Aquilo foi uma situação complicada, mas com uma equipe forte, funcionários ligados, todo nosso empresariado, cada um fez sua parte e nós reconstruímos a cidade da melhor maneira possível. E, em 2015, continuamos as buscas e lutamos por obras importantes, principalmente no interior, onde tivemos problemas com as pontes. Estas foram levadas pelas águas, estradas ruins, mas conseguimos fazer. Além de tudo isso, pudemos fazer muitas coisas na área da educação, saúde e sempre atendemos a população. Fechamos 2016 com uma estrutura boa. Problemas todas as administrações têm. Você tem que fazer um grande malabarismo para atender todas as necessidades da população.

 "Eu vi como é importante a gente poder fazer alguma coisa"

 "Nós fizemos aquela campanha de uma semana, de cedo à noite as caminhadas nossas"

 "E quando as águas baixaram foi uma verdadeira cena de guerra"

Nenhum comentário:

Postar um comentário