Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

domingo, 9 de agosto de 2020

Osmair Bail, um rio-negrinhense de raízes

Nota do Blog: Ao final do mês de julho passado, fui convidado pelo Jornal Perfil Multi, sucedâneo do Jornal Perfil, para integrar sua equipe colaboradores, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos de nosso município, com a denominação de "Nossa História". Este convite foi motivo de satisfação e de alegria, pois, já nos anos de 1995 e 1996 fui colaborador da coluna semanal denominada de "GENTE NOSSA" publicada semanalmente neste Jornal PERFIL. Nosso objetivo é de publicarmos neste Blog, todas as publicações da coluna "Nossa História". Apresentamos a seguir a nossa entrevista publicada originalmente no Jornal Perfil Multi (Edição nº 5.332) de 31/07 a 07/08/2020, como apresentação da mencionada coluna.


------------------------------------------------------------------------------------------

Osmair Bail apresentando recortes da coluna Gente Nossa (Crédito: Gabriel Bail Meyer)


Jornal Perfil: Quem é Osmair Bail?

 Osmair Bail: Nasci em de Rio Negrinho, em 22 de maio de 1954, filho de Laurindo e Maria Bail, sou casado desde 1980 com Maria Eliza Junctum e tenho 4 filhas, Elisabeth Maria, Angelica Beatriz, Ana Leticia e Caroline Patricia e um neto, o Gabriel. Estudei o curso primário no “Grupo Escolar Profª Marta Tavares”, o curso ginasial no “Ginásio Cenecista São José” e no “Curso Normal Profº David de Amaral” e o 2º grau no Curso Técnico de Contabilidade, do “Colégio Cenecista São José”. Entre 1970 e meados de 1972 fiz o curso técnico de móveis no Centro de Treinamento da Móveis Cimo.  Concursado trabalhei na Prefeitura de Rio Negrinho desde 1975 e lá me aposentei em 2008, exercendo o cargo de Secretário Municipal de Saúde e de Administração. Fui Vereador entre 1993 e 1996. Atualmente sou corretor de imóveis e despachante imobiliário.

 

Jornal Perfil: Paixão pela história de Rio Negrinho, como começou?

 Osmair Bail: Devo muito o meu gosto pela História ao professor Dr. José Kormann, ainda nos tempos de ginásio.  Os meus primeiros trabalhos de pesquisa histórica deram-se entre 1984/85, quando fui diretor do museu, onde realizei os primeiros contatos com pessoas, os quais a grande maioria já não se encontra entre nós. Quando me aposentei da Prefeitura em 2009, por sugestão do deputado Mauro Mariani, iniciei um trabalho de pesquisa histórica de nosso município, que não se alongou tanto eu desejaria, porém, já tem-se um contorno geral.  Me considero um pesquisador histórico, e tenho como objetivo principal de incentivar, ajudar e fomentar a pesquisa histórica de nossa cidade, no sentido de se apresentar uma história mais completa, que abranja desde os nossos primórdios até os nossos dias. Rio Negrinho se ressente de um material bibliográfico deste porte. Como fruto prático, criei e administro desde outubro de 2009 o blog “Rio Negrinho no Passado”, onde procuro trazer fatos e fotos de nossa história. Também coletei fotos de nossa cidade, onde tenho um acervo digital de aproximadamente 4.500 imagens, muitas em parceria com o amigo Bibi Weick. Atualmente estou reproduzindo os textos de minha autoria publicados na coluna “Gente Nossa”, do Jornal Perfil, no qual fui colaborador entre 1995 e 1996.

 

Jornal Perfil: Como é buscar a história de Rio Negrinho?

Osmair Bail: Rio Negrinho se ressente muito de material bibliográfico sobre sua história. Basta conversamos com bibliotecários, professores, alunos, e mesmos nossos moradores, que não encontram muitos livros sobre a nossa história.  Os existentes tratam somente de aspectos de nossa história. Dentro deste contexto, é importante, que os historiadores e pesquisadores, tratem de trazer a lume, uma visão do conjunto de nossa história, dos nossos primórdios, até nossos dias. Me insiro, dentro deste espírito, dando uma modesta contribuição. Cabe também ao Poder Público dar uma importante contribuição para isto.

Osmair Bail em visita ao Jornal Perfil Multi (Crédito: Pricila Pires da Maia)

Jornal Perfil: Qual sua visão da cidade hoje? Mudou muito, em variados aspectos? Econômico, social, turístico?

 Osmair Bail: Infelizmente nossa cidade ainda não conseguiu superar todos os efeitos da crise mundial que se instalou a partir de 2008. Nossa população de 42.000 regrediu para 37.000 habitantes em 2010. Pessoas migraram para outras cidades em busca de emprego. Hoje, temos novamente pouco mais de 42.000 habitantes. Torcemos por Rio Negrinho, para que empresários e Poder Público se unam e busquem os mecanismos para uma maior diversificação de nossa indústria, prestadores de serviços e incentive as atividades dos serviços de turismo.

 

Fale sobre a sua coluna que escrevia e como ela era e agora seu retorno no jornal?

Osmair Bail: Em 1995, a convite do Diretor do Jornal Perfil João Paulo Ferreira, iniciei uma coluna denominada de Gente Nossa, que teve como objetivo de apresentar a vida de pessoas de nossa comunidade, que por anos a fio prestaram serviços a nossa cidade e nunca e tiveram uma palavra de reconhecimento público. Durante 2 anos fizemos este trabalho, que em boa parte encontra-se reproduzido no Blog Rio Negrinho no Passado. Estou alegre e satisfeito, 25 anos depois, ser convidado pelo Jornal Perfil, para apresentar novamente aos nossos conterrâneos, através de uma coluna semanal, aspectos de nossa história. Obrigado.

 

Mensagem:

Osmair BailNasci, vivi e brigo por esta cidade. Todos nós devemos ter sonhos e objetivos na vida. Para mim, um deles é a realização deste trabalho da pesquisa e da busca de nossa história. Estou procurando fazer uma pequena parcela, mas com alegria vejo que além do meu trabalho, outros historiadores e pesquisadores estão trabalhando neste sentido. Não somos concorrentes e sim trabalhamos num objetivo comum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário