Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sábado, 19 de maio de 2018

QUEM FOI O PROFESSOR HUMBERTO HERMES HOFFMANN?


Nota do Blog: O BLOG RIO NEGRINHO NO PASSADO está publicando três textos sobre os professores Ricardo Hoffmann, Freya Hoffmann Wettengel e Humberto Hermes Hoffmann, pai e dois filhos, que estão ligados aos primórdios do ensino escolar de Rio Negrinho, nos meados da década de 1920. O ineditismo encontrado é que os três professores são homenageados com a denominação de escolas públicas, em três municípios diferentes: Professor Ricardo Hoffmann em Rio Negrinho, Professora Freya Hoffmann Wettengel em Concórdia e Professor Humberto Hermes Hoffmann em Nova Veneza.

O terceiro texto é sobre o Professor Humberto Hermes Hoffmann. A cidade de Nova Veneza-SC homenageia o Professor Humberto Hermes Hoffmann com a denominação de uma importante escola estadual, situada no Bairro Caravaggio. Mas quem foi Humberto Hermes Hoffmann, mencionado como sendo dentre os primeiros professores a lecionar na antiga escola situada ao lado da futura Igreja Matriz, aqui em Rio Negrinho-SC.


Hermes Hoffmann, filho de Ricardo G. R. Hoffmann e Elza Z. Hoffmamm, nasceu aos 20 dias do mês de julho de 1911, na cidade de Blumenau, estado de Santa Catarina.

Formou-se como complementarista na Escola Complementar de Blumenau em 15 de dezembro de 1927.  Em 2 de junho de 1928 foi nomeado para a 2ª Escola Mista de Rio Negrinho, município de São Bento do Sul.

Professor Humberto Hermes Hoffmann (foto do acervo da Escola)


Em 17 de janeiro de 1930 foi nomeado Diretor do Grupo Escolar Feliciano Pires e da Escola Complementar anexa da cidade de Brusque.

Obteve autorização para assinar-se Humberto Hermes Hoffmann em 1936.

Foi promovido a Inspetor Escolar, com exercício na 11ª Circunscrição Escolar em 1936 e exerceu a mesma função na 4ª Circunscrição com sede em Tubarão em 1939, na 16ª Circunscrição com sede em Orleans em 1940 e na 15ª Circunscrição dos municípios de Urussanga, Orleans, São Joaquim e Jaguaruna em 1941.  Em 1942 foi exonerado a pedido.

Durante o exercício de sua carreira no magistério catarinense, foi elogiado pelo notável desempenho de suas funções, muito tendo contribuído para a educação da juventude de Santa Catarina.

Professor Humberto Hermes Hoffmann (foto do acervo de Yara Maria de Goss)


Em 1963 pelo decreto 592 de 23 de agosto de 1963 a escola foi convertida em Escola Reunidas Professor Humberto Hermes Hoffmann.


Fonte: Arquivo da Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann.


Nota complementar do Blog:

Humberto Hermes Hoffmann faleceu vítima de infarto, com 52 anos de idade, a 22 de julho de 1963, na cidade de Blumenau, onde encontra-se enterrado no Cemitério de Itoupava Seca.

Em segunda núpcias foi casado com Leonida Benjamim Alves Hoffmann, com quem teve como filhos Humberto Hermes, Rogerio Rodrigo, Dejanira Raquel, Dione Rosi, Denise Regina e Dirce Rosalva, e ainda, Ricardo Luiz Hoffmann, filho do primeiro casamento.




HISTÓRICO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA 
PROFESSOR HUMBERTO HERMES HOFFMANN


A 1ª Escola foi construída em 1926, na época a Escola era Municipal, passando a Escola Mista Estadual Nossa Senhora do Carvalho em 1948.  Naquela época a escola contava apenas com as séries iniciais do Ensino Fundamental.

Estandarte com o símbolo da Escola Professor Humberto Hermes Hoffmann (foto extraída do site da Escola)


Em 1963 pelo decreto 592 de 23 de agosto de 1963 a escola foi convertida em Escola Reunidas Professor Humberto Hermes Hoffmann.

Pelo Decreto nº 9.307 de 8 de julho de 1970 passa a se chamar Grupo Escolar Humberto Hermes Hoffmann oferecendo aos alunos o ensino de 5ª a 8ª série, sendo implantado gradativamente nos anos de 1972, 1973, 1974 e 1975.

Em 05 de abril de 1972, já em prédio novo, passa ser denominada Escola Básica Professor Humberto Hermes Hoffmann.


Escola Professor Humberto Hermes Hoffmann (foto extraída do site da Escola)


Em 1998 tem autorização para oferecer o 1º ano do Ensino Médio no período noturno sob a denominação de Colégio Estadual Humberto Hermes Hoffmann.

Escola Professor Humberto Hermes Hoffmann (foto extraída do site da Escola)


Atualmente (19/05/2018) a Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann é dirigida pela professora Silvana Ghellere Milanes, e conta com 45 funcionários, 353 alunos – 151 no período matutino, 111 no período vespertino e 91 no período noturno, 14 salas de aula, 1 sala de vídeo, 1 laboratório de Biologia – Química e Física, 1 laboratório de Informática, 1 biblioteca e uma sala de SAEDE – serviço de atendimento educacional especializado.

Professora Silvana Ghellere Milanez, atual diretora da Escola Professor Humberto Hermes Hoffmann (foto extraída da Rede Social)


Fonte: Arquivo da Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann e da professora Silvana Ghellere Milanez.


(Agradecimento especial pelas fotos e informações a professora SILVANA GHELLERE MILANEZ, atual diretora do EEE Humberto Hermes Hoffmann, de Nova Veneza-SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário