Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

domingo, 13 de maio de 2018

PERSONALIDADES DE NOSSA HISTÓRIA: QUEM FOI O PROFESSOR RICARDO HOFFMANN?


Nota do Blog: O BLOG RIO NEGRINHO NO PASSADO passa a publicar três textos sobre os professores Ricardo Hoffmann, Humberto Hermes Hoffmann e Freya Hoffmann Wettengel, pai e filhos, que estão ligados aos primórdios do ensino escolar de Rio Negrinho, nos meados da década de 1920. O fato inédito encontrado é que estes três professores são homenageados com a denominação de escolas públicas, em três municípios diferentes de SC: Professor Ricardo Hoffmann em Rio Negrinho, Professor Humberto Hermes Hoffmann em Nova Veneza e Professora Freya Hoffmann Wettengel em Concórdia.

O primeiro texto é sobre o Professor Ricardo Hoffmann. Nossa cidade de Rio Negrinho homenageia o Professor Ricardo Hoffmann com a denominação de uma via pública, situada no Bairro Cruzeiro e de uma importante escola municipal, situada no bairro Industrial Norte. Mas quem foi Ricardo Hoffmann, mencionado como sendo um dos primeiros professores a lecionar na antiga escola situada ao lado da futura Igreja Matriz, e, ainda, como sendo o professor do futuro prefeito Paulo Beckert.


Richard Hoffmann ou Ricardo, é filho de Frederico Carlos Roberto e Elisabeth Hoffmann, nascido em 05 de setembro de 1880, no bairro de Lichterfelde, na cidade de Berlim, capital alemã.

Ricardo Hoffmann (foto do acervo de Yara Maria de Goss)


Imigrou para o Brasil em 1903, com 23 anos, em companhia de seu irmão Roberto, com 27 anos, sua irmã Elisabeth, com 25 anos, e sua mãe, também de nome Elisabeth, com 53 anos.

Carteira de imigrante de Ricardo Hoffmann (acervo de Yara Maria de Goss)


Ricardo, já professor, então com 30 anos de idade, casou-se em 01 de outubro de 1910, morador da localidade Warnow, na cidade de Indaial, com Elsa Zeisemer. Elsa, era natural de Indaial, e então contava de 21 anos de idade.

Lecionou posteriormente em Blumenau, e em 1925, transferiu-se para Rio Negrinho, onde foi professor no prédio da Escola Municipal até maio de 1932, situado ao lado da Igreja Católica, quando o tufão a derrubou.

Sua mãe Elisabeth, que morava com ele, em Rio Negrinho, faleceu em 11 de setembro de 1931, com 81 anos de idade, e está sepultada em nossa cidade.

O professor Ricardo Hoffmann atuou em Rio Negrinho na Escola Municipal até a sua estadualização, transformada no então Grupo Escolar Professora Marta Tavares, inaugurada em 17 de setembro de 1933, onde ele não consta na relação de seus professores.

Tem-se notícia que após esta data, provavelmente, foi somente professor de língua alemã no contra turno escolar naquela Escola. 

Não se tem informação de quando tenha retornado à Blumenau, onde continuou o seu magistério.

Em 12 de agosto de 1954, veio a falecer em Blumenau a sua esposa Elsa, onde foi sepultada, e após esta data mudou-se para Concórdia onde foi morar com sua filha professora Freya, onde faleceu em 17 de junho de 1957.

Seu exemplo de professor, deixou o legado do magistério aos seus dois filhos Humberto Hermes e Freya.


(A presente biografia se baseia em dados extraídos do livro “RIO NEGRINHO, que eu conheci”, de autoria do ilustre doutor e professor José Kormann; em dados da “Edição Comemorativa ao 75º Aniversário de São Bento Hoje Serra Alta”, de autoria de Alda Moeller e outros; a quem agradecemos pela gentileza; um agradecimento especial pelas fotos e informações a sra. Yara Maria de Goss, filha da professora Freya Hoffmann Wettengel e neta do professor Ricardo Hoffmann, residente em Curitiba/PR; e, ao amigo Bibi Weick pelas fotos cedidas do seu acervo; atualizado e complementado com informações e fotos do autor do Blog).



HISTÓRICO DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA
 PROFESSOR RICARDO HOFFMANN



A Escola Municipal de Educação Básica Professor Ricardo Hoffmann está localizada no Bairro Industrial Norte, na cidade de Rio Negrinho (SC).

Símbolo da Escola Professor Ricardo Hoffmann (foto do acervo do autor do Blog)


Com a instalação do conjunto habitacional e industrial no bairro Industrial Norte aos meados da década de 1970, uma das necessidades daquela nova comunidade foi a instalação de uma escola.

Escola Professor Ricardo Hoffmann à época da inauguração


A escola foi inaugurada em 27 de março de 1979, na gestão do prefeito Paulo Beckert, com a denominação de Grupo Escolar Municipal Professor Ricardo Hoffmann, através da lei municipal nº 075, de 29 de março de 1979. 

Placa de inauguração da Escola Professor Ricardo Hoffmann (foto do acervo do autor do Blog)


O então prefeito municipal Paulo Beckert escolheu esta denominação por ter sido ex-aluno do professor Ricardo Hoffmann, ainda na década de 1930.

Prefeito Paulo Beckert


A nova escola contou inicialmente com 100 alunos, de 1ª a 4ª séries, distribuídos em 2 turnos e 4 professores.

Em 1990, através da Portaria nº 094, de 14/03/1990, passou a oferecer o ensino aos alunos de 5ª a 8ª séries, passando a denominar-se de Escola Básica Professor Ricardo Hoffmann.

Em 1999, com a criação no mesmo bairro da Escola Municipal Professor Pedro Henrique Berkembrock, a Escola Básica Professor Ricardo Hoffmann gradativamente passou a atender somente aos alunos de 5ª a 8ª séries.  Nesta mesma época foi criada a associação de pais e professores, através do líder comunitário Alcides Veiga, hoje de saudosa memória.

A primeira diretora da escola foi a professora Joana Alves Pereira, entre o período de 1980 a 1982. 

Professora Joana Alves Pereira (foto do acervo do autor do Blog)


Seguiram-se na direção desta escola: Professor Agostinho Odisi, Professora Ivone Pilz, Professora Ana Lucia Alexandroni Linzmeyer, Professora Dulcineia Cristofolini Krainz, Professora Silvane Solange de Castilho, Professora Mirian Vieira Kindermann, Professor Luciano Alves, Professora Cristina Lichtblau, Professora Dione Maria Fleischmann, Professora Dirlene Terezinha Klaus, Professor Sergio Schelbauer, Professora Cecilia Eloir Schroeder, Professora Romy Schneider Schoeffel, e Professora Evelise Pscheidt. 

Atualmente a direção da Escola é realizada pelo Professor Jorge André Pscheidt.

Professor Jorge André Pscheidt (foto do acervo do autor do Blog)


Atual estrutura física da Escola (12/05/2018): 08 salas de aula, 01 biblioteca, 01 laboratório de ciências, 01 sala de informática, 01 sala de atendimentos a alunos especiais, 01 sala de artes, 01 ginásio de esportes coberto e demais dependências.

Escola Professor Ricardo Hoffmann (foto extraída da internet)


Recursos humanos: Professor Jorge André Pscheidt, que conta com o apoio de 01 Secretário, 01 Especialista, 24 Professores das áreas especificas, 01 Professora AEE, 01 Professor da Banda, 02 Merendeiras e 02 Auxiliares. Grêmio Estudantil Monteiro Lobato e Práticas alternativas: (Aulas de música e Banda). Atende atualmente a 362 alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais.


(Agradecimento especial pelas fotos e informações ao professor Jorge André Pscheidt, atual diretor da EMEB Professor Ricardo Hoffmann, de Rio Negrinho-SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário