Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

quarta-feira, 16 de maio de 2018

PERSONALIDADES DE NOSSA HISTÓRIA: QUEM FOI A PROFESSORA FREYA HOFFMANN WETTENGEL?


Nota do Blog: O BLOG RIO NEGRINHO NO PASSADO está publicando três textos sobre os professores Ricardo Hoffmann, Freya Hoffmann Wettengel e Humberto Hermes Hoffmann, pai e dois filhos, que estão ligados aos primórdios do ensino escolar de Rio Negrinho, nos meados da década de 1920. O ineditismo encontrado é que os três professores são homenageados com a denominação de escolas públicas, em três municípios diferentes: Professor Ricardo Hoffmann em Rio Negrinho, Professora Freya Hoffmann Wettengel em Concórdia e Professor Humberto Hermes Hoffmann em Nova Veneza.

O segundo texto é sobre a Professora Freya Hoffmann Wettengel. O município de Concórdia-SC homenageia a Professora Freya Hoffmann Wettengel com a denominação de uma importante escola estadual, situada no Distrito de Presidente Kennedy. Mas quem foi Freya Hoffmann Wettengel, mencionada como sendo dentre os primeiros professores a lecionar na antiga escola situada ao lado da futura Igreja Matriz, e uma das primeiras professoras do futuro Grupo Escolar Marta Tavares, aqui em Rio Negrinho-SC.


A Professora Freya Hoffmann Wettengel nasceu em 1 de outubro de 1913 na cidade de Indaial, SC. Cursou o seu primário na Escola Estadual de Warnow, no município de Indaial e fez seu curso complementar no Grupo Escolar “Luís Delfino” na cidade de Blumenau.

Com apenas 15 anos de idade, e após um estágio de 3 meses, iniciou sua vida de apostolado, ingressando no Magistério Público Estadual, a 17 de abril de 1929, na escola desdobrada Isolada de Rio Negrinho.

Em setembro de 1933, foi nomeada adjunta do Grupo Escolar “Marta Tavares” de Rio Negrinho. Foi nesta época, que seguindo a sugestão do então Diretor do Departamento de Educação, Sr. Luiz Sanches Bezerra da Trindade, matriculou-se na Escola Normal em Florianópolis.

Freya Hoffmann Wettengel (foto do acervo de Yara Maria de Goss)


Após brilhantes estudos recebia seu Diploma de professora Normalista em 1937. Em 1938, ingressava como professora Normalista, desta vez no Grupo Escolar “Paulo Zimermamm” na cidade de Rio do Sul.

No curso Normal Regional anexo ao mesmo Grupo Escolar lecionou matemática, pedagogia, psicologia, didática e desenho. No mesmo ano 1938 foi nomeada “Chefe Bandeirante” pelo centro dos escoteiros do Paraná e Santa Catarina, sediada em Curitiba.

Em junho de 1969, como chefe, levou os Bandeirantes sob sua chefia, para tomar parte da concentração de todos os escoteiros do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

Em 1942, pediu sua remoção para o grupo Escolar “Deodoro” da cidade de Concórdia, onde lecionou por cinco anos no curso Primário e no curso Complementar, lecionando Matemática e Francês no Curso Regional.

Em dezembro de 1943, foi nomeada Diretora do grupo Escolar “Gustavo Richard” da cidade de Campos Novos.

A 07 de fevereiro de 1947, foi removida, a pedido, para a direção do Grupo Escolar “Deodoro de Concórdia”. Nesta mesma data assumiu a direção do Curso Normal Regional “Adolfo Melo” anexo ao mesmo grupo escolar. 

Em 1958, após 29 anos e 4 meses de efetivo exercício no magistério, recebeu sua bem merecida aposentadoria.

Freya Hoffmann Wettengel (foto do acervo da EEF Freya H. Wettengel)


Mas acostumada a amar e querer bem as criança, não pode Dona Freya, ficar longe das mesmas, e assim após um instante apelo do Sr. Prefeito Municipal Domingo Marechal de Lima, aceitou o cargo de Diretora  do Ensino Municipal, cargo este  desempenhou.

Em 22 de Abril de 1967 foi designada Patrona da Escola de Presidente Kennedy, pelo Sr. Luciano Demarchi Inspetor Regional de Educação.


Nota Complementar do Blog: A professora Freya Hanelore Xeres Hoffmann casou-se em Rio Negrinho-SC, em 02 de janeiro de 1932, com André Francisco Wettengel, com que teve dois filhos Nereu André e Yara Maria. Faleceu em 06 de maio de 1984, em Concórdia, onde encontra-se enterrada.



(Agradecimento especial pelas fotos e informações a: sra. Yara Maria de Goss, filha da professora Freya Hoffmann Wettengel e neta do professor Ricardo Hoffmann, residente em Curitiba/PR; a direção da EEB Freya Hoffmann Wettengel, de Concórdia-SC)



HISTÓRICO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA
FREYA HOFFMANN WETTENGEL
 

A Escola de Ensino Fundamental Freya Hoffmann Wettengel está localizada no Distrito de Presidente Kennedy, no município de Concórdia (SC), e foi criada como outras tantas a partir de uma necessidade da comunidade.


Símbolo da EEF Freya Hoffmann Wettengel (imagem extraída do sita da Escola)


Os alunos são oriundos da zona rural, filhos de agricultores da região, e que utilizam o transporte escolar, como meio de transporte, entre a suas residências e a escola.

Imagem da Escola Freya H. Wettengel em 1967 (foto do acervo da Escola)

Ela começou a funcionar onde hoje continua sediada a partir de 1967. O terreno da atual escola foi adquirido pela prefeitura Municipal de Concórdia e doada pelo governo do Estado de Santa Catarina se responsabilizou para a construção da mesma.

A área total do terreno que pertence a escola é de 10.000 m². Sua data de construção: 25/08/1967.

Imagem atual Escola Freya H. Wettengel (foto extraída do site da Escola)

  
Hoje a Escola de Ensino Fundamental Freya Hoffmann Wettengel possui três pavimentos paralelos construídos, perfazendo um total de 697m² de área construída. Uma quadra sem cobertura e um ginásio de esportes inaugurado em março de 2005.

A Escola Ensino Fundamental Freya Hoffmann Wettengel, código 759000477160, situada na Sede do Distrito de Presidente Kennedy, município de Concórdia, estado de Santa Catarina, integra a Rede Estadual de Ensino. O grupo Escolar Professora Freya Hoffmann Wettengel foi criado pelo Decreto SE N. º 5804 de 25.08.67. Pelo decreto n. º. 10.314 /SE de 08.02.67 passou a compor a Escola Básica Freya Hoffmann Wettengel. O Ginásio Normal Freya Hoffmann Wettengel foi criado pelo decreto n.º 7.579/SE de 27.12.68, no Distrito de Presidente Kennedy, município de Concórdia.

Imagem atual Escola Freya H. Wettengel (foto extraída do site da Escola)


Junto a Escola de Ensino Fundamental Freya Hoffmann Wettengel funciona o pré-escolar Recanto Florido, cuja a entidade mantenedora é a Prefeitura Municipal  de Concórdia que tem a disposição uma professora.


Nota do Blog: O histórico da Professora Freya Hoffmann Wettengel e da Escola que a homenageia foram extraídos do site da mencionada escola, a quem agradecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário