Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

segunda-feira, 27 de julho de 2015

VISTA DO BAIRRO BELA VISTA AO FINAL DA DÉCADA DE 1960 !

Nota do Blog: As fotografias tem por objetivo retratar um determinado momento, ao qual servirá futuramente para ajudar a conhecer diversos outros fatores, entre outros, como, usos e costumes, e o crescimento de uma determinada região, neste caso o Bairro Bela Vista. O presente texto foi redigido com base nas informações de Arlete Dums, a quem agradecemos pela gentileza, complementado com informações do autor do Blog.

Desfile cívico de 07/09/1969 de alunos da Escola Estadual Aurora Siqueira Jablonski (Foto: Acervo de Arlete Dums) 

Desfile cívico de um grupo de alunos da Escola Estadual Aurora Siqueira Jablonski no dia 7 de Setembro de 1969, à Rua Pref. Hugo Fischer, defronte aquela unidade escolar. Vê-se aos fundos a Rua José Maria Cardoso da Veiga, uma casa de madeira situada na esquina, pertencente ao Sr. Alfredo Ruda, e última casa no morro pertence atualmente a Profª Dirlene Klaus. (Arlete Muehlbauer, a direita da bandeira do Pelotão de Saúde). Puxando o pelotão de alunos: Luiz Carlos Ferraz (Luizinho) e Glaci Berti (in memorian) representando D.Pedro I e Princesa Izabel, e como orientadora a professora Laurildes Postiglione.
Nota-se, que o Bairro Bela Vista, na região da Escola "Aurora" experimentou um grande crescimento somente a partir a partir da década de 1980, quando a família Hantschel começou a efetuar a venda de lotes, a partir da regularização do loteamento. As ruas Hugo Fischer e José Maria Cardoso da Veiga, importantes elos de ligação entre os bairros Bela Vista e Ceramarte ainda eram inexistentes, ou meros "carreiros".

Atual Escola Municipal Aurora Siqueira Jablonski (Foto: Acervo do autor do Blog)
Como lembrança, a Escola Reunida Professora Aurora Siqueira Jablonski, atualmente denominada ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSORA AURORA SIQUEIRA JABLONSKI, localizada no bairro Bela Vista, foi criado em 1965, e teve como sua primeira Diretora a Professora Mirian Muhlbauer. Como forma de homenagear a sua memória, a então Escola Estadual Reunidas, situada no Bairro Bela Vista passa a ser chamada oficialmente de "Aurora Siqueira Jablonski", pelo Decreto NSE 5.947 de 13 de outubro de 1967, que foi publicado no Diário Oficial do dia 26 de maio de 1970. Um dia antes, 25 de maio de 1970, é publicado o Decreto NSE 9.094 que transformou a Escola Reunidas em Grupo Escolar Aurora Siqueira Jablonski. Atualmente esta unidade escolar é municipalizada com a denominação de Escola Municipal de Educação Básica Professora Aurora Siqueira Jablonski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário