Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

terça-feira, 29 de setembro de 2015

VIAS PÚBLICAS DE NOSSA CIDADE: QUEM FOI LUIZ GRAFF ?

Nota do Blog: Nossa cidade de Rio Negrinho homenageia Luiz Carlos Graff ou simplesmente Luiz Graff, lavrador, que durante mais de 20 anos prestou serviços a nossa cidade, com a denominação de uma importante via pública, situada no Bairro Vila Nova. O presente texto foi redigido com base nas informações de Elza Graff Detroz, uma das filhas de Luiz Graff, moradora do Bairro Vila Nova, em nossa cidade, e ainda com base nas informações dos registros civis de Luiz Graff e Filomena Wilbert Reinert (Graff).

Foto da família de Luiz Graff, em 1945, onde se vê, a partir da esq. (sentados): Filomena (esposa), Hugo Graff, Elza Graff e Luiz Graff; em pé: Aqulino, Amélia, Pedro Reinert, Antonio Reinert, Hilda e José Reinert (foto: acervo de Elza Graff Detroz)

Luiz Carlos Graff ou simplesmente Luiz Graff, é natural de Gaspar - SC, nascido em 02 de setembro de 1889, é filho de Augusto Graff e Sofia Werner. 
Depois de uma rápida passagem pela localidade de Lageado, no vizinho município de Rio Negro - Pr, Luiz Graff, se estabeleceu em Rio Negrinho, por volta de 1937, na atual rua Carlos Speicher, no alto bairro Vila Nova. Com uma grande prole para sustentar, Luiz Graff exerceu várias atividades, foi lavrador, vendedor de leite, de vacas de sua criação, distribuído as amigos e vizinhos. Com auxílio dos filhos e principalmente de sua esposa era também vendido queijo e manteiga, ao então incipiente comércio local.
Foi casado no religioso em primeiras núpcias com Matilde Schork, e mais tarde casou-se com Filomena Wilbert Reinert. Ao todo Luiz Graff teve 13 filhos. Faleceu em 24 de novembro de 1957. A esposa Filomena que era natural de Luiz Alves - SC, teve 7 filhos, faleceu ao 80 anos, em 25 de março de 1981. O casal encontra-se enterrado no Cemitério Municipal de Rio Negrinho.

Juca Detroz e sua mãe Elza Graff Detroz, respectivamente neto e filha de Luiz Graff (foto: acervo do autor do Blog)

Como homenagem a municipalidade denominou, pela Lei nº 27, de 04 de maio de 1961, então uma pequena via pública, no alto da Vila Nova, ao final de rua Carlos Speicher, como rua Luiz Graff. Mais tarde, esta via foi interligada com a Rodovia Br-280. Posteriormente esta rua assumiu grande importancia como via de válvula de escape das grandes enchentes, a partir de 1992, na cidade de Rio Negrinho. Atualmente ela é um elo de ligação entre a região da Vila Nova com a região central da cidade, desviando a grande movimentação da Rodovia Br-280.

Nenhum comentário:

Postar um comentário