Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

domingo, 8 de março de 2015

UM OLHAR SOBRE RIO NEGRINHO! (52)

Nota do Blog: A presente coluna “Um Olhar Sobre Rio Negrinho” é de autoria dos Professores Celso Crispim Carvalho e Mariana Carvalho, a quem agradecemos. Ela foi escrita para ser publicada durantes as festas natalinas de dezembro de 2014, porisso a intempestiva mensagem natalina.

O Que Se Foi e o Que Ficou! (III)

Considerações iniciais. (Texto de Celso). Tantos anos se passaram desde que aqui chegaram os primeiros imigrantes europeus, com a difícil missão de colonizar a terra, até nossos dias. Durante este tempo, muita coisa se fez e muita coisa se desfez. Mas, no cômputo geral, podemos afirmar que Rio Negrinho deu um belo salto do passado para o futuro. Há algumas décadas nem se poderia imaginar que nosso município estaria ligado por asfalto para os quatro cantos do país; nem se poderia pensar que todo mundo não mais iria ao cinema porque dentro das suas casas haveria um (TV). Ninguém nem desconfiaria que seria possível, em pouco tempo, deslocar-se confortavelmente até o norte do país. Como imaginar que poder-se-ia falar com alguém que mora no outro lado do mundo de dentro da sua própria casa? E como imaginar que para ir à escola não seria mais necessário caminhar pelas estradas (transporte veicular)? Antigamente havia, de certa maneira, engarrafamento de carroças dos colonos (foto 1) que vinham para a cidade para vender seus produtos da roça, hoje temos engarrafamentos de veículos motorizados (foto 2)! Ah! quem poderia imaginar que num futuro próximo os “cavalos” estariam dentro do carro? – refiro-me aos cavalos (força) dos carros, estamos bem entendidos?- Em todos os setores da vida humana, Rio Negrinho progrediu e virou uma cidade muito boa para morar, com, praticamente, todos os confortos oferecidos pela tecnologia. Já temos descrito, sobre as dificuldades para viajar nos tempos das carroças que levavam várias semanas para ir à Joinville e voltar. Uma viagem à praia era uma grande aventura, e quem ia, quando voltava, ficava o resto do ano “garganteando” e contando causos da sua aventura. Hoje, qualquer ser vivente pega seu carro, desanda morro abaixo e em menos de duas horas está lá em Barra Velha (Nossa! Como tem gente de Rio Negrinho em Barra Velha, pois até foi dado o nome de Rio Negrinho para uma das ruas daquela cidade praiana!). No entanto, aqui, em nossa cidade, muitas coisas boas e bonitas foram extintas, por razões plausíveis ou não. Veremos hoje algumas que ficaram ou foram modificadas. 

ENGARRAFAMENTO DE CARROÇAS NO CENTRO DA CIDADE – AO FINAL DA DÉCADA DE 30. Naquele tempo, nos finais de semana, eram tantas as carroças que vinham abastecidas com produtos da roça que ficava difícil circular pela rua central. O substantivo “carroça” quer dizer carro da roça, aqueles que os cavalos vão na frente puxando!
ENGARRAFAMENTO DE CARROS NO CENTRO DA CIDADE – 2014. Hoje, são tantos os veículos motorizados circulando pela mesma rua que fica difícil atravessá-la a não ser pelas faixas de segurança. Hoje, os cavalos vão dentro do motor do carro e, em certas ocasiões, os cavalos também vão sentados atrás do volante – como tem “cabra” inapto ao volante! Alguns deles, se fossem dirigir em São Paulo, matariam ou morreriam na primeira esquina! 
CASA CONSERVADA AO LADO DA EMPRESA “MÁQUINAS LAMPE”. Antes, esta casa era residência, hoje, abriga uma lanchonete. Nota do Blog: a imagem da residência de propriedade da família Lampe, foi construída por Carlos Lampe, ancestral desta tradicional família.
RESIDÊNCIA DA FAMÍLIA NEIDERT - 2014. Esta, na Rua Dom Pio de Freitas, continua como era. Aqui funcionava o Comércio Neidert que vendia de tudo, desde alimentos até tecidos para fazer roupas. Ao lado desta casa havia um galpão onde funcionava, nas décadas de 50 até 80, uma serralheria também da mesma família. Naquele galpão foi encenado o primeiro teatro em Rio Negrinho. Quando obtivermos fotos do referido galpão, publicaremos.
RESIDÊNCIA DOS MURARA. Sita na esquina da Rua São Bernardo, esta casa permanece tal qual foi construída. Nela também funcionou, durante muitos anos, o comércio dos Murara. Hoje, ali, moram membros da família. Dela falaremos em outra edição! Nota do Blog: a imagem da residência de propriedade da família Murara, foi construída por Urbano Murara, ancestral desta tradicional família.
CASA DAS NAÇÕES – CASA DO TURISMO. Esta, graças a Deus, continua de pé! Seria um crime derrubá-la para, no lugar dela, construir-se outra coisa! Também dela falaremos em outra edição!  Nota do Blog: a imagem da residência que foi de propriedade da família Olsen e mais tarde Trouche, foi construída por Luiz Bernardo Olsen, ancestral desta tradicional família.
ESTA, AINDA BEM CONSERVADA. Sita na esquina das ruas Otília Virmond Olsen com a Dom Pio de Freitas, nela, por durante muito tempo funcionou o escritório da Fábrica de papel da Volta Grande.
SANTO E ABENÇOADO NATAL: FESTA DO MENINO JESUS.

CONSIDERAÇÕES FINAIS. Não poderíamos encerrar esta edição sem deixar uma mensagem de Natal para nossos queridos leitores! Imagine que no dia do seu aniversário, sua família fizesse uma festa de arromba, com luzes, enfeites, doces, churrascada, música, muitos convidados e com tudo o que tem direito uma grande festa.
Durante a festa todos voltam a atenção para um personagem principal, que é venerado, adorado e assediado por todos que conferem-lhe altas honrarias. Ele é o centro das atenções e é a pessoa mais importante da festa. 
Está pensando que esta pessoa é você? Enganou-se redondamente! Você, o verdadeiro dono da festa, deveria ser o centro das atenções porque o aniversário é seu, mas não é assim que as coisas acontecem. Você foi esquecido chaveado lá dentro do seu quarto e quase ninguém lembra o seu nome mas, sim, daquele intruso, que não é o aniversariante e está sendo muito badalado na festa.
Estranho, não? É isso mesmo que acontece com a Festa do Nascimento do Menino Jesus! No lugar Dele, em quase todos os lugares, nas praças, nas casas, nas ruas, nas cabeças das pessoas e, por incrível que pareça, até em algumas igrejas o dono da festa é Papai Noel. Jesus é lembrado por poucos! 
O Verdadeiro Dono da festa é colocado de lado! Nesse mundo de negócios o Natal Cristão está cada vez mais sendo substituído pelo natal comercial, em outras palavras, troca-se o Cristão pelo pagão. Lembremos que Natal é somente a comemoração do Nascimento de Jesus, portanto, Seu aniversário!  O resto foi inventado pela indústria e pelo comércio com a finalidade do lucro.
Esta data oferece-nos oportunidade de olharmos para dentro da nossa alma e lá do fundo resgatarmos coisas esmorecidas como o amor, a caridade, o perdão, a benevolência, a solidariedade e tantos e tantos outros valores que o mundo moderno insiste em sufocar. Não cometa você esta injustiça! Desejamos a todos um Santo e Abençoado Natal! Faça festa, mas com Jesus Cristo no centro!
Por hoje é só! Obrigado! Um grande abraço de Celso e outro de Mariana! Fique com Mamãe e Papai do Céu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário