Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

quarta-feira, 4 de março de 2015

UM OLHAR SOBRE RIO NEGRINHO! (49)

Nota do Blog: A presente coluna “Um Olhar Sobre Rio Negrinho”, de autoria dos Professores Celso Crispim Carvalho e Mariana Carvalho, foi publicada originalmente em 05/12/2014, no "Jornal do Povo" de Rio Negrinho, a quem agradecemos.

O PASSADO QUE SE FOI!

CONSIDERAÇÕES INICIAIS. Rio Negrinho evoluiu. Muita coisa melhorou, mas muitas que deveriam ser preservadas não o foram. Nesta evolução, as mudanças trouxeram maior conforto aos seus munícipes, como ruas asfaltadas, abertura de novas ruas facilitando acessos mais rápidos entre bairros, em quase todos os bairros construíram-se novas escolas, postos de saúde, ginásios de esporte, igrejas, lojas, linhas de ônibus circulares operam e tornam a locomoção das pessoas mais confortável e rápida.
Quase todas as famílias possuem telefone fixo ou celular, o corpo de bombeiros e muitas outras entidades de serviço público oferecem seus préstimos, mercados e farmácias multiplicaram-se, indústrias espalharam-se por todos os cantos, com isso e muito mais.
Rio Negrinho tornou-se uma cidade moderna  e usufrui da maioria dos avanços existentes nas grandes metrópoles. Porém, muita coisa bonita deixou de existir. No lazer, teatros, parques, circos, os bons bailes no Salão Lampe e no Salão da Sociedade dos Cantores desapareceram e o futebol de campo rareou com o aparecimento da TV, o cinema fechou também devido à disseminação da TV. 
Tomar banho e nadar nos rios da cidade nem pensar devido à poluição das águas. Assim, o lazer dos rionegrinhenses ficou restrito às poucas ofertas além dos programas de televisão. Então, quanto ao lazer, Rio Negrinho andou para trás. Mas hoje, nos atearemos à conservação do Patrimônio Histórico de nossa cidade que aos poucos vai sendo engolido pelo progresso. São várias as construções que desapareceram, consumidas pelo fogo, transformadas ou demolidas, mas que deveriam ser conservadas com reformas, tombamento e outros procedimentos que nos proporcionariam o enlace com o passado e a preservação da identidade cultural dos nossos pioneiros.
Mostraremos algumas construções que poderiam ainda estar lá onde foram feitas e do jeito que foram feitas.
FACHADA DA MÓVEIS CIMO. Apesar da falência, custava preservar pelo menos sua fachada para que o povo deste município admirasse parte da empresa que alimentou milhares de pessoas e que, por muito tempo, foi a maior fábrica de móveis da América Latina? Seria, sem dúvida, o maior símbolo de Rio Negrinho! 
AVENIDA DOS IMIGRANTES. Hoje o lugar está assim. A única edificação que lembra a grande fábrica de móveis é a sua chaminé. 
PRÉDIO DA INTENDÊNCIA MUNICIPAL, 1935 - MAIS TARDE VIROU PREFEITURA E, POR FIM, FÓRUM. Este prédio foi parcialmente destruído pelo fogo, mas facilmente poderia ter sido restaurado, tombado e virado patrimônio histórico, o que seria um bem a mais para nossa cidade.
PRAÇA DO AVIÃO – 2014. Hoje, a Praça do Avião seria bem mais bonita com a presença do antigo prédio da Prefeitura.
CINE RIO NEGRINHO. Construído no final da década de 40, funcionou por muitos anos oferecendo bons filmes ao público. Fechou por falta de público depois que a TV entrou nos lares, então, imperou a comodidade de ver filmes no sofá dentro de casa e sem pagar ingresso.
ATUALMENTE (2014) LOJAS SALFER NO LUGAR DO CINE.
FINAL DA RUA JORGE ZÍPPERER, PRÓXIMO À VIA FÉRREA. Compare esta fotografia, tirada no início da década de 70, de cima dos andaimes da torre da Igreja Matriz, com a seguinte em 2014. Nenhuma das casas antigas ficou de pé.
O MESMO TRECHO DA RUA JORGE ZÍPPERER, 2014. 

PROCISSÃO PASSANDO NA PONTE SOBRE O RIO NEGRINHO NO CENTRO DA CIDADE EM 1938. Que sonho se esta ponte fosse conservada ou reconstruída tal como era e uma nova construída ao lado dela para acompanhar a mudança dos tempos, tal como aconteceu em Florianópolis com a Ponte Hercílio Luz que foi preservada e está sendo toda restaurada.
PONTE DA MATRIZ, HOJE (2014). 

CONSIDERAÇÕES FINAIS. Rio Negrinho não tem o costume cultural de preservar construções históricas através de tombamento, enquanto que em São Bento do Sul há pelo menos quarenta prédios e monumentos tombados, restaurados e conservados. Mesmo assim, é muito bom morar aqui e cada cidadão deve fazer com que sua residência, praças e monumentos fiquem sempre bonitos e bem conservados.
Por hoje é só! Obrigado! Um grande abraço de Celso e outro de Mariana! Fique com Mamãe e Papai do Céu!

Um comentário:

  1. Tempos bons. porém não podemos deixar de apoiar o desenvolvimento e modernização do nosso ambiente. Admitamos que Rio Negrinho esta linda e com um povo maravilhoso

    ResponderExcluir