Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sábado, 9 de agosto de 2014

PRÉDIOS PÚBLICOS DE NOSSA CIDADE: QUEM FOI AURORA SIQUEIRA JABLONSKI ?

Professora Aurora Siqueira Jablonski (Foto: acervo do autor do Blog)
Nota do Blog: Nossa cidade de Rio Negrinho homenageia Aurora Siqueira Jablonski, de origem paranaense, que durante mais de 10 anos prestou serviços ao magistério, com a denominação de uma das mais importantes escola de nossa cidade, situada no bairro Bela Vista. O presente texto foi fornecido pelo Arquivo Municipal de Rio Negrinho, a quem agradecemos pela gentileza, complementado com informações do autor do Blog.

Nasceu em Guarapuava-Pr, em 13 de dezembro de 1916, filha de Marcelino Ferreira dos Santos e Maria Joaquina Siqueira, tinha mais um irmão que se chamava Brasilio Siqueira Ribas.
Estudou no Colégio Santos Anjos de Porto União da Vitória Pr. Sendo sempre uma aluna exemplar, cujo o nome sempre estava inscrito em "Quadro de Honra".
Casou-se no dia 28 de dezembro de 1940 em Três Barras, na Igreja São João Batista, com Rodolfo Jablonski. Desse enlace matrimonial teve 04 filhos: Osmar Nei Jablonski, Maria Aparecida Jablonski, João Alexandre Jablonski e Marco Aurelio Jablonski.
Iniciou sua carreira de Professora em Guarapuava. Trabalhou muitos anos em Três Barras como professora, no Grupo Escolar General Osório. Vindo para Rio Negrinho, no ano de 1950 e trabalhou no Grupo Escolar Marta Tavares até o ano de 1960. Foi uma professora muito querida por todos, e muito exemplar e de muita responsabilidade. Veio a falecer no dia 15 de setembro de 1960, com 44 anos de idade, ano em que completaria 25 anos de carreira profissional. AURORA SIQUEIRA JABLONSKI, um orgulho de mãe, um orgulho como professora.
Escola Municipal Professora Aurora Siqueira Jablonski (Foto: acervo do autor do Blog)
Como forma de homenagear a sua memória, a então Escola Estadual Reunidas, situada no Bairro Bela Vista passa a ser chamada oficialmente de "Aurora Siqueira Jablonski", pelo Decreto NSE 5.947 de 13 de outubro de 1967, que foi publicado no Diário Oficial do dia 26 de maio de 1970. Um dia antes, 25 de maio de 1970, é publicado o Decreto NSE 9.094 que transformou a Escola Reunidas em Grupo Escolar Aurora Siqueira Jablonski. Atualmente esta unidade escolar é municipalizada com a denominação de Escola Municipal de Educação Básica Professora Aurora Siqueira Jablonski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário