Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

PRÉDIOS PÚBLICOS DE NOSSA CIDADE: QUEM FOI CARLOS LAMPE ?

Carlos Lampe (esq.), sua esposa Ema e seus filhos Oswaldo, Bráulio e Alcides. Somente anos mais tarde nasceu o filho caçula, Milton (Foto: extraído do livro "A Trilha", vol. I, pág. 64)

Nota do Blog: Nossa cidade de Rio Negrinho homenageia Carlos Lampe, de origem são-bentense, que durante mais de 45 anos prestou serviços em nossa cidade, no pioneirismo da indústria metal mecânica em Rio Negrinho, com a denominação do Museu Municipal, situada no centro da cidade, no Casarão Zipperer. A presente biografia tem por base o texto do livro “A TRILHA” (Volume I, 2007, págs. 64 a 66), de autoria do consultor e professor Marcos Alberto von Bahtem, o texto fornecido pelo Arquivo Municipal de Rio Negrinho, e o site das empresas Fábrica de Máquinas Lampe Ltda. e M. Lampe e Cia. Ltda. - MELA, a quem agradecemos pela gentileza, complementado com informações do autor do Blog.


Carlos Lampe nasceu em 08 de janeiro de 1900, em São Bento do Sul, filho de Roberto Lampe, natural da Alemanha e Berta Zimm Lampe, natural da Áustria. Casou-se com Emma Greipel Lampe, nascida em 11 de outubro de 1902, filha de Vitor Greipel e Lina Rudnik Greipel, falecida em 02 de outubro de 1969, com quase 67 anos. Carlos e Emma tiveram quatro filhos: Alcides, Osvaldo, Bráulio e Milton. Faleceu em 16 de dezembro de 1971.

Máquinas Lampe em 1928 (Foto: acervo do site "Máquinas Lampe de Rio Negrinho")

Carlos Lampe iniciou suas atividades com uma serraria de madeira no interior de Rio Negrinho, numa região que pertence ao distrito de Volta Grande. O local era aproximadamente onde hoje se encontra a CVG – Cia. Volta Grande.
Naquela época, as estradas eram caminhos que só permitiam o transporte de madeira com carroças. Anos mais tarde, Carlos Lampe e Ignácio Kohlbeck, que possuía uma ferraria em Rio Negrinho, resolveram trocar as suas propriedades. Isso aconteceu ao redor em 1928 com vantagem recíproca. Como Carlos Lampe era de profissão mecânico, a empresa iniciou suas atividades em 1928, tendo como atividade inicial, a fabricação de carroças e implementos agrícolas, tipo foices, enxadas, machados, descascador de arroz, milho entre outros, nominada Oficina Mecânica Carlos Lampe.


Máquinas Lampe em 1928 (Foto: acervo do site "Máquinas Lampe de Rio Negrinho")

Durante a Segunda Guerra Mundial, devido ao racionamento de combustível, imposto pelo governo, a empresa especializou-se na fabricação de gasogênio para veículos e caminhões. Equipamento este que retirava o gás da madeira e carvão usando-o como combustível.
Na década de 50, paralelamente a linha de implementos agrícolas, guinchos e gasogênio, a empresa iniciava a fabricação de uma linha de máquinas para madeira, tais como: desempenadeiras, furadeiras e o primeiro torno copiador semi-automático para madeira no Brasil, com o qual se consolida no mercado até hoje.
Sua indústria passou a ser conhecida em outras regiões e para tanto, em 1949, contratado pela Cia de Terras Norte do Paraná para fornecer e dar assistência aos guinchos que efetuavam na época a destoca. Pela passagem por Apucarana – PR. Empolgado pelo desenvolvimento que já se fazia ver na região, motivou seu filho Osvaldo Lampe instalar uma oficina, que inicialmente prestava serviços de locomóveis e máquinas em geral. 
Em 1951, é fundada a MELA Metalúrgica Lampe Ltda na Cidade de Apucarana, sob o comando dos filhos mais velhos Alcides e Osvaldo. 
Na década de 50, paralelamente a linha de implementos agrícolas, guinchos e gasogênio, a empresa iniciava a fabricação de uma linha de máquinas para madeira, tais como: desempenadeiras, furadeiras e o primeiro torno copiador semi-automático para madeira no Brasil, com o qual se consolida no mercado até hoje.
Em 1958, passa a denominar-se “Carlos Lampe & Filhos Ltda.”, entrando na sociedade seus quatro filhos, Alcides, Osvaldo, Bráulio e Milton. 
Em 1973, a empresa passa-se denominar “Fabrica de Máquinas Lampe Ltda. Em Agosto de 1991, é criada a Lampe Comércio e Representações Ltda., no intuito de facilitar a comercialização de maquinários que as indústrias moveleiras necessitavam e que não faziam parte da produção da empresa. Trabalhando com máquinas novas e usadas, representação e distribuição. 
A Lampe Equipamentos Industriais Ltda. foi fundada em 20 de agosto de 2000, tendo como ramo principal à fabricação de equipamentos para movimentação e armazenagem de matéria prima do setor moveleiro.



Máquinas Lampe atualmente (Foto: acervo do site "Máquinas Lampe de Rio Negrinho")


Seguindo a tradição familiar, hoje estão no comando a 3ª geração da família de Carlos Lampe, tanto em Rio Negrinho, como na região de Apucarana e Arapongas.
Carlos Lampe teve sua participação comunitária como um dos fundadores e presidente da Associação Hospitalar de Rio Negrinho, hoje Fundação. Na sua gestão trouxe os primeiros médicos para atuar em Rio Negrinho. Contribuiu no desenvolvimento educacional trazendo o CENEG – Centro Educacional Nacional de Educandários Gratuitos, órgão coordenador do ensino secundário hoje Colégio Cenecista São José.
Em 1880, o Lions Clube de Rio Negrinho doou ao município, o acervo de Geologia e, a comunidade colaborou, doando o acervo de antiguidades. O Museu foi instalado na Casa que foi de Carlos Lampe, situada na rua Pedro Simões de Oliveira, ao lado da Fábrica de Máquinas Lampe, que foi cedida à Prefeitura pelo sistema de Comodato. O Museu recebeu o nome de Carlos Lampe, numa homenagem ao pioneiro da Indústria Metal Mecânica em Rio Negrinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário