Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sábado, 8 de março de 2014

Professor Arnaldo: seu trabalho pelo escotismo em Rio Negrinho não foi em vão!

Professor Arnaldo de Almeida Oliveira e sua esposa Olanda, com seus filhos Hélio, Luiz, Humberto, Zeca, Lourdes e Luiza, nos preparativos da comemoração cívica de 07 de setembro, pelos idos de 1970/71 (Foto: acervo da família)
Filhos do Professor Arnaldo de Almeida Oliveira: Hélio, Luiz, Humberto, Zeca, Lourdes e Luiza, nos preparativos da comemoração cívica de 07 de setembro, pelos idos de 1970/71 (Foto: acervo da família)
Jaime Junkes (esq.) um dos fundadores do Grupo Escoteiro Arnaldo A. Oliveira e seus atuais dirigentes (Foto: acervo do G.E. Arnaldo A. Oliveira)
Atividades do Grupo Escoteiro Arnaldo A. Oliveira em frente a Prefeitura Municipal de Rio Negrinho (Foto: acervo do G.E. Arnaldo A. Oliveira)
Atividades do Grupo Escoteiro Arnaldo A. Oliveira em frente a Prefeitura Municipal de Rio Negrinho (Foto: acervo do G.E. Arnaldo A. Oliveira)
Imagem do Grupo Escoteiro Arnaldo A. Oliveira em frente a antiga sede da Prefeitura Municipal de Rio Negrinho (Foto: acervo do G.E. Arnaldo A. Oliveira)

O que é o Escotismo?

Definição
O escotismo é um movimento que surgiu na Inglaterra no ano de 1910 e foi criado por Baden-Powell. Este movimento surgiu com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos dos jovens e desenvolver princípios morais, cívicos e organizacionais.
O escotismo não possui associação com grupos políticos ou religiosos. Está espalhado por diversos países do mundo, inclusive Brasil. É regulamentado por uma lei geral que é seguida por todos escoteiros.

Divisão e atuação 
Os escoteiros costumam fazer reuniões uma vez por semana. Ao ingressar num grupo de escoteiros, os jovens são divididos em grupos, de acordo com a faixa etária: lobinhos (dos 7 aos 11 anos), escoteiros (11 aos 15 anos), sênior (dos 15 aos 18 anos) e pioneiros (18 aos 24 anos).

Importância 

Os escoteiros adquirem vários conhecimentos importantes para a vida e desenvolvem muitas habilidades. Aprendem a conviver em grupo, ajudar ao próximo com boas ações, sobreviver em situações adversas, etc.

Curiosidades:

- O primeiro grupo de escoteiros brasileiros foi fundado em 1910, na cidade do Rio de Janeiro e se chamava Centro de Boys Scouts.
- O Dia Mundial do Escoteiro é comemorado anualmente em 23 de Abril.


Escotismo em Rio Negrinho

Em meados de 1989, membros do grupo escoteiro Desbravador de São Bento do Sul, procuraram a prefeitura de Rio Negrinho para propor ao então prefeito Guido Rückl e seu vice, Professor José Kormann, a criação de um grupo escoteiro no município. Professor Kormann procurou Jaime Junkes, que aceitou o desafio de fundar um Grupo de Escoteiros na cidade. Sendo assim, em 04/11/1989, sete jovens e dois escotistas fizeram as primeiras promessas do Grupo Escoteiro Arnaldo de Almeida Oliveira (GEAAO).
O nome do Grupo Escoteiro é uma homenagem ao professor Arnaldo de Almeira Oliveira, fundador do Grupo Escoteiro Caio Viana Martins, primeiro grupo de Rio Negrinho. O lenço leva as cores da bandeira do município: Verde: propriedades rurais; Cinza: paz, trabalho, prosperidade, amizade e pureza; Azul: justiça e beleza. O logotipo exibe a Flor de Liz, representando o escotismo e a Maria Fumaça e Chaminé da CIMO, símbolos oficiais da cidade.  Na enchente que assolou Rio Negrinho em 1992, o Grupo Escoteiro perdeu quase todo seu patrimônio; ocorreu um acidente com o caminhão que transportava o material do Grupo Escoteiro para um acampamento. Em 2001, por falta de adultos para chefia e diretoria do Grupo Escoteiro, foram encerradas as atividades, mas quatro anos houve o retorno. No dia 16/07/2005, na Câmara de Vereadores, com a presença de lobinhos, escoteiros, seniores, chefes, diretores, pais e do Grupo Escoteiro Desbravador, o G.E. Arnaldo de Almeida Oliveira foi reaberto sendo que desde então foram registradas participações em atividades a nível local, distrital, regional e nacional. 
Em vários momentos na história de Rio Negrinho se tem lembranças do escotismo, a exemplo do Professor Valmir Vidal Senna, na década de 1960, e ainda, na década de 1970, pelas mãos dos irmãos Angelo e Edmundo Teifke. (Texto: extraído parcialmente das informações do site da Câmara de Vereadores de Rio Negrinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário