Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sexta-feira, 7 de março de 2014

Lembranças de uma comemoração de infância!

(Foto: acervo de Reinate Zipperer e Murilo José Zipperer da Silva)



Oh! que saudades que eu tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueira
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!



(Texto atualizado em 10/03/2014)

Com os primeiros versos da famosa poesia "Meus oitos anos", de Casimiro de Abreu, no seu famoso livro de poemas "As primaveras" (1859), serve bem para ilustrar a singeleza, a simplicidade e a candura espelhada na imagem acima. A foto trás imagem, por volta de 1954, de crianças, reunidas numa singela comemoração natalícia de uma delas, Ivone Pereira, realizada na casa de sua tia Margarida Meyer (Nina), em Rio Negrinho, à rua Jorge Zipperer, que confinava aos fundos com sua casa à rua Luiz Scholz, na qual participaram parentes e colegas, à exemplo da Cecilia Baum, que era sua vizinha de cerca. Para registro daquela festividade as crianças foram deslocadas até o estúdio fotográfico Weick, situado à rua Senador Nereu Ramos, e foi tirada a foto acima, em plena rua, defronte ao automóvel da comerciante Margarida Meyer (Nina), vizinha e tia da aniversariante. Vemos a partir da esq., os irmãos Carin e Romeu José Metz (atualmente moradores em Curitiba), a seguir os irmãos Celso Linke (morador na praia de Enseada) e Álida Linke (moradora em Rio Negrinho), logo após, a menina mais alta é Cecilia Baum (moradora em Curitiba), a sua frente Reinate Zipperer (moradora em Itajaí), seguida da aniversariante Ivone Pereira Lampe (moradora em Balneário Camboriú), Sirse Ferreira de Lima e por fim Sueli Linke Conde (moradora em Niterói).
A título de curiosidade, pesquisando no google, informa-se que Romeu José Metz, natural de Rio Negrinho (02/09/1948), foi goleiro, nos clubes: Colorado - Pr (1973), São Paulo - SP, Operário - MS (1974), Iguaçú de União da Vitória - PR (1975 e 1977), Figueirense - SC (1976), Coritiba - Pr (1977 e 1978). (Texto: com base em dados e informações de Reinate Zipperer, Sueli Linke Conde, Waldir Thieme, Otilia Kerne e do site do Paraná Clube)

Romeu - "A muralha Colorada" em 1972, referindo-se ao goleiro Romeu José Metz. (foto: extraída do site do Paraná Clube)
Atualização do texto: O meu amigo Murilo José da Silva me mandou as seguintes informações pelo facebook, hoje 08/03/2014, após a edição do texto: "Osmair, esse jogo em que o Colorado veio jogar aqui, foi contra o Ipiranga, no Estádio Luiz Bernardo Olsen, e o jogo foi 1 a 1, o gol do Ipiranga foi marcado pelo Lércio Virmond, e o goleiro do colorado era o Célio, me recordo bem, até tenho recorte de jornal comigo (1973), esse jogo comemorativo foi pela conquista do tri-campeonato da Taça Miner, famosa na época e hoje está no Museu Municipal."

Nenhum comentário:

Postar um comentário