Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Imagens das moradias dos imigrantes de SBS, levadas por Jorge Zipperer, em sua viagem à Bohêmia, em 1938!




"Em 1938, Jorge Zipperer viajou à terra dos ancestrais da família Zipperer, na Boêmia. Chegou, inclusive, a fazer uma palestra em Neuern com o título “A Emigração dos Boêmios para o Brasil e suas causas”. Em seu discurso, Jorge abordou temas como os motivos que levaram os boêmios a imigrarem, a aquisição de terras no Brasil, e o retorno de Josef Rohbacher à Boêmia para trazer novos imigrantes".
"Também relatou episódios como a primeira morte em São Bento, a primeira escola, a primeira compra e o primeiro crime. Em suas anotações para o discurso, constam ainda tópicos sobre plantação e colheita, cobras venenosas, relâmpagos, ataques indígenas, luz elétrica, e outros". 
As imagens acima, segundo Elvira Schiessl da Silva, atualmente com 92 anos, moradora de Rio Negrinho, sobrinha de Jorge Zipperer, são de moradias de imigrantes de São Bento do Sul, que foram levadas por Jorge Zipperer em sua viagem à Bohêmia, para mostrar as condições de vida dos mesmos.  Se observarmos as fotos com maior amplitude nota-se que em frente de todas as moradias há as famílias postadas, todas em trajes de gala. É sinal que as imagens não foram tiradas por mero acaso.

(Fotos do acervo de Elvira Schiessl da Silva; texto parcialmente extraído da Biografia de Jorge Zipperer, de autoria de Henrique Fendrich, publicado no site "São Bento no Passado" )

Nenhum comentário:

Postar um comentário