Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Personalidades de nossa história: Memória a Willy Jung !


Willy Jung, quadro pintado em 1951, doado pela Móveis Cimo ao Museu Municipal de Rio Negrinho, pintado pelo artista Victor Kursancew (Foto do Pintura pertencente ao Museu Municipal de Rio Negrinho).
Nota: Informações atualizadas em 18/05/2014

Nascido em 10/05/1879 em Leipzig, Saxônia, região da Alemanha, Willy Jung é filho de Otto Theodor e Maria Jung, de religião protestante, chegou ao Brasil, no porto de São Francisco do Sul, em 16 de julho de 1881.

Amigos de infância, Willy Jung e Jorge Zipperer, formaram uma sociedade em setembro de 1912, sob a denominação de “Jung e Cia.”, para a exploração comercial a varejo de secos e molhados, fazendas, armarinhos e ferragens, em São Bento do Sul. Mas para tratar de outros interesses, os sócios resolveram em 1915, vender o estabelecimento comercial a Carlos Zipperer e André Ehrl. 

Estes interesses estavam direcionados a uma serraria a vapor e fábrica de caixas, inaugurada em 25 de março de 1914, instalada num terreno situado na localidade de Salto, município de Rio Negrinho, com 111 alqueires, adquirido de Serapião Ferreira de Lima, em 1913. O maquinário da serraria foi adquirido na Alemanha, junto com um dínamo, com o qual foi iluminado a indústria, a casa comercial e todas as residências dos operários da firma.
Em fevereiro de 1916 a “Jung e Cia.” adquiriu terras na estrada de Lageado (Pr), onde foi construído uma serraria a vapor, mais tarde, em 1926, transferida para a localidade de Bituva, município de Mafra. Como consequência da construção dessa serraria no Lageado e para escoamento da produção através da Estação Férrea, gerou a necessidade da implantação da primeira via urbana de Rio Negrinho, a Estrada Irany. A Estrada Irany deu um grande impulso a Rio Negrinho e beneficiou a população residente no Lageado.
Mais o passo mais importante tomado pela empresa “Jung e Cia.” foi em 24 de junho de 1918 com a aquisição de um terreno de 25 alqueires, divisando com os rios Negrinho e Serrinha e a Estrada Irany, devido a proximidade da Estação da Rede Férrea, a poucos anos inaugurada, para escoamento da produção. Com a aquisição do terreno ainda em 1918 foi transferida a serraria e a fábrica de caixas, e construídas as residências e a casa comercial.
Willy Jung e sua família, em 09 de novembro de 1918, mudou-se de São Bento do Sul para Rio Negrinho e foi em 06 de janeiro de 1919 acometido pela terrível epidemia da “gripe espanhola” que apesar dos esforços do médico Dr. Ernesto Mauricio Arndt, faleceu em 16 de janeiro de 1919, num momento de franca expansão da firma “Jung e Cia.”.
Willy Jung casou-se em São Bento do Sul com Hulda Neubauer (filha de Frederico e Henriqueta Neubauer), em 28/11/1903, e tiveram seis filhos, Alfonso (nascido em 02/07/1902), Alfredo Theodoro (nascido em 13/04/1904), Annita Amália (nascida em 17/11/1908), Theodoro (nascido em 06/09/1910), Lothário (nascido em 09/06/1915) e Elvira (nascida em 08/07/1918).
Alfonso Jung, um dos filhos de Willy, entre 01/05/1937 e 03/01/1938, foi intendente do então Distrito de Rio Negrinho.
Com a morte de Willy Jung, foi dissolvida a empresa, sendo admitido em junho de 1919, André Ehrl, como novo sócio, girando a nova sociedade sob a denominação de “A. Ehrl e Cia.”, sucessora da “Jung e Cia.”.
Em sua memória, a via principal de acesso a cidade de Rio Negrinho, está lembrando a memória Willy Jung, denominada ainda quando Rio Negrinho era Distrito de São Bento do Sul. (Texto redigido parcialmente com base no Livro "Rio Negrinho, que eu conheci", Prof. José Kormann, 1980, TipoWest, págs. 77, 122 a 134)

13 comentários:

  1. Olá, Osmair. Sou pesquisadora e estou pesquisando a vida de Viktor Kursancew, e esta obra foi realmente Viktor Kursancew quem fez, porém, em seu portfólio virtual, no endereço https://docs.google.com/presentation/d/1wnr86IRMWFKx_vM6YEA0vLinL_yTj6OgsugohVJihE4/edit?authkey=CLfYjKEE#slide=id.i481, esta obra seria um retrato de Jorge Zipperer. Irei falar com o pessoal da galeria para averiguar. Onde o sr. confirmou que essa obra seria do sr. Jung? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 21/02/2013

      A imagem da pintura publicada neste Blog é de Willy Jung, com certeza. No site mencionado, das obras do renomado pintor Viktor Kursancew, houve uma inversão, dos nomes das pessoas do nº 74 pelo nº 75. O nº 74 o personagem é Willy Jung e o nº 75 é Jorge Zipperer. Estes dois quadros foram pintados em 1951, por ocasião das comemorações dos 50 anos da extinta indústria Móveis Cimo, dos quais aqueles dois personagens foram os seus fundadores. Esses dois quadros estão expostos no Museu Municipal de Rio Negrinho.

      Excluir
    2. 21/02/2013

      Se vc. interessar, favor de enviar o seu email, através do meu email: osmairbail@gmail.com pois no site que vc. mencionou algumas pinturas são de pessoas aqui de Rio Negrinho, agregando com isso informações ao seu trabalho. Abraço.

      Excluir
  2. Olá Osmair. Ok, obrigada, entrarei em contato com você. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Osmair Bail , esta faltando o momes dos outros filho de Willy Jung era casado com Hulda pois eram em quatro filhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, vc. tem razão, com um pouco de atraso estive fazendo uma pesquisa nos registros do cartório civil de São Bento do Sul e encontrei o registro de 4 filhos. Em breve vou fazer os adendos devidos. Pelo teu sobrenome deduzo que vc. tem um grau de parentesco com Willy Jung. Se vc. tiver outras informações ou dados que enriqueçam este texto, ou mesmo fotos, nos envie. Obrigado pela colaboração. Um abraço.

      Excluir
    2. Desculpa a demora da resposta mas tenho sim algumas fotos de minha Bisavó Hulda .

      Excluir
    3. Boa noite! Fico agradecido se vc. puder digitalizar e me enviar no meu email osmairbail@gmail.com Obrigado!

      Excluir
  4. Boa noite Caro Osmair,
    Muito relevante todas estas informações. Sou pesquisadora da familia de Ferdinand Jung (chegado aqui em 1876). Será que podes me direcionar de que forma encontro mais detalhes? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, não consigo alterar os dados. Meu nome é Cristiane Jung O.S. e o Ferdinand era bisavô de meu pai, Donaldo.
      Meu email é skarbobina@terra.com.br

      Excluir
    2. Desculpe, não consigo alterar os dados. Meu nome é Cristiane Jung O.S. e o Ferdinand era bisavô de meu pai, Donaldo.
      Meu email é skarbobina@terra.com.br

      Excluir
  5. Boa noite Caro Osmair,
    Muito relevante todas estas informações. Sou pesquisadora da familia de Ferdinand Jung (chegado aqui em 1876). Será que podes me direcionar de que forma encontro mais detalhes? Obrigada.

    ResponderExcluir