Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

PERSONALIDADES DE NOSSA HISTÓRIA: KLAUS SCHUMACHER !


Klaus Schumacher, num momento de descontração (foto extraída da internet)
Klaus Schumacher ladeado por servidores e o presidente da ACIRNE Mário Sérgio Bacic,  por ocasião do jantar comemorativo em sua homenagem, promovido pela entidade, em novembro/2009. (foto: site da ACIRNE)
Parque industrial da empresa Ceramarte localizada em Rio Negrinho (foto: site da Ceramarte)
Klaus Schumacher e sua esposa (ao centro), tendo ao redor os servidores da Ceramarte, por ocasião da reinicio das atividades da empresa, logo após a reconstrução do prédio que havia sido consumido num incêndio em 1960 (foto: acervo Leoni e Ernesto Tureck)
Prédio da Ceramarte após o incêndio em 1960 (foto: acervo de Leoni e Ernesto Tureck)
O primeiro prédio no qual a Ceramarte iniciou a suas atividades, em 1956 (Fonte: “A Trilha”, de Marcos A. Bathen, 2007)
Klaus Schumacher é uma daquelas pessoas que são unanimidade em respeito e gratidão em Rio Negrinho. Aliás, não só em Rio Negrinho, em Santa Catarina e no Brasil.
De origem humilde, nascido em 13/11/1925, em Hamburgo, na Alemanha, casou-se em 1952, com Maria Erdmunde, técnica em pintura de cerâmica, imigraram ao Brasil neste mesmo ano, no mês de setembro, junto com sua filha Karin. Desta união tiveram mais 4 filhos: Ursula, Sigfrid, Anke e Klaus Júnior.
Ao se transferirem para o Brasil tiveram uma rápida passagem por Pomerode e a partir de julho de 1954 fundaram em Rio Negrinho a empresa individual Klaus Schumacher, transformada a partir de 02/10/1956 na Ceramarte (cerâmica com arte), que dado a sua importância e desenvolvimento emprestou seu nome ao bairro em seu entorno.
Klaus tinha como suas principais ferramentas o trabalho, criatividade e determinação, que somado ao talento de sua esposa como ceramista, modeladora, desenhista e pintora deu os passos fundamentais na instalação e desenvolvimento da empresa.
Instalado num pequeno galpão a empresa sofreu um rude golpe em 15/09/1960, quando um incêndio consumiu o prédio e reconstruído em 30 dias, por Klaus e seus então 25 colaboradores.
Até 1970 a Ceramarte esteve voltado apenas para o mercado interno na produção de canecos para festivais e bailes de chopes e na fabricação de azulejos e a partir desta data, partiram para a exportação de canecos, garrafas, panelas de cerâmicas, frascos de perfumes, bibelôs e peças decorativas.
Na década de 1990 a Ceramarte atingiu o ápice de sua produção e expansão, chegando a empregar cerca de 1.700 pessoas em 1992. Pelo seu quadro de servidores já passaram mais de 13.000 pessoas.
Em 2006, nos 50 anos da história da Ceramarte, como reconhecimento a municipalidade de Rio Negrinho entregou a Ordem do Mérito Municipal, e, em novembro de 2009, a ACIRNE realizou um jantar em homenagem a Klaus Schumacher, instituindo a partir desta data o "Prêmio Klaus Schumacher".
Além do seu talento industrial Klaus Schumacher teve um papel fundamental na condução e manutenção dos destinos da Associação Hospitalar Rio Negrinho, hoje Fundação Hospitalar Rio Negrinho. Sua dedicação e empenho a esta entidade durante quase 25 anos, foi além de sua dedicação e influência pessoal, mas também no desembolso financeiro de sua empresa na manutenção desinteressada daquela instituição, preservando a saúde da comunidade rionegrinhense. Esta entidade denominou "Klaus Schumacher" o seu Banco de Leite Humano.
Teve também um papel preponderante na criação do Aero Clube de Rio Negrinho.
Com seu espírito arrojado e empreendedor fez uma incursão na montagem de helicópteros. Esta característica de empreendedor se apresentou também em outros capítulos de sua vida, como por exemplo, quando nos anos 80, Klaus Schumacher trouxe dos EUA um kit de antena parabólica com 2 metros de diâmetro. Começou a fazer testes, que culminaram com a instalação em sua fazenda, de uma antena com 8 metros de diâmetro, fabricada por ele, que já foi notícia na imprensa brasileira e internacional, por sua capacidade de captação incomum.
Apesar de desempenhar com competência seu papel de executivo, foi como empreendedor que Klaus exercitava seu talento inato. Estava sempre olhando ao redor, procurando algo que podia ser transformado. Muitas vezes, durante viagens, parava na estrada para recolher, em barrancos, amostras de argila para testar novas misturas de massa cerâmica e queimá-las a diferentes temperaturas, só para ver o resultado.
Foi assim que o empresário Klaus Schumacher, investiu quase 30 anos em pesquisas no desenvolvimento de uma massa cerâmica que agregasse diferenciais únicos. “Para todo ceramista, produzir cerâmica refratária é um sonho. Ë o mesmo que o Everest para os alpinistas”.
Entre tentativas e erros, que Klaus conseguiu desenvolver a cerâmica refratária, um feito de enorme importância, de modo que a Ceramarte, empresa de Rio Negrinho, vem ampliando de forma rápida sua participação no mercado nacional e internacional com a linha de cerâmica refratária de mesa, inédita no mundo, com a marca CERAFLAME.
Infelizmente, no dia 03 de julho de 2011, faleceu em Curitiba, aos 85 anos, este grande benemérito que adotou Rio Negrinho como sua terra e com seu empreendimento. Foi sepultado no Cemitério Parque da Colina, em Rio Negrinho. Geht in frieden, mit Gott zu gehen, Herr Klaus!
(Texto: com base no livro “A Trilha”, de Marcos A. Bathen, 2007, págs. 255 a 260; e, Jornal do Povo - edição de 05/07/2011)

Um comentário:

  1. Ninguem morre para sempre quando fica vivo no coração do seu povo.Que as novas gerações aprendam com o valioso exemplo de Klaus.

    ResponderExcluir