Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sábado, 23 de dezembro de 2017

PERSONAGENS DE NOSSA HISTÓRIA: PADRE THOMAZ GASSER


Nota do Blog: Nossa cidade de Rio Negrinho homenageia o Padre Thomaz Gasser com a denominação de uma escola pública na localidade de Serro Azul, distrito de Volta Grande.


QUEM FOI O PADRE THOMAZ GASSER ?

Nascido na Alemanha, Heinrich Nikolaus Gasser, em 26 de fevereiro de 1906. Segundo o que nos consta, foi soldado pela Alemanha na 1ª Guerra Mundial.  Até a presente data este Blog não tem informações de quando migrou para o Brasil.

Ordenou-se sacerdote já aqui no Brasil, em 21 de janeiro de 1930, pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, adotando um novo nome como Padre Thomaz Gasser.  "A mudança de nome significa assumir uma missão específica, uma função. Deste modo, muitos padres e religiosos passam a assumir um novo nome também quando entram na vida religiosa".


Padre Thomaz com sua charrete e seu inconfundível cachimbo


Assumiu em Rio Negrinho, como padre coadjutor – vigário paroquial – em 12 de dezembro de 1951, onde permaneceu nesta função até 14 de outubro de 1966, quando sofreu um acidente vascular cerebral – AVC.

Durante mais de 15 anos percorreu o nosso interior, evangelizando e atendendo as nossas capelas.

Durante 15 anos, padre Tomaz, percorreu evangelizando as comunidades
do interior de Rio Negrinho


Assim se manifestou o então pároco interino padre José Schmitt, segundo consta no Livro do Tombo da Igreja Matriz Santo Antonio de Rio Negrinho: “14 outubro de 1966 – Rev. Pe. Tomaz Gasser S.C.J. coadjutor desta paróquia, que visita há mais quinze anos as numerosas capelas rurais sofreu um derrame cerebral com paralisia do lado direito. Ás 11,00 horas o Pe. José Schmitt S.C.J. administrou-lhe a Sagrado Unção. Está no Hospital local sob cuidado dos três médicos recebendo os recursos possíveis. Dia e noite é assistido pelos nossos irmãos e alunos da Escola Apostólica São José e visitado amiúde pelos sacerdotes. A partir de 16 de outubro já pode comungar diariamente. Hoje, 17 de outubro, o seu estado se apresenta animador; mas pela noite sentindo-se abatido, com pressão alta e dores no coração. Foi sempre zelosíssimo na cura das almas, visitando mensalmente as mais distantes capelas, administrando os sacramentos e instruindo com muito tino e grande amor os fiéis nas verdades da Religião e na renovação do Concílio Vaticano II.”

Primeira comunhão em 1961 ministrada pelo Padre Thomaz na
comunidade de Colônia Olsen

Do Hospital de Rio Negrinho posteriormente foi transferido para o Hospital Sagrada Família de São Bento do Sul, onde permaneceu internado durante 12 anos, onde veio a falecer em 07 de outubro de 1979, vítima de infarto do miocárdio e trombose cerebral. O seu enterro ocorreu no dia seguinte, com grande concorrência popular, e foi sepultado no Cemitério Municipal de São Bento do Sul.


Escola Municipal Padre Tomaz Gasser, situada na localidade de Serro Azul


Em sua homenagem o então Prefeito Municipal de Rio Negrinho – Guido Ruckl – através da Lei Municipal nº 460, de 09 de outubro de 1991, denominou a Escola Reunida Municipal, criada pela Lei nº 22 de 24 de setembro de 1971, na localidade de Serro Azul, distrito de Volta Grande, como "ESCOLA REUNIDA MUNICIPAL PADRE DR. TOMAS GASSER", atualmente EMEBI PADRE DR. TOMAS GASSER.


Nenhum comentário:

Postar um comentário