Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

domingo, 11 de janeiro de 2015

PERSONALIDADES DE NOSSA HISTÓRIA: QUEM FOI OTTO CARLOS HEINECKE?

Otto Carlos Heinecke, esposa Cristina e sua filha Waltrudis
(Foto: acervo de Heinz Heinecke)
Otto Carlos Heinecke, na localidade de Rio Casa de Pedra
 e a colheita da mandioca destinado a fabricação
de farinha (Foto: acervo de Heinz Heinecke)
Otto Carlos Heinecke, na localidade de Rio Casa de Pedra
 e o moinho destinado a fabricação de farinha de
 mandioca (Foto: acervo de Heinz Heinecke)
Otto Carlos Heinecke e amigos num mutirão, na localidade de Rio Casa de
Pedra, na construção de um galpão (Foto: acervo de Heinz Heinecke)

Nota do Blog: Recentemente este Blog publicou uma matéria sobre a origem da denominação do Bairro Quitandinha, no qual todos os entrevistados apontam para uma singela quitanda destinada a venda de frutas e verduras, situada às margens da Estrada Dona Francisca, no alto do Bairro Quitandinha, construída por Otto Carlos Heinecke, nos idos de 1945. Alemão de nascimento, muitos ainda lembram de sua pessoa em sua moradia às margens da Rod. Br-280, próximo a entrada da empresa Sólida. A seguir escrevemos um pouco sobre a sua história.

Filho de Carlos e Ida Heinecke, Otto Carlos Heinecke nasceu na cidade de Witzenburg, na Alemanha, à 04 de março de 1898. Serviu no exército alemão durante a 1ª Guerra Mundial, imigrando após esta data, rumo ao Brasil, via Uruguai, se estabelecendo em Santa Cruz do Sul (RS) e mais tarde subindo ao estado do Paraná numa temporada em Londrina.
Se estabeleceu em Rio Negrinho por volta de 1932. Residiu na localidade de Rio Casa de Pedra, onde se casou em 03/08/1935, com Cristina Tureck, filha de José Tureck e Bertha Tureck.

Otto Carlos Heinecke e seus filhos Heinz, Waltrudis e Eraldo, num singelo teatro no salão da Quitandinha, pelos idos de 1948 (Foto: acervo de Heinz Heinecke)
Permaneceu naquela localidade até 1945, quando adquiriu às margens da Estrada Dona Francisca um terreno, onde veio a construir uma edificação destinado a um salão de bailes e na sua parte frontal, um anexo, destinado a venda de frutas e verduras e de botequim, uma pequena quitanda. Esta quitandinha, serviu de referencial para ser conhecido aquela região, o atual alto do bairro da Quitandinha.
Heinecke, morou até 1950, no bairro Quitandinha, quando mudou-se para a localidade Santa Rosa, município de Francisco Beltrão (PR), onde ficou por 4 anos, retornando a Rio Negrinho, passando a residir na região central da cidade e mais tarde às margens da atual Rodovia Br-280, onde morou até a sua morte em 17/09/1987.
Neste terreno às margens da Rod. Br-280 edificou sua residência, e ao lado pequenas edificações, uma destinada a fabricação de seus famosos bonecos de barro e a outra destinada a um salão de festas, denominado Sanssouci.
Seus bonecos de barro ficaram famosos e eram vendidos em frente a sua moradia, e em toda região.

Salão Sanssouci, situado ao lado da moradia de Otto Carlos, numa das festas
destinada aos amigos e conhecidos. (Foto: acervo de Heinz Heinecke)
Quanto ao prédio denominado Sanssouci, destinado a pequenas festas, onde reunia amigos e conhecidos, era uma homenagem ao antigo palácio de Verão de Frederico o Grande, Rei da Prússia, em Potsdam, mesmo à saída de Berlim. É frequentemente incluído na lista dos palácios alemães rivais do Château de Versailles (extraído do site Wikipédia).
De espírito alegre, irrequieto e empreendedor, Otto Carlos foi de profissão pintor de paredes, pintor de paisagens e fabricante de bonecos de barro. Esta tradição, de pintor de paredes foi mantida pelo filho Heinz e é seguida pelo neto José Carlos.
A fabricação de bonecos e vasos, até hoje é feita pelo seu filho Heinz, atualmente morador na localidade de Lageado, município de Rio Negro.

Otto Carlos Heinecke com seu vizinho e amigo Afonso Spitzner, numa
das festas no Salão Sanssouci (Foto: acervo de Heinz Heinecke)

Otto teve 4 filhos: Waltrudis, nascida em 1938; Heinz, nascido em 1940, casado com Zilda Wunsch; Eraldo, nascido em 1942 (já falecido); e, Margarida, nascida em 1944 (já falecida).

Heinz Heinecke, seus bonecos de barro e as peripécias nas bicicletas

Waltrudis Heinecke, Heinz Heinecke e sua esposa Zilda Wunch
(Foto: acervo do autor do Blog)
Os três irmãos Heinz, Eraldo e Margarida, filhos de Otto Carlos, se tornaram conhecidos por seguirem a profissão de pintor de paredes de pai.
Heinz e o irmão Eraldo também se tornaram conhecidos pelas peripécias em corridas de bicicletas. Para eles as bicicletas eram um veículo diário de transporte, portanto, acostumados ao seu uso.

Corrida de bicicletas promovida pela Comercial Miner, pelos idos de 1963, com o patrocínio da fábrica de bicicletas Monark (Foto: acervo de Heinz Heinecke)

Lá pelos idos de 1962/1963 a Comercial Miner promoveu disputas ciclísticas. Uma delas de ida e volta entre a cidade de Rio Negrinho até a ponte do rio Preto, na qual Heinz Heinecke ficou colocado em terceiro lugar. E na outra, de ida e volta, entre Rio Negrinho e o trevo de Oxford em São Bento do sul, na qual os irmãos Heinz e Eraldo se colocaram em primeiro e segundo lugar.

Imagem de Eraldo Heinecke em exibição ciclística
(Foto: acervo de Heinz Heinecke)

Heinz com sua irmã Waltrudis atualmente moram no Lageado, num sitio onde foi plantador de tabaco, e atualmente está dedicando um antigo afazer de seu pai, a fabricação artesanal de bonecos, vasos e outros produtos de barro.

Bonecos de barro artesanais de fabricação de Heinz Heinecke
(Foto: acervo do autor do Blog)

Vasos de barro artesanais de fabricação de Heinz Heinecke
(Foto: acervo do autor do Blog)

Casas de passarinhos artesanais de fabricação de Heinz Heinecke
(Foto: acervo do autor do Blog)

2 comentários: