Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Renato Piccinini: inovação na campanha eleitoral a vereador de 1982.

Renato e seu pai Felici Piccinini à rua Martin Zipperer, ao início das visitas eleitorais.  (foto acervo de Doris Piccinini)
Renato e Felici Piccinini numa pausa da campanha em plena rua Senador Nereu Ramos (foto acervo Doris Piccinini)
As primeiras eleições municipais após a extinção da ARENA e do MDB em 1980, foram realizadas em 15/11/1982, com a escolha do novo prefeito e dos novos vereadores, para um mandado de 6 anos. Com as mais variadas estratégias, slogans e meios de propaganda, as eleições municipais se apresentaram em 1982, com 43 candidatos ao legislativo municipal, dos quais 21 pela legenda do PDS e 22 pelo PMDB. Como destaque de inovação propagandística naquelas eleições, o então candidato a vereador Renato Piccinini se apresentou a comunidade desfilando ladeado pelo seu pai Felici Piccinini, num "Fordinho" 1929, no qual acoplou um "outdor", na forma de uma pintura trazendo o seu perfil, com o respectivo número eleitoral. Renato Piccinini que foi radialista em Rio Negrinho, assessor de imprensa da Comissão do Centenário - CENFUR, membro da diretoria da Sociedade Musical e da Sociedade Esportiva Ipiranga, mudou-se após o centenário de Rio Negrinho em 1980 para São Bento do Sul, onde foi por vários anos assessor de imprensa na Prefeitura de São Bento do Sul, não foi eleito nessa eleição, obtendo cerca de 112 votos. Porém, a maneira inovadora de campanha ficou registrada em nossa história. Renato Piccinini veio a falecer em maio de 1994. (Fonte: dados eleitorais do TRE/SC)

Um comentário:

  1. Caro Osmair,

    Quero parabenizá-lo pela excelente publicação postada acima. Para nós, filhos e familiares do Renato, é uma surpresa enorme o carinho e o respeito pelo qual ele ainda é lembrado. Aproveito a oportunidade para parabenizá-lo pelo blog, o qual relembra as grandes histórias dos nossos amigos rio-negrinhenses.

    Abraços.

    Thiago F. Piccinini

    ResponderExcluir