Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Eleições municipais de Rio Negrinho, em 2000

Guido Ruckl (PFL) e Yelva Albuquerque (PPB), candidatos a prefeito e vice em 2000.
Valdemiro Hackbart e Eloí, candidatos a prefeito e vice pelo PT, em 2000
Mauro Mariani e Almir José Kalbusch, candidatos a prefeito e vice, em 2000
Slogan eleitoral utilizado pelo candidato Mauro Mariani sugerindo a sua reeleição, na campanha eleitoral em 2000.
Através da Emenda Constitucional nº 16, de 04/06/1997, aprovada pelo Congresso Nacional, foi estabelecido o instituto da reeleição no ordenamento jurídico-eleitoral brasileiro, admitindo-se a possibilidade do Presidente da República, Governadores e Prefeitos municipais disputarem a reeleição para o mandato seguinte, condicionada as eleições imediatamente subsequente ao primeiro mandato e somente por uma vez. Esta norma foi aplicada pela primeira vez nas eleições de 1998 para presidente da República e para governadores dos Estados, e, posterioremente nas eleições municipais de 2000. 
Nessas eleições de 2000 concorreram, pela reeleição, o então prefeito municipal Mauro Mariani (PMDB), tendo como vice o empresário Almir José Kalbusch, numa coligação entre PMDB/PSDB e PTB. Concorreram ainda ao cargo de prefeito o ex-prefeito Guido Ruckl (PFL), tendo como vice a ex-vereadora Yelva Albuquerque (PPB), numa coligação entre PFL/PPB e concorrendo em chapa única o PT, com Valdemiro Hackbart, tendo como vice Eloí.
A eleição municipal de 2000 se apresentava com alguns aspectos relevantes: 1 - Rio Negrinho esperava uma grande disputa eleitoral, envolvendo o ex-prefeito Dr. Romeu Ferreira de Albuquerque e Mauro Mariani. Dr. Romeu emprestara apoio importante a Mauro Mariani nas eleições de 1996 e acalentava o sonho de retornar a Prefeitura nas eleições de 2000. Infelizmente Dr. Romeu veio a falecer ao início de 2000; 2 - o governo do então prefeito Mauro Mariani detinha um alto índice de aprovação popular, somado ao seu carisma pessoal; 3 - a coligação entre PFL e PPB, sugerida pelas lideranças estaduais, aos dois partidos historicamente rivais a nível municipal, representados Guido Ruckl e Yelva Albuquerque, viúva de Romeu Albuquerque, não foi bem entendida pela população rionegrinhense, azedada por ações judiciais movidos um contra outro, quando no exercício do cargo de prefeito; 4 - o PT, se apresentou com candidatura sem coligação, de um trabalhador e de uma dona de casa, sem um conhecimento maior junto a comunidade; 5 - Mauro Mariani e Guido Ruckl já foram os maiores protagonistas na disputa eleitoral à Prefeitura, nas eleições de 1996.
Como resultado eleitoral se apresentou como prefeito reeleito Mauro Mariani, com 12.997 votos, representando 65,6% dos votos válidos; Guido Ruckl, com 6.261 votos, representando 31,6% dos votos válidos; e, Valdemiro Hackbart, com 541 votos, representando 2,7% dos votos válidos. (Nota do Blog: dados eleitorais extraídos do TRE/SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário