Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Fundação Hospitalar Rio Negrinho, desde 1952 !

O prédio verde (à esq.), situado à rua Jorge Zipperer, abrigou o Hospital antes do seu primeiro prédio próprio (foto da década de 1980) 
Antigo prédio da Fundação Hospitalar, situado à rua Carlos Weber
No último 23 de janeiro de 2012, a Fundação Hospitalar Rio Negrinho completou 60 anos. A iniciativa de construir um hospital para a cidade partiu de um grupo de funcionários da extinta Móveis Cimo S/A e lideranças da comunidade, corria o ano de 1952.

Eugenio Dettmer, gerente da Móveis Cimo e ex-vereador (foto: acervo Solange Etelvino)
O primeiro prédio que abrigou a entidade situava-se no prédio situado à rua Jorge Zipperer, de propriedade de Ricardo Mallon, ao lado do Shoping Ruckl.  Posteriormente, a entidade construiu seu primeiro prédio que abrigou a instituição na rua Carlos Weber, no centro de Rio Negrinho, inaugurado em 1966, que teve a frente como principais lideranças nesta empreitada Eugenio Dettmer (foto), um dos gerentes da Móveis Cimo - Rio Negrinho, líder político e vereador, e do empresário Carlos Lampe.  Para se livrar do risco das grandes enchentes, a exemplo de 1983 e 1992, a Fundação Hospitalar Rio Negrinho construiu um novo prédio, situado à rua Fritz Klostermann, com recursos do Governo Federal, Estadual e Municipal, participação dos empresários e da comunidade local. Teve como principais líderes nesta empreitada os ex-prefeitos Mauro Mariani e Almir José Kalbusch.  Almir José Kalbusch foi o presidente da Comissão Pró-construção do novo prédio, desde a sua fase inicial até o seu término, que foi inaugurado em 2004.

Almir José Kalbusch, empresário, ex-prefeito municipal e presidente da comissão pró-construção do atual prédio da Fundação Hospitalar Rio Negrinho (foto: acervo do autor do blog)
No início se chamava "Sociedade Civil de Assistência Médico Hospitalar", depois passou para "Associação Hospitalar Rio Negrinho" e atualmente "Fundação Hospitalar Rio Negrinho".
O primeiro presidente do Conselho Curador foi Carlos Lampe. Atualmente preside a entidade a fisioterapeuta Maria de Fátima Mendes Afonso e faz a gestão, o administrador hospitalar Carlos Roberto Abreu da Costa. Para o administrador hospitalar, o principal objetivo é fidelizar os usuários, dar continuidade aos trabalhos já existes e ampliar ainda mais a oferta de serviços assistenciais. Com relação a comemoração dos 60 anos de fundação do Hospital na cidade, Roberto informa que serão organizados vários eventos envolvendo toda a comunidade local: crianças, adultos, autoridades e empresários. "Queremos conscientizar todos pela causa do hospital. Nesse sentido contamos com o trabalho voluntário do relações públicas Valderi Aci da Silva e equipe do hospital", disse.
Já a presidente reforçou a importância de mostrar através dos meios de comunicação a trajetória do hospital nesses 60 anos. "Vamos promover uma exposição, visitas ao hospital, enviar matérias às mídias eletrônicas e impressas detalhando todos os acontecimentos. Com isso queremos mostrar o que o hospital tem de bom, mas ao mesmo tempo conscientizar a população e autoridades da necessidade de trabalharmos juntos a fim de oferecer um atendimento cada vez melhor a todos que procuram a Fundação Hospitalar quando enfrentam algum problema de saúde", afirma a presidente.
Como parte dos festejos será divulgada pela imprensa, toda a programação alusiva aos 60 anos do hospital de Rio Negrinho.

GALERIA DE EX-PRESIDENTES
Carlos Lampe (1952 à 1966);  Martin Zipperer (1966 à 1968);  Pe. Theobaldo Blume (1968 à 1969); Helmuth Ilg (1969 à 1970); Clóvis A. Campos Silva (1970 à 1972); Klaus Schumacher (1972 à 1994); Hilton José Dal-Ri (1994 à 1997); Gelásio Onofre de Castilho (1997 a 2001);  Klaus Schumacher Júnior (2001 a 2003); João Paulo Ferreira (2003 a 2007); Eloy Schoeffel (2007 a 2009); e, Maria de Fatima Mendes Afonso – (2009, em exercício). 

Atual prédio da Fundação Hospitalar Rio Negrinho
(Fonte: com base no texto originalmente publicado no Jornal Perfil - 23/01/2012; atualizado pelo autor do blog)

Um comentário: