Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

terça-feira, 20 de março de 2012

Cortejo fúnebre na Rua Barão do Rio Branco, em São Bento do Sul

(Nota do Blog: texto publicado originalmente no site São Bento no Passado/Henrique Fendrich em 15/03/2012)

O prezado parente Osmair Bail, que mantém o blog Rio Negrinho no Passado, postou na comunidade do nosso blog no Facebook a foto que reproduzo logo abaixo. A foto lhe foi cedida em 2010 pela senhora Gertrudes Froehner (Jung), então com 85 anos, e que não sabia do que se tratava, e tampouco havia alguma indicação no verso da fotografia.
Na comunidade, identificamos que o local por onde passa o cortejo é a atual Rua Barão do Rio Branco. A casa em destaque é o velho Zipprasoal, salão de bailes da família Zipperer. Do lado de cá, na esquina com a Rua Felipe Schmidt, ficava a primeira casa de Jorge Zipperer. Seguiam em direção ao Cemitério Municipal, que ficava no mesmo lugar de hoje, onde foi inaugurado em 1900.
É curioso que não estejam transportando o falecido numa carroça. Na verdade, uma carroça fúnebre oficial, destinada exclusivamente a esse serviço, só viria a ser idealizada por Frederico Fendrich em 1935. Até então, é de se supor que nem todos tivessem condição de dispor desse luxo. Estimo a foto para o final dos anos 10, começo dos anos 20.

(Fonte: texto extraído do site São Bento no Passado/Henrique Fendrich; foto do acervo de Gertrudes Froehner Jung)

Nenhum comentário:

Postar um comentário