Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SOS Casarão Olsen !


Imponência, símbolo de poder e de riqueza de outrora.  Eis o que representava o Casarão Olsen (vide fotos iniciais), construído para sua residência por Luiz Bernardo Olsen.  Se por um lado, na década de 1920, a parte baixa da então Vila de Rio Negrinho tinha o Casarão Zipperer, moradia de Jorge Zipperer, como seu símbolo maior, a parte alta da Vila tinha como seu símbolo maior o Casarão Olsen, pertencente a Luiz Bernardo Olsen. Eram as duas forças motoras de Rio Negrinho de então, que podiam ser muito bem representadas por suas moradias. Se por um lado o poder público salvou o Casarão Zipperer com sua aquisição e o transformou na sede do Museu Municipal, o Casarão Olsen está entregue a sua própria sorte. Abandonado, desabitado e depredado paulatinamente, este é sua situação atual (vide fotos finais). S.O.S. - salvem este prédio - este seriam os dizeres numa placa a serem colocados em frente a fachada do Casarão Olsen.  Salvem parte da história de Rio Negrinho. Autoridades e comunidade, urge se abraçar nesta urgente empreitada. (fotos do acervo de Glicia Neidert, José Luimar Meyer e do autor deste blog)

4 comentários:

  1. Lamentavel! Falta cultura ao nosso povo para valorizar tais preciosidades do patrimonio historico.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é muito imponente e bonito. Deve ser preservado.

    ResponderExcluir
  3. Olá, parabéns pelo blog!
    o Casarão Olsen foi adquirido a pouco tempo pela administração pública e abrigará após restauro a casa das nações, se não me engano.
    O projeto de restauro está a cargo da AMUNESC e assim que concluído subsidiará as intervenções necessárias!
    Eloize

    ResponderExcluir
  4. Ainda sobre nosso patrimônio histórico: no mês passado recebemos a notícia de que o projeto de restauro do Casarão Zipperer foi selecionado no Edital de Modernização de Museus!
    Estamos em contato direto com o Ministério da Cultura; encaminhamos toda a documentação solicitada para que sejamos contemplados com essa obra!
    Agora é fazer figa e pensamento positivo!!

    ResponderExcluir