Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sábado, 5 de novembro de 2011

RIO NEGRINHO É SEDE DO PRIMEIRO MOSTEIRO TRAPISTA FEMININO NO BRASIL !

As primeiras Monjas Trapistas a se instalarem em Rio Negrinho (Imagem da Mitra Diocesana de Joinville)

Texto publicado originalmente em 05/11/2011
Atualizado em 06/07/2015


Rio Negrinho desde 20 de janeiro de 2010 foi contemplado com a sede do Mosteiro Nossa Senhora da Boa Vista, que se constitui o primeiro mosteiro trapista feminino no Brasil. As Irmãs Trapistas são oriundas de Quilvo (Chile) que no dia 10 de janeiro de 2010 desembarcaram no Brasil e chegaram no dia 20 de janeiro desse ano em Rio Negrinho para fundar o Mosteiro Nossa Senhora da Boa Vista, a ser instalado na localidade do mesmo nome, numa propriedade distante da cidade cerca de 10 quilômetros da cidade.

Vista do Mosteiro Nossa Senhora da Boa Vista, localidade de Boa Vista em Rio Negrinho (Foto: Epitágoras Costa)
Vista do Mosteiro Nossa Senhora da Boa Vista, localidade de Boa Vista, em Rio Negrinho (Foto: Marcelo Hubel)
Vista do Mosteiro Nossa Senhora da Boa Vista, localidade de Boa Vista, em Rio Negrinho (Foto: Cleide Costa)

Vista da Capela do Mosteiro Nossa Senhora da Boa Vista, localidade de Boa Vista, em Rio Negrinho (Foto: Cleide Costa)

Vista interna do Mosteiro Nossa Senhora da Boa Vista, localidade de Boa Vista, em Rio Negrinho (Foto: Nahor Lopes Jr.)

Vista interna do Mosteiro Nossa Senhora da Boa Vista, localidade de Boa Vista, em Rio Negrinho (Foto: Nahor Lopes Jr.)
Vista do momento de oração no Mosteiro Nossa Senhora da Boa Vista, localidade de Boa Vista em Rio Negrinho (Foto: Epitágoras Costa)

Vista do momento de oração do Mosteiro Nossa Senhora da Boa Vista, localidade de Boa Vista, em Rio Negrinho (Foto: Nahor Lopes Jr.)

Vista interna do Mosteiro Nossa Senhora da Boa Vista, localidade de Boa Vista, em Rio Negrinho (Foto: Epitágoras Costa)

Vista interna das obras do Mosteiro Nossa Senhora da Boa Vista, localidade de Boa Vista, em Rio Negrinho (Foto: Nahor Lopes Jr.)
Inicialmente foram 8 Irmãs entre as quais: 1 italiana, 4 chilenas e 3 brasileiras, tendo por superiora, a Irmã Liliana Schiano Moriello (uma das fundadoras italiana de Quilvo, a Casa Mãe no Chile). A Irmãs foram enviadas pela Casa Mãe do Chile, tendo por sua vez como mãe a Abadia de Vitorchiano, perto da cidade de Viterbo, Itália. Desde 2007 as irmãs estavam interessadas em fundar um Mosteiro de Religiosas Trapistas em solo brasileiro.

A princípio elas alugaram uma casa temporária em nossa cidade de Rio Negrinho, no bairro Bela Vista, onde ficaram instaladas até 2013, quando do termino da primeira parte do Mosteiro que já está construída na propriedade situada na localidade de Boa Vista. Sua fábrica de chocolates é sucesso em toda região do Planalto Norte de SC.

As monjas de Boa Vista vivem hoje a Regra de São Bento, no seu lema de oração e trabalho, enriquecida pela espiritualidade cisterciense do século XII, cujo expoente principal foi São Bernardo de Claraval. A oração tem como centro a Eucaristia diária e sete vezes ao dia a celebração do Oficio divino, cantando em comunidade os salmos da liturgia das horas. A oração pessoal se nutre da lectio divina, ou leitura e meditação da Palavra de Deus, e de momentos silenciosos diante do Santíssimo Sacramento. O trabalho manual é para o sustento da comunidade, que partilha a sorte de todos os operários do mundo, vivendo do trabalho de suas próprias mãos, e, concretamente para Boa Vista, da produção de cartões de saudação, chocolates finos, e cultivo dos terrenos da propriedade.

Os trapistas são monges beneditinos cenobitas, isto é, vivem em comunidade, o que os difere, entre outros, dos monges cartuxos, que são eremitas ou anacoretas, isto é, religiosos de vida solitária. As Irmãs têm por seu carisma, uma autêntica vida monástica: lectio divina, oração, jejum, solidão, silêncio, trabalho e vida fraterna.

A Ordem Trapista (oficialmente, Ordem dos Cistercienses Reformados de Estrita Observância), é uma Ordem dedicada integralmente à contemplação, a partir da reforma da Ordem de Cister no século XII na Franca. O seu nome é devido ao mosteiro cisterciense de Nôtre-Dame de la Trappe (no departamento de Soligny-la-Trape), o primeiro a ser reformado, em 1662, por Armand-Jean Le Bouthillier de Rancé. A ordem cisterciense foi fundada há mais de 9 séculos, no ano de 1098 em Citeaux Franca, dali veio o nome de cistercienses. A palavra Trapistas designa os Cistercienses da Estrita Observância - primeiro mosteiro da reforma do século XVII, que foi a Abadia de La Trappe (Trapa – França). O ramo feminino e o masculino da Ordem dos cistercienses da estrita observância (os trapistas) constituem uma única Ordem. 

No Brasil existe uma só casa masculina da mesma Ordem, a Abadia Nossa Senhora do Novo Mundo, que se encontra em Campo do Tenente (Pr). Os trapistas fazem os três votos religiosos típicos de todas as Ordens e Congregações religiosas católicas: pobreza, castidade e obediência, incluindo mais um, o voto de estabilidade, segundo o qual o monge promete viver no mesmo mosteiro até a morte. 

Geralmente o vocacionado deverá apresentar-se na faixa de idade entre 20 a 35anos. A razão é que para a pessoa muito nova a vida poderia tornar-se mais difícil do que realmente é. 

De outro lado, idade bastante avançada, quando já se está com certa formação concreta dos hábitos, costumes e modo de vida, poderia tornar-se também muito doloroso o recomeçar um ritmo totalmente novo de vida. (fonte de informações da Mitra Diocesana de Joinville e do site da Paróquia Cristo Rei de Rio Negrinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário